Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Campeã e vice da edição passada do WTA 500 de Abu Dhabi, a cazaque Elena Rybakina e a russa Daria Kasatkina conheceram nesta segunda-feira suas adversárias de estreia no torneio, que abre a série de três semanas no Oriente Médio do circuito. Ambas entram já nas oitavas e terão rivais norte-americanas.
Principal cabeça de chave e número 5 do mundo, Rybakina enfrentará Katie Volynets, 68ª colocada, que venceu a britânica Sonay Kartal com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4. A cazaque venceu o único duelo anterior contra Volynets, válido pela segunda rodada de Roland Garros em 2022.
O quadrante é o mesmo da jovem japonesa Wakana Sonobe, campeã juvenil do Australian Open, que surpreendeu a chinesa Yue Yuan, 55ª do mundo, com as parciais de 6/4 e 6/3 para marcar sua primeira vitória na WTA. Sonobe espera a vencedora entre a letã Jelena Ostapenko e a tunisiana Ons Jabeur, que se enfrentam nesta terça-feira por volta de 11h30 (de Brasília).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra novidade a respeito de Rybakina é a chegada do italiano Davide Sanguinetti à sua equipe técnica. Eles já treinam juntos em Abu Dhabi e mantêm contato com Stefano Vukov, que ainda está provisoriamente suspenso pela WTA enquanto é investigado por uma suposta violação do Código de Conduta. Rybakina havia anunciado o fim da parceria com Vukov às vésperas do US Open e trouxe o croata Goran Ivanisevic. Mas no início deste ano, afirmou que o ex-treinador voltaria ao time, enquanto Ivanisevic saiu após o Australian Open.
Elena Rybakina has added Davide Sanguinetti to her coaching staff.
He is with her here in Abu Dhabi and in communication with Stefano Vukov, who is still provisionally suspended by the WTA as they investigate alleged breach of Code of Conduct. pic.twitter.com/qVnlYES1NB
— Reem Abulleil (@ReemAbulleil) February 2, 2025
“Sim estou trabalhando com o Davide há uma semana e também um pouco com o Stefano. Já nos conhecíamos antes e ele estava disponível. Vamos ver como será esse ano para mim. Por enquanto estou feliz com a forma que estamos trabalhando, mas é algo que leva tempo”, disse Rybakina em sua chegada a Abu Dhabi.
A cazaque também falou sobre o fim do trabalho com Ivanisevic e as investigações sobre Vukov. ” Nós apenas conversamos e decidimos seguir caminhos diferentes. Mas aprendi muito”, afirmou. “A preocupação com a segurança é importante, mas não é o caso do que aconteceu comigo e o Stefano. Acho que o mais importante é ouvir a jogadora, porque como eu disse antes tem muitos comentários de pessoas que estão no ambiente do tênis, mas emitem opiniões sem nos conhecer. Eu não sei muito sobre o processo, é uma situação que não estou feliz, mas é o que é”.
Garcia é eliminada, Veronika Kudermetova substitui a irmã
Do outro lado da chave, a cabeça 3 Daria Kasatkina enfrenta a jovem de 20 anos e 51ª do ranking Ashlyn Krueger, que venceu um duelo norte-americano contra McCartney Kessler por 6/3, 6/7 (4-7) e 6/3. Atual número 11 do mundo, Kasatkina venceu Krueger duas vezes no ano passado.
Ainda nesta segunda-feira, a neozelandesa Lulu Sun venceu a francesa Caroline Garcia por 6/3 e 6/1. Sun espera pela vencedora da partida entre a canadense Leylah Fernandez e a japonesa Moyuka Uchijima. Elas estão no mesmo quadrante que Kasatkina e Krueger.
Já em duelo russo, a ex-top 10 Veronika Kudermetova venceu a cabeça 5 do torneio Liudmila Samsonova por 5/7, 6/1 e 7/6 (7-5). Ela agora espera o jogo entre a suíça Belinda Bencic e a eslovaca Rebecca Sramkova, que duelam por volta das 7h30 (de Brasília). Um dado curioso é que Veronika, 52ª do mundo, entrou na chave como lucky-loser no lugar da irmã, Polina Kudermetova, que desistiu do torneio por motivo de doença.