Nova York (EUA) – Um encontro entre duas jogadoras que já foram campeãs de Wimbledon encerrou a rodada deste domingo no US Open. A tcheca Marketa Vondrousova superou a cazaque Elena Rybakina por 6/4, 5/7 e 6/3 para chegar às quartas de final em Nova York. Esta foi a 16ª vitória de Vondrousova contra top 10 na carreira e a segunda no torneio, já que ela também havia vencido a italiana Jasmine Paolini na terceira rodada.
Canhota de 26 anos e ex-número 6 do mundo, Vondrousova aparece atualmente apenas no 60º lugar do ranking. Ela operou o ombro na última temporada e ficou sem jogar por todo o segundo semestre do ano passado. Na atual temporada, já foi campeã de um WTA 500 na grama em Berlim.
Esta é a segunda vez que Vondrousova chega às quartas de final do US Open, repetindo o resultado de 2023. No mesmo ano, conquistou seu único título de Grand Slam em quadras de grama. Ela também foi finalista de Roland Garros em 2019. Já Rybakina, também de 26 anos, ganhou Wimbledon em 2022 e foi vice na Austrália no ano seguinte.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Vondrousova nas quartas de final será Aryna Sabalenka, líder do ranking mundial e atual campeã do torneio, que mais cedo derrotou a espanhola Cristina Bucsa, 95ª do ranking, por 6/1 e 6/4. Sabalenka lidera o histórico contra a tcheca por 5 a 4. Neste ano, foram dois jogos, com uma vitória para cada lado.
Duelo com contraste de estilos
A partida deste domingo apresentou um contraste de estilos, com golpes mais retos de Rybakina e algumas variações de altura e velocidade de bola de Vondrousova. A tcheca começou vencendo por 2/0, sofreu a virada para 3/2, mas voltou a quebrar no fim do primeiro set. Na segunda parcial, Rybakina começou sacando muito bem e conseguiu uma quebra para abrir 4/2. Ela permitiu o empate no oitavo game e chegou a ter um set-point no 5/4. Mas a cazaque só voltaria a quebrar dois games mais tarde com direito a uma incrível passada de backhand na cruzada.
Mas a reação da cazaque parou por aí. Vondrousova foi superior no último set e conseguiu duas quebras para abrir 5/2 no placar. Sacando para o jogo, a tcheca enfrentou um 15-40 e disparou três aces seguidos para chegar ao match-point. E na sequência, também encaixou outro ótimo primeiro serviço para fechar a partida. Vondrousova disparou 13 aces na partida contra cinco de Rybakina. A cazaque liderou nos winners por 40 a 29, mas cometeu 38 erros contra 15.