Wilander explica por que Sinner é um melhor modelo do que Alcaraz

Foto: Florian Eisele/AELTC

Paris (França) – Após Jannik Sinner se vingar de Carlos Alcaraz com uma atuação impecável na final de Wimbledon, o debate sobre a rivalidade entre o italiano e o espanhol. Em entrevista ao L’Equipe, o sueco Mats Wilander comentou sobre o assunto e explicou por que acredita que o atual número 1 do mundo seja um exemplo melhor para os demais tenistas.

“Ele está liderando o caminho e rapidamente servirá de modelo, porque nem todos conseguem jogar tênis como Alcaraz. Isso requer um talento extremamente raro. Por outro lado, todos podem tentar jogar como Sinner, o que não exige talento excepcional em si, mas dedicação total”, disse o sueco, que ganhou sete títulos de Grand Slam na década de 1980.

Wilander também destaca o estilo de vanguarda do italiano. “Acho que o tênis dele está cinco ou dez anos à frente do que eu imaginava que seria a evolução do jogo. Um pouco como quando, no futebol, pela primeira vez, houve passes rápidos de um toque: a velocidade do jogo foi alterada”, analisou o ex-número 1 do mundo.

“Nunca vi ninguém jogar tênis tão agressivamente quanto Sinner. Não é que ele bata em tudo que se move como um louco, é que ele está sempre tentando pegar a bola cedo.  Algumas pessoas batem com mais força do que ele, mas ninguém chega na bola tão rápido para pegá-la na subida, sem nunca esperar que desça”, complementou Wilander.

Subscribe
Notificar
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leonardo
Leonardo
20 horas atrás

Bom, acho complicado concordar com Willander, porque são talentos diferentes. Podemos usar como referencia Federer e Djokovic, e muitos vão concordar que Federer é mais talentoso, quando na verdade comparando as carreiras, federer tinha golpes mais vistosos, mais plasticos, enquanto Djokovic colocou seu foco na eficiencia em detrimento da plasticidade. Acho que é parecido entre Alcaraz e Sinner. Sinner usa muito menos variação que Alcaraz, mas elevou a eficiencia e a precisão dos seus golpes, mantendo a potencia e velocidade, a um nivel que talvez somente Djokovic no seu auge superava. Alcaraz tem mais variação de jogo, mas não quer dizer que falta eficiencia, afinal Alcaraz tem 5GS, um a mais que sinner com um ano a menos na idade. O modelo a se espelhar? É aquele que seu jogo se adapta melhor…

Última edição 20 horas atrás by Leonardo
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 horas atrás
Responder para  Leonardo

Discordo meu caro. O número de Winners de Federer por partida , demonstra que não era somente plástica. OctaCampeonato em Wimbledon e Pentacampeonato consecutivo no USOPEN, falam por si só. Djokovic com seu Backhand de duas mãos, mostrou ser um defensor mais eficiente. Mesmo assim tomou 94 Winners de Federer , já aos 38 anos , na Final mais longa no All England Club 2019 . Wilander para variar, está se precipitando, pois Carlitos acabou de fazer 22 anos e Sinner faz 24 em 14 de Agosto. Carlos Alcaraz tem muito mais recursos que qualquer outro, para neutralizar o jogo bombástico do jovem Italiano. Aguardemos. Abs !

Leonardo
Leonardo
18 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Veja bem, eu não disse que Djokovic é melhor que Federer nem o contrario. São telentos diferentes. Djokovic era um robot, jogo feio, mas altamente eficiente. Sinner é quase uma versão mais jovem de Djokovic. Federer tinha um jogo com muito mais plasticidade, nunca falei que não era eficiente, afinal são 20GS. Só que Djokovic foi mais. Já o comentario de Alcaraz, concordo, eu disse basicamente o mesmo, hoje Alcaraz é mais efetivo que Sinner com 1GS a mais e quase 2 anos a menos.

Jonas
Jonas
17 horas atrás
Responder para  Leonardo

Mas tem um fator aí, Alcaraz é muito precoce, com 18 anos estava vencendo seu primeiro Slam. Isso ocorreu com o Sinner só aos 23.

Fernando
Fernando
14 horas atrás
Responder para  Jonas

A idade precoce não pode determinar o quanto de slams o tenista ganhará, pois o maior de todos até agora (Djoko) ganhou a maioria após os 25 anos…

Jonas
Jonas
12 horas atrás
Responder para  Fernando

Não discordo, estou dizendo outra coisa. O Sinner ‘empatou’ as coisas muito rápido. De 2024 pra cá venceu 4 Slams e somou semanas no topo.

Marcos RJ
Marcos RJ
18 horas atrás
Responder para  Leonardo

Sinner nao tinha variação no início da carreira, mas isso mudou drasticamente desde que começou a trabalhar com o excelente Darren Cahill. A maior prova dessa versatilidade e variacao de golpes foi a performance nos GrandSlams em 2025: canecos no AO (quadra dura), vice onde teve muito perto de título no saibro, e caneco na grama. Ninguém consegue uma performance desse nível em três superfícies sem uma enorme versatilidade.

Ronildo
Ronildo
19 horas atrás

Comentário primoroso do Mats Vilander.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 horas atrás
Responder para  Ronildo

Discordo, caro Ronildo. É mais um que muda de opinião toda hora. Pra tirar a bolinha da linha de cintura de SInner, precisa de muita mão, e espetacular jogo de pernas. Alcaraz já mostrou isso nas duras . Não vai ser uma simples derrota , que vai apagar o confronto já de 13 partidas entre ambos. Muita calma nesta hora , pois o Italiano somente venceu o primeiro Slam ( AOPEN 2024 ) , no ano que fez 23 anos. Abs !

Jonas
Jonas
17 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sérgio, em uma final de Australian Open ou US Open entre Sinner e Alcaraz. Quem seria o favorito na sua opinião?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
12 horas atrás
Responder para  Jonas

No momento, 55 % a 45 % para o mais experiente. Carlos Alcaraz sabe que precisa melhorar, mas pode levar um dos SLAM , longe de ser Zebra. Abs !

Jonas
Jonas
11 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

De acordo, abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 hora atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Depois você se espinha quando falo de previsões.
O fato de Sinner somente ter vencido o primeiro Slam aos 23 anos quer dizer o que?
Talvez que ele vença 24 como Djokovic ou que Wimbledon tenha sido o último.
Alcaraz venceu bem antes, mas a diferença agora é de apenas um.
O sérvio precisou de 3 anos do primeiro para o segundo. Mas o que importa mesmo é a contagem final.

Ronildo
Ronildo
9 minutos atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Foi muito boa essa vitória do Sinner em Wimbledon. Mais uma derrota certamente aferia sobremaneira sua confiança contra o Alcaraz.

Victório Benatti
Victório Benatti
18 horas atrás

Tenho exatamente a mesma opinião do Wilander.

Jonas
Jonas
17 horas atrás

É um bom ponto, essa antecipação do Sinner realmente chama atenção. Nunca vi alguém jogar antecipando tanto, sendo regular dos dois lados e com uma movimentação excelente. Parece que o Sinner pegou o estilo do Djokovic, com bolas profundas e muita mudança de direção, e deu ainda mais peso de bola. Sinner é uma mistura de Berdych e Djokovic.

Alcaraz está mais para Federer, porém com um peso de bola muito maior e sem tantos buracos como aquela esquerda do suíço.

Eu vejo que ambos estão tentando evoluir ainda mais, natural com essa idade, mas Sinner é uma espécie de substituto do Djokovic, como se em 2024 o sérvio falasse pra ele, tá contigo, fui.

É difícil ele perder para outro tenista que não se chame Alcaraz, porém o Alcaraz pode perder para um pré-aposentado como o Goffin, aconteceu em Miami… Além disso, ainda não vi o espanhol fazer um segundo semestre à altura até hoje. Por isso tem sido tão difícil pra ele liderar o ranking. Em 2023 perdeu o posto para Djokovic e ano passado não chegou próximo do Sinner.

Eu acho essa rivalidade excelente. Depois de tantos anos vendo Federer x Djoko, Djoko x Nadal, Nadal x Federer… ficaria triste vendo a rivalidade (freguesia) Zverev x Fritz. Sinner e Alcaraz são uma benção!

JClaudio
JClaudio
16 horas atrás

Alguns ainda tentam comparar Sinner com Djokovic…
Não tem muito em comum, o sérvio na maior parte da carreira jogou no contra-ataque, usando a agressividade do adversário como arma, diria que seu jogo era baseado na defesa, se necessário trocava bolas “eternamente”, até encontrar uma oportunidade (jogador consistente).
Sinner é o contrário, agressivo, tem um forehand que causa estragos, pega as bolas na subida, a potência do seus golpes faz com que os pontos sejam breves.
Djokovic se adapta ao estilo do adversário durante o jogo, Sinner é sempre Sinner, contra qualquer um.
Sinner é o resultado do “tênis moderno”, um estilo que deve dominar o circuito por algum tempo, até porque, como diz Wilander, é um estilo que depende apenas do trabalho.

Realist
Realist
15 horas atrás
Responder para  JClaudio

Concordo. Há muita diferença entre Sinner e Djokovic. Na verdade , muitos que consideram o Italiano como semelhante ao sérvio, são apenas fãs órfãos de títulos que tentam justificar alguma semelhança entre ambos para escolher torcer oara o cara que é e vai ser extremamente vitorioso. São apenas torcedores viciados em vitórias que enxergam semelhança.

Tone
Tone
1 hora atrás

O Tênis do Sinner é feio, embora seja eficiente. Ver um Alacaraz jogar faz lembrar um pouco o Federer, o jogador que variava os golpes e fazia a beleza do tênis. Só pancada e vitória não é tão legal para quem vê o jogo. O que é superior no Sinner é o seu caráter, a sua conduta na quadra e fora dela

persivaldo
persivaldo
1 hora atrás

Djokovic quem criou esse modelo e estilo de jogo, o que ele simplesmente apenas copiou e esta usando agora.
Djoko dominou o circuito por mais de 10 anos jogando assim ate os adversários começarem a fazer o mesmo.

Eduardo torres
Eduardo torres
30 minutos atrás

Mais Willander foi um ótimo tenista, um vencedor. A análise dele, é boa tanto quanto a Sinner, quanto a Alçaram. É certo que ninguém, no entanto cai querer jogar igual a Alçaram. Ele se expõe demais, e arrica muito a perder o jogo! Mas, é um vencedor e ganha muitos torneios. E ninguém, nunca, vai conseguir jogar no nível de precisão de Sinner, nem unir a precisão com as precisas alternâncias de jogadas se toques curtos e voleios vencedores. Ambos jogadores são ótimos na sua formulação de jogo, por isso são vencedores, e um contra o outro são jogos ótimos de ver, como era Federer contra Nadal.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.