Paris (França) – Após Jannik Sinner se vingar de Carlos Alcaraz com uma atuação impecável na final de Wimbledon, o debate sobre a rivalidade entre o italiano e o espanhol. Em entrevista ao L’Equipe, o sueco Mats Wilander comentou sobre o assunto e explicou por que acredita que o atual número 1 do mundo seja um exemplo melhor para os demais tenistas.
“Ele está liderando o caminho e rapidamente servirá de modelo, porque nem todos conseguem jogar tênis como Alcaraz. Isso requer um talento extremamente raro. Por outro lado, todos podem tentar jogar como Sinner, o que não exige talento excepcional em si, mas dedicação total”, disse o sueco, que ganhou sete títulos de Grand Slam na década de 1980.
Wilander também destaca o estilo de vanguarda do italiano. “Acho que o tênis dele está cinco ou dez anos à frente do que eu imaginava que seria a evolução do jogo. Um pouco como quando, no futebol, pela primeira vez, houve passes rápidos de um toque: a velocidade do jogo foi alterada”, analisou o ex-número 1 do mundo.
“Nunca vi ninguém jogar tênis tão agressivamente quanto Sinner. Não é que ele bata em tudo que se move como um louco, é que ele está sempre tentando pegar a bola cedo. Algumas pessoas batem com mais força do que ele, mas ninguém chega na bola tão rápido para pegá-la na subida, sem nunca esperar que desça”, complementou Wilander.
Bom, acho complicado concordar com Willander, porque são talentos diferentes. Podemos usar como referencia Federer e Djokovic, e muitos vão concordar que Federer é mais talentoso, quando na verdade comparando as carreiras, federer tinha golpes mais vistosos, mais plasticos, enquanto Djokovic colocou seu foco na eficiencia em detrimento da plasticidade. Acho que é parecido entre Alcaraz e Sinner. Sinner usa muito menos variação que Alcaraz, mas elevou a eficiencia e a precisão dos seus golpes, mantendo a potencia e velocidade, a um nivel que talvez somente Djokovic no seu auge superava. Alcaraz tem mais variação de jogo, mas não quer dizer que falta eficiencia, afinal Alcaraz tem 5GS, um a mais que sinner com um ano a menos na idade. O modelo a se espelhar? É aquele que seu jogo se adapta melhor…
Discordo meu caro. O número de Winners de Federer por partida , demonstra que não era somente plástica. OctaCampeonato em Wimbledon e Pentacampeonato consecutivo no USOPEN, falam por si só. Djokovic com seu Backhand de duas mãos, mostrou ser um defensor mais eficiente. Mesmo assim tomou 94 Winners de Federer , já aos 38 anos , na Final mais longa no All England Club 2019 . Wilander para variar, está se precipitando, pois Carlitos acabou de fazer 22 anos e Sinner faz 24 em 14 de Agosto. Carlos Alcaraz tem muito mais recursos que qualquer outro, para neutralizar o jogo bombástico do jovem Italiano. Aguardemos. Abs !
Veja bem, eu não disse que Djokovic é melhor que Federer nem o contrario. São telentos diferentes. Djokovic era um robot, jogo feio, mas altamente eficiente. Sinner é quase uma versão mais jovem de Djokovic. Federer tinha um jogo com muito mais plasticidade, nunca falei que não era eficiente, afinal são 20GS. Só que Djokovic foi mais. Já o comentario de Alcaraz, concordo, eu disse basicamente o mesmo, hoje Alcaraz é mais efetivo que Sinner com 1GS a mais e quase 2 anos a menos.
Mas tem um fator aí, Alcaraz é muito precoce, com 18 anos estava vencendo seu primeiro Slam. Isso ocorreu com o Sinner só aos 23.
A idade precoce não pode determinar o quanto de slams o tenista ganhará, pois o maior de todos até agora (Djoko) ganhou a maioria após os 25 anos…
Não discordo, estou dizendo outra coisa. O Sinner ‘empatou’ as coisas muito rápido. De 2024 pra cá venceu 4 Slams e somou semanas no topo.
Sinner nao tinha variação no início da carreira, mas isso mudou drasticamente desde que começou a trabalhar com o excelente Darren Cahill. A maior prova dessa versatilidade e variacao de golpes foi a performance nos GrandSlams em 2025: canecos no AO (quadra dura), vice onde teve muito perto de título no saibro, e caneco na grama. Ninguém consegue uma performance desse nível em três superfícies sem uma enorme versatilidade.
Comentário primoroso do Mats Vilander.
Discordo, caro Ronildo. É mais um que muda de opinião toda hora. Pra tirar a bolinha da linha de cintura de SInner, precisa de muita mão, e espetacular jogo de pernas. Alcaraz já mostrou isso nas duras . Não vai ser uma simples derrota , que vai apagar o confronto já de 13 partidas entre ambos. Muita calma nesta hora , pois o Italiano somente venceu o primeiro Slam ( AOPEN 2024 ) , no ano que fez 23 anos. Abs !
