Londres (Inglaterra) – Pela primeira vez desde outubro de 2022, o alemão Alexander Zverev aparece no top 5 da ATP. Após chegar às quartas de final no Masters 1000 de Indian Wells, onde perdeu apenas para o campeão Carlos Alcaraz, o tenista de 26 anos ganhou uma colocação no ranking, ultrapassou o russo Andrey Rublev e agora é o número 5 do mudo.
Outro destaque na competição californiana, surpreendendo o sérvio Novak Djokovic na terceira rodada, o italiano Luca Nardi aproveitou muito bem a oportunidade que ganhou, entrando de lucky-loser no torneio, para disparar no ranking e entrar pela primeira vez no top 100. Ele foi até as oitavas de final e com isso ganhou 27 lugares, indo para a 96ª posição.
Além da volta de Zverev ao top 5, apenas mais uma mudança aconteceu em todo o top 10: o norueguês Casper Ruud ultrapassou o polonês Hubert Hurkacz e assumiu a oitava colocação, derrubando o rival para o nono lugar.
Alcaraz mantém vice-liderança
Correndo risco de ser ultrapassado pelo italiano Jannik Sinner no ranking, o espanhol Carlos Alcaraz conquistou o bicampeonato em Indian Wells e assim evitou a queda na ATP. Com seu segundo título seguido no torneio ele permaneceu como número 2, mas viu o rival ficar 40 pontos mais próximo. A distância entre eles agora é de 495 pontos.
Vice-campeão do torneio no ano passado, o russo Daniil Medvedev poderia perder terreno em relação aos três primeiros, mas conseguiu repetir a campanha agora em 2024 e manteve a distância. Porém, ele terá a árdua missão de defender o título do Masters 1000 de Miami nas próximas semanas, novamente correndo o risco de ver o top 3 ficar cada vez mais longe.