Nova York (EUA) – A primeira missão de Aryna Sabalenka neste US Open foi cumprida com sucesso. Atual campeã do torneio, a bielorrussa precisaria chegar pelo menos às quartas para defender o número 1 do ranking e conseguiu se manter na liderança ao vencer a espanhola Cristina Bucsa, 95ª do ranking, por 6/1 e 6/4 em 1h13 de partida.
Sabalenka, que ainda não perdeu sets neste US Open, iniciou o torneio ameaçