Londres (Inglaterra) – A segunda-feira foi de apenas pequenas mudanças para a maior parte dos principais brasileiros no ranking da ATP, com os dois top 100 do país, o carioca João Fonseca (59º) e o cearense Thiago Monteiro (94º) mantendo as mesmas colocações da semana anterior.
Terceiro melhor do Brasil, o paranaense Thiago Wild conseguiu uma leve ascensão mesmo sem jogar, ganhou dois lugares e agora é o 111º do mundo. Já os paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide tiveram pequenas quedas, o primeiro de uma posição, indo para o 153º posto,e o outro de três, caindo para 187º.
Quem acabou amargando uma queda bem dura foi o pernambucano João Lucas Reis, que despencou 83 lugares nesta semana e saiu do top 400. O tenista de 25 anos foi o brasileiro que mais colocações perdeu entre todos os que estão no ranking da ATP, descendo para a 427ª posição. Ele defendia pontos da final do challenger de Florianópolis do ano passado e foi eliminado ainda na segunda rodada em Campinas. Com isso, acabou perdendo todo o avanço que havia recuperado no ranking nas últimas três semanas.
No top 10 nacional, aquele que mais subiu foi o paulista Pedro Sakamoto, saindo da 376ª colocação para a atual 360ª. O veterano Daniel Silva foi outro que teve uma ascensão razoável, ganhando seis lugares para chegar a 311º do mundo. Subindo uma posição a menos, o também paulista Matheus Pucinelli é agora o 325º da ATP.
Veja como está o top 10 dos brasileiros na ATP:
João Fonseca – 59º
Thiago Monteiro – 94º
Thiago Wild – 111º (+2)
Felipe Meligeni – 153º (-1)
Gustavo Heide – 187º (-3)
Karue Sell – 274º (+2)
Daniel Silva – 311º (+6)
Matheus Pucinelli – 325º (+5)
Mateus Alves – 334º (+2)
Pedro Sakamoto – 360º (+16)
O Learner Tien que é da mesma geração do Fonseca, deve ser meses mais velho, tá disputando o circuito normalmente, não tá parando igual o Fonseca não, depois que eu falo que brasileiros adoram tirar umas férias sou execrado, daqui a pouco vem uns aqui falar, mais ele não é uma máquina blá blá blá,por acaso os outros são? porque eles estão sempre jogando,vou ser justo com o Daniel Dutra da Silva que tá sempre jogando,pra ele não tem frescura não
Faz o seguinte, vai no site da ATP pega o histórico do Tien e do Fonseca, conta quem fez mais jogos e depois volta aqui pra contar pra gente o resultado.
Usei o exemplo só do momento do João e acredito que ele não se enquadra a uma grande maioria de tenistas brasileiros que sim,adoram tirar longos períodos de férias
No último ano o Tien jogou 2 (dois) torneios a mais do que o João. Está dez posições e quase 100 pontos atrás do João. Tente olhar a programação mais ampla de cada tenista e não apenas aquilo que favore as suas críticas….
Beleza. Bora confiar no teu julgamento e criticar a mal estruturada equipe do João. Vc deve ter razão, eles não. Afinal, esses últimos 4 meses dele foram de resultados irrisórios…
Cara, pare de escrever tanta asneira… O Tien jogou beeem menos partidas que Fonseca nestes últimos 3 meses. É menor, mais leve, físico diferente e isso importa muito. João fez mais jogos por torneio, mais de 30 em semanas quase que consecutivas, muito mais que Tien. E jogos longos, contra caras muito fortes, com jogo pesado… olha a bola do Tien e olha a bola do Fonseca como anda…. é só bater e a raquete faz o resto ou será que há desgaste muscular??? Não, cara, ele não sai assim: “ah, estou de férias!!” O cara tem uma equipe, analisam a questão física, a questão logística, a questão mercadológica, o desenvolvimento, … ele teria de disputar quali desses 2 masters 1000… seria bem mais desgastante e ele estava jogando com proteção na coxa, já havia sinais claros de desgaste, foi altamente prudente essa parada… Mal começou abril. Aí chega onde importa, que é Roland Garros e WB e João chega meia bomba… . Ou acha que tenista não quer jogar?
Concordo que eu usei de forma errada o João Fonseca, mais quanto aos outros brasileiros…
Quanto aos outros brasileiros você também usou de forma errada. Os tenistas brasileiros jogam, em média, mais torneios do que os tenistas do top 30. Sugiro fazer uma pesquisa antes de escrever…
Verifique quais jogadores têm mais partidas jogadas nos últimos 4 meses.
Para de insistir no erro, ele não é robô.
Pergunta primeiro porque ele parou.
Foi justo, ele estava vom desconforto na perna, e precisa se recuperar.
Também precisava de descanso, foram muitas semanas constantes.
Precisa ter um planejamento com visão de Objetivo para toda a temporada.
O destaque no ranking essa semana são os melhores rankings para os garotos Gustavo Ribeiro de Almeida, entrando no TOP850, e Pedro Rodrigues, que está em torno de 870 do mundo.
Se tivesse torneios ITF no Brasil eles já estariam abaixo dos 500°
Mas a CBT não faz o que é devido. Ficam ociosos.
Parece que até o Dalcim desistiu do Wild! O bravio joga amanhã (terça feira) as 5 de lá matina no challenger de Monza e o jogo é ignorado pelo tenisbrasil.
Acho que você anda lendo o site errado. Wild foi citado no domingo (sorteio da chave), hoje (ranking e podcast). Atualize-se.
América Latina e Caribe – top 10 do ranking da semana:
22 Francisco Cerúndulo ARG 2.075
32 Alejandro Tabilo CHI 1.575
33 Sebastian Báez ARG 1.540
46 Tomás Martin Etcheverry ARG 1.185
58 Nicolás Jarry CHI 965
59 João Fonseca BRA 961
61 Francisco Comensaña ARG 933
63 Camilo Ugo Carabelli ARG 917
70 Mariano Navone ARG 850
94 Thiago Monteiro BRA 628
Médias:
Semana anterior 53,40
Esta semana 53,80
Recuo 0,40