Sérgio, em uma final de Australian Open ou US Open entre Sinner e Alcaraz. Quem seria o favorito na sua opinião?
No momento, 55 % a 45 % para o mais experiente. Carlos Alcaraz sabe que precisa melhorar, mas pode levar um dos SLAM , longe de ser Zebra. Abs !
De acordo, abs!
Depois você se espinha quando falo de previsões.
O fato de Sinner somente ter vencido o primeiro Slam aos 23 anos quer dizer o que?
Talvez que ele vença 24 como Djokovic ou que Wimbledon tenha sido o último.
Alcaraz venceu bem antes, mas a diferença agora é de apenas um.
O sérvio precisou de 3 anos do primeiro para o segundo. Mas o que importa mesmo é a contagem final.
Foi muito boa essa vitória do Sinner em Wimbledon. Mais uma derrota certamente aferia sobremaneira sua confiança contra o Alcaraz.
Tenho exatamente a mesma opinião do Wilander.
É um bom ponto, essa antecipação do Sinner realmente chama atenção. Nunca vi alguém jogar antecipando tanto, sendo regular dos dois lados e com uma movimentação excelente. Parece que o Sinner pegou o estilo do Djokovic, com bolas profundas e muita mudança de direção, e deu ainda mais peso de bola. Sinner é uma mistura de Berdych e Djokovic.
Alcaraz está mais para Federer, porém com um peso de bola muito maior e sem tantos buracos como aquela esquerda do suíço.
Eu vejo que ambos estão tentando evoluir ainda mais, natural com essa idade, mas Sinner é uma espécie de substituto do Djokovic, como se em 2024 o sérvio falasse pra ele, tá contigo, fui.
É difícil ele perder para outro tenista que não se chame Alcaraz, porém o Alcaraz pode perder para um pré-aposentado como o Goffin, aconteceu em Miami… Além disso, ainda não vi o espanhol fazer um segundo semestre à altura até hoje. Por isso tem sido tão difícil pra ele liderar o ranking. Em 2023 perdeu o posto para Djokovic e ano passado não chegou próximo do Sinner.
Eu acho essa rivalidade excelente. Depois de tantos anos vendo Federer x Djoko, Djoko x Nadal, Nadal x Federer… ficaria triste vendo a rivalidade (freguesia) Zverev x Fritz. Sinner e Alcaraz são uma benção!
Alguns ainda tentam comparar Sinner com Djokovic…
Não tem muito em comum, o sérvio na maior parte da carreira jogou no contra-ataque, usando a agressividade do adversário como arma, diria que seu jogo era baseado na defesa, se necessário trocava bolas “eternamente”, até encontrar uma oportunidade (jogador consistente).
Sinner é o contrário, agressivo, tem um forehand que causa estragos, pega as bolas na subida, a potência do seus golpes faz com que os pontos sejam breves.
Djokovic se adapta ao estilo do adversário durante o jogo, Sinner é sempre Sinner, contra qualquer um.
Sinner é o resultado do “tênis moderno”, um estilo que deve dominar o circuito por algum tempo, até porque, como diz Wilander, é um estilo que depende apenas do trabalho.
Concordo. Há muita diferença entre Sinner e Djokovic. Na verdade , muitos que consideram o Italiano como semelhante ao sérvio, são apenas fãs órfãos de títulos que tentam justificar alguma semelhança entre ambos para escolher torcer oara o cara que é e vai ser extremamente vitorioso. São apenas torcedores viciados em vitórias que enxergam semelhança.
O Tênis do Sinner é feio, embora seja eficiente. Ver um Alacaraz jogar faz lembrar um pouco o Federer, o jogador que variava os golpes e fazia a beleza do tênis. Só pancada e vitória não é tão legal para quem vê o jogo. O que é superior no Sinner é o seu caráter, a sua conduta na quadra e fora dela
Djokovic quem criou esse modelo e estilo de jogo, o que ele simplesmente apenas copiou e esta usando agora.
Djoko dominou o circuito por mais de 10 anos jogando assim ate os adversários começarem a fazer o mesmo.
Mais Willander foi um ótimo tenista, um vencedor. A análise dele, é boa tanto quanto a Sinner, quanto a Alçaram. É certo que ninguém, no entanto cai querer jogar igual a Alçaram. Ele se expõe demais, e arrica muito a perder o jogo! Mas, é um vencedor e ganha muitos torneios. E ninguém, nunca, vai conseguir jogar no nível de precisão de Sinner, nem unir a precisão com as precisas alternâncias de jogadas se toques curtos e voleios vencedores. Ambos jogadores são ótimos na sua formulação de jogo, por isso são vencedores, e um contra o outro são jogos ótimos de ver, como era Federer contra Nadal.