Riad (Arábia Saudita) – O ótimo segundo semestre de Qinwen Zheng no circuito foi recompensado com uma vaga na decisão do WTA Finals. A chinesa de 22 anos e número 7 do mundo avançou ao superar a tcheca Barbora Krejcikova, 13ª do ranking e campeã de Wimbledon, por 6/3 e 7/5 em 1h40 de partida nesta sexta-feira.
Zheng é a atual campeã olímpica em Paris e venceu outros quatro torneios da WTA, dois deles este ano, em Palermo em Tóquio. Também na atual temporada, a chinesa foi finalista do Australian Open e do WTA 1000 de Wuhan. Ela se torna a segunda jogadora de seu país na decisão do Finals, repetindo o resultado de Na Li, em Istambul, no ano de 2013.
A adversária de Zheng na final deste sábado às 13h (de Brasília) virá da partida entre Aryna Sabalenka e Coco Gauff. A chinesa perdeu os cinco jogos que fez contra Sabalenka no circuito, um deles no sábado passado, durante a fase de grupos do Finals. Contra Gauff, houve apenas um encontro, com vitória da jovem norte-americana de 20 anos no saibro de Roma em maio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Eliminada na semifinal em Riad, Krejcikova se classificou para o Finals por ser a campeã vigente em Wimbledon e terminado a temporada no top 20, Os critérios deram à tcheca a preferência pela oitava vaga. Ela terminou em primeiro lugar num grupo com Iga Swiatek, Coco Gauff e Jessica Pegula, com duas vitórias e uma derrota na fase de grupos e melhor saldo de sets que as rivais.
One word to describe Zheng’s season: Sensational 💫#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/bFEqpcgoXu
— wta (@WTA) November 8, 2024
Desempenho no saque ajudou a chinesa no primeiro set
Zheng teve ótimo desempenho no saque durante o set inicial. A chinesa disparou sete aces e não enfrentou break-points, com apenas oito pontos perdidos em seus games de serviço, sendo só dois quando colocou o primeiro saque na quadra. Com uma quebra ainda no começo do jogo, ela abriu 3/0 e sustentou a liderança até o fim do primeiro set.
O bom momento de Zheng continuou no início da segunda parcial, com duas novas quebras e liderança por 3/0. Krejcikova reagiu na partida, mostrando um jogo consistente do fundo de quadra e com boas variações para quebrar o ritmo da chinesa. A tcheca chegou a vencer quatro games seguidos e equilibrou a disputa.
Quando perdia por 5/4, Zheng escapou de um game longo em seu saque e recuperou a confiança necessária para a reta final da partida. Voltando a jogar de forma agressiva, a chinesa foi eficiente nas devoluções de saque e conseguiu uma nova quebra. Sacando para o jogo, ainda salvou um break-point e definir a disputa em sets diretos. Zheng terminou o jogo com 9 aces, liderou com a contagem de winners por 22 a 13 e cometeu 26 erros contra 34 de Krejcikova.
Presentão pra Sabalenka!
Ou uma bomba para a Gauff.. kkkkkkkk