Londres (Inglaterra) – O norte-americano Ben Shelton vai aos poucos se estabelecendo como um dos principais nomes do circuito e já está classificado para as quartas de final de Wimbledon. Atual número 10 do mundo, ele fez valer o favoritismo nesta segunda-feira e derrotou o italiano Lorenzo Sonego de virada, com parciais de 3/6, 6/1, 7/6 (7-1) e 7/5, após 3h05 de embate.
Será a quarta vez que Shelton vai disputar as quartas de final em um Grand Slam, mas a primeira em Wimbledon. Seu melhor resultado nos quatro principais torneios do circuito foram as semifinais alcançadas no US Open de 2023 e no Australian Open de 2025. Ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o italiano Jannik Sinner e o búlgaro Grigor Dimitrov.
Ao se juntar ao compatriota Taylor Fritz nas quartas, Shelton repete a temporada passada, quando dois norte-americanos também chegaram juntos nesta fase. Este é o quinto Slam consecutivo com pelo menos dois tenistas dos Estados Unidos entre os oito melhores.
Primeira dupla de jogadores a se enfrentar em três Grand Slam seguidos desde 1984, quando Jimmy Connors e John McEnroe mediram forças em Roland Garros, Wimbledon e no US Open, Shelton e Sonego travaram o quinto duelo entre eles e pela quarta vez quem triunfou foi o norte-americano. Curiosamente, quatro desses embates foram em Slam, já que também se cruzaram em Paris 2023.
Uma quebra sofrida no quarto game do primeiro set custou caro ao canhoto norte-americano, que até teve duas chances de devolver o break quando Sonego sacou para fechar, mas desperdiçou as duas oportunidades que teve e viu o italiano vencer o terceiro set-point para assim abrir 1 a 0.
O susto ao sair atrás seguiu no começo da segunda parcial, com Shelton salvando dois break-points no terceiro game. Porém, ele respondeu muito bem, anotou duas quebras seguidas e venceu os próximos quatro games para empatar o jogo. A virada começou com a vitória no terceiro set, que foi definido apenas no tiebreak, depois de uma quebra para cada um dos lados.
No quarto set, o equilíbrio se manteve até o final, os dois tenistas chegaram sem quebras até o 5/5, mas então prevaleceu o favoritismo de Shelton, que confirmou o serviço no 11º game e na sequência quebrou o rival para selar a vitória. O norte-americano fechou o jogo com 47 bolas vencedoras contra 29 de Sonego e 41 erros não forçados contra 34 do italiano.
Sinner é muito favorito. Shelton deve perder.