Washington (EUA) – O retorno de Venus Williams ao tênis profissional já conta com uma vitória bastante expressiva. Convidada para a disputa do WTA 500 de Washington, a ex-número 1 do mundo venceu um duelo norte-americano contra Peyton Stearns, 35ª do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h36 de partida nesta terça-feira.
Aos 45 anos, Venus não disputava uma competição oficial desde março do ano passado, em Miami. E sua vitória mais recente havia sido há quase dois anos, agosto de 2023 em Cincinnati, diante da russa Veronika Kudermetova. Ela se torna a jogadora mais velha a vencer um jogo da WTA desde Martina Navratilova em 2004, aos 47 anos. Sua próxima rival será a polonesa Magdalena Frech, 24ª do mundo e cabeça 5 do torneio.
Dispota a ter um bom ritmo de jogo nesta volta ao circuito, Venus também está na chave de duplas em Washington. Na última segunda-feira, ela venceu a estreia ao lado da jovem compatriota Hailey Baptiste. A parceria volta à quadra nesta quarta-feira, pelas quartas de final, contra a também anfitriã Taylor Townsend e a chinesa Shuai Zhang, cabeças 2 do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada por Venus nesta terça-feira, Stearns está com 23 anos e tem como melhor ranking da carreira o 28º lugar. A jovem norte-americana tem 17 vitórias na temporada e seus principais resultados foram no saibro, com destaque para a semifinal do WTA 1000 de Roma e as oitavas em Madri. Suas duas finais no circuito também foram no saibro, com um título em Rabat no ano passado e vice em Bogotá em 2023.
It’s like she never left 😮💨@Venuseswilliams defeats Stearns 6-3, 6-4 to reach the second round in the United States capital.#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/r38pH63jCt
— wta (@WTA) July 23, 2025
Para minimizar a falta de ritmo de jogo, Venus apostou em duas características marcantes de seu jogo, um bom desempeno no saque e um estilo agressivo, buscando encurtar os pontos em poucas trocas de bola. No primeiro set, ela disparou cinco aces e liderou com folga a estatística de winners por 10 a 2. Cada jogadora cometeu 18 erros não-forçados.
O segundo set teve maior alternância no placar, no momento em que Stearns passou a sustentar melhor as trocas do fundo de quadra e equilibrar as ações. Ela chegou a liderar por 3/1, mas Venus reagiu e fez quatro games seguidos para abrir 5/3. Depois, a ex-número 1 teve quatro match-points nas devoluções, mas não conseguia fechar. Sacando para o jogo, precisou de duas novas chances, mas não deixou a vitória escapar. Venus terminou o jogo com 9 aces, fez 19 a 15 nos winners e cometeu 35 erros contra 41.
Impressionante! Uma senhora de 45 anos, há meses sem competir, derrotou a 35a melhor jogadora do mundo!
Há 16 meses sem jogar. E teve match points para fechar em 3 e 3. Ela é mesmo incrível!
Olha,merece parabéns mesmo,imaginei que iria perder fácil,mas eu estava bem errado
Jogou muito
Depois o pessoal fala que o rank é fraco é acha ruim.
Está comprovado que é fraco mesmo. O nível é baixo tirando as top 5.
Djokovic se animou agora kk, só que não.
Parece que alguns tem pesadelo com Djokovic.
Se jogassem hj, será q ganhava de serena?
Realmente o nível da Venus, assim como o de sua geração (Serena, Henin, Hingis, Mauresmo, Clijsters, Sharapova, Capriati, Kuznetsova, etc…) é superior ao atual, o duro é a Venus aguentar 5 partidas em uma semana…
Exato. É possível fazer uma grande partida, mas a recuperação é mais lenta.
Pra melhorar ela bem que poderia abortar essa idéia de jogar duplas. Ou então, só jogar duplas. No mais….,
Parabéns!! Que ótimo!
Venus jogou mttttttttttt, seguiu na linha a tática de acabar rápido os pontos e meu deus, que winners são esses que ela da aos 45 anos e 16 meses sem jogar absurdo, ainda mais a força que ela tem
Muito legal a alegria da Venus com um sorriso contagiante como se ainda fosse uma menina. Quase dois anos sem jogar, com uma carreira vitoriosa com a vida ganha, mas mesmo com 45 anos e doenca auto imune, ainda saca e devolve com categoria, e bate uma bela cruzada na corrida com potencia e precisao. Tomara que ainda fique por ai por mais algum tempo!
Se fosse em Rabat; a Payton não perdia desse jeito para alguém que somente brinca lá no fundo, tipo a Venus… essa se lascou toda, coitada…
Quando o atleta cuida de si, e tem talento, vemos esses tipos de resultados. Venus é uma lenda e nem precisaria desse esforço para alastrar mais ainda os seus feitos. Ademais a “jovem” que foi eliminada do torneio, não deve ser criticada, isso são coisas que acontecem quando se enfrenta os mitos do esporte.
Parabéns Venus! Você merece vencer! Boa sorte no próximo jogo!
Ela é simplesmente linda e maravilhosa, joga muitooooo !!!
Poderiam trazer ela para o WTA de SP, fica a dica