Melbourne (Austrália) – Um dia depois de Elena Rybakina anunciar o retorno do técnico Stefano Vukov à sua equipe de trabalho, a WTA informou que o treinador não poderá se juntar ao time da atual número 6 do mundo. Um porta-voz da entidade falou ao portal The Athletic, página esportiva do New York Times, que Vukov está temporariamente suspenso, enquanto é investigado por possíveis violações ao código de conduta.
Vukov está impedido de obter uma credencial para trabalhar em torneios da WTA. E a Tennis Australia não lhe concederá credenciamento para o primeiro Grand Slam da temporada de 2025, o Australian Open, que começa em 12 de janeiro. A cazaque de 25 anos trabalhou durante cinco temporadas com o treinador e foi campeã de Wimbledon em 2022. A parceria foi desfeita às vésperas do US Open do ano passado.
“A WTA pode confirmar que Stefano Vukov está atualmente sob suspensão provisória enquanto se aguarda uma investigação independente sobre uma potencial violação do Código de Conduta da WTA”, diz o comunicado da entidade. “Como parte da suspensão provisória, o Sr. Vukov não é elegível para obter uma credencial WTA neste momento. Embora a WTA normalmente não comente sobre investigações em curso, acreditamos que é necessário esclarecer esta questão devido às recentes declarações públicas que deturpam a situação. Não forneceremos mais detalhes neste momento”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Vukov nega que tenha violado as regras da WTA e afirmou em mensagem de texto que “nunca assediou ninguém”, enquanto viajava de Dubai para a Austrália. Por sua vez, Rybakina declarou que a conduta do ex-treinador em relação a ela nunca foi abusiva.
Ainda assim, a WTA abriu uma investigação no ano passado depois que foram feitas denúncias sobre a conduta do técnico, descrita como intensa e às vezes dura por outras pessoas dentro do esporte. De acordo com duas fontes ouvidas pelo jornal, a investigação está em fase final, foi conduzida por uma organização independente e o resultado pode ser divulgado nos próximos dias.
No fim do ano passado, Rybakina anunciou a contratação de Goran Ivanisevic como seu novo treinador para a temporada 2025. O trabalho com o croata, ex-técnico de Novak Djokovic, começou durante a pré-temporada em Dubai. E o time ainda conta com o preparador físico Azuz Simcich e o fisioterapeuta Stefan Duell.
O que diz o pai dela com relação a tudo isso …muito estranho.
Essa é a parte dos bastidores lixo. Deve estar havendo chantagens de todos os lados e o técnico quer se impor a qualquer custo. O lado mental da Rybakina vai deteriorando com tudo isso. Essa garota estava e ainda deve estar sob stress muito grande. Tava visível no semblante de tristeza que ela carregava. Quando vencia torneios vc não via nela “WOW” ganhei. Via no máximo a expressão “sim, ganhei”. Assim TB era a Naomi Osaka. Quando a Serena fez aquele barraco simplesmente a Osaka desmoronou. Desandou a chorar fora dom compasso. Ali eu vi que ela estava em apuros sua saúde mental.depois ela veio a se tratar.
Se RYBAKINA contratou o VUKOV e o quer na sua esquipe , o que a WTA tem que meter o seu bedelho nisso ??? Vão querer agora tirar a liberdade da RYBAKINA de escolher sua equipe de trabalho ???
Este seu comentário diz tudo sobre você.
Ela contratou o Ivan, mas entrou esse cara de adendo na equipe, o que ficou bem estranho e possivelmente ele pode ter pressionado ela, muita grana envolvida, e ele tá manchado (agora) não vai conseguir posição fácil no circuito, onde há fumaça tem chance de ser fogo, ainda mais com a WTA agindo agora, DEVE estar ou ESTEVE havendo algo… infelizmente vai mexer com a paz da garota nesse início, tomara que não! De fora parece tudo simples de resolver, mas lá dentro… ainda mais que ela parece uma pessoa bem dócil, uma pena estar acontecendo isso, ela joga muito, tem um jeito diferente, excepcional jogadora, torço por ela!
complemento, esse cara pode estar fazendo alguma chantagem com ela, e certamente tem grana no meio, ele encontrou algum meio de forçar a volta, agora se a ficha dele tá limpa pra Rybakina, ela vai dar alguma entrevista (o que duvido) e ficará subentendido isso, mas que tbém não garante nada se ela estiver acuada! Resta torcer pra verdade aparecer agora via WTA! Com Ivan ela não vai estar desamparada, mental x paz e saúde são os adversários dela! Abraços a todos!!
Mas que tipo de chantagem? O que a Rybakina temeria que fosse revelado por ele?
Realmente muito estranho tudo isso. Mas a WTA deve ter as respostas em breve para todos.
E muito estranho tivemos pelo que me lembro dois casos de chantagem envolvendo tenistas mulheres uma polonesa e uma alemã….isso na década de 90 /2000
Você lembra qual foi a chantagem?
Ou melhor tenista Suíça e alemã….paty Schneider e a alemã esqueci o nome….chantagem física e sexual se a moderação deixar passar. Tinha os pais das tenistas que batiam também nas suas filhas .
Fico só imaginando a cara do Goran nessa história toda
Pois é….