Paris (França) – Nesta terça-feira, Yanina Wickmayer jogou a última partida em Roland Garros, depois da derrota por duplo 6/0 diante da bielorrussa Victoria Azarenka.
A ex-número 12 do mundo e semifinalista do US Open de 2009 se aposentará do tênis profissional após a edição de Wimbledon deste ano. “Decidi escrever as últimas páginas do meu livro sobre tênis em Wimbledon”, escreveu a belga de 35 anos nas redes sociais na semana passada. “Ser capaz de encerrar este último capítulo nos meus próprios termos, cercada pelas pessoas que significam o mundo para mim, é o que mais me agrada.”
Wickmayer jogou seu primeiro torneio profissional em 2004 e chegou ao Top 100 em 2008, após alcançar uma série de marcos em todas as superfícies na primeira metade daquela temporada.
Após Roland Garros em 2020, Wickmayer tirou uma licença-maternidade de 16 meses, dando à luz sua filha Luana em abril de 2021. Ela retornou à ativa em fevereiro de 2022 e voltou ao Top 100 em julho de 2023, após vencer os eventos W100 da ITF em Trnava e Surbiton. Naquele ano, ela também chegou às semifinais de Varsóvia e Seul — suas primeiras semifinais em nível de torneio desde 2017. Mas em 2024, Wickmayer ficou afastada por lesão nas costas por mais nove meses.
“O fato de não poder ser eu mesma em quadra, treinar duro e lutar com afinco nas partidas tem sido uma verdadeira luta para mim, porque esse é o meu DNA”, explicou. “A razão pela qual voltei a jogar depois de me tornar mãe é porque eu queria encerrar este capítulo do ‘tênis’ nos meus próprios termos. Podem contar comigo e com a minha perseverança, pois vou me esforçar muito para voltar e escrever um último e belo capítulo.”
Wickmayer voltou à ação em janeiro, e esse capítulo agora está chegando ao fim após mais de duas décadas de carreira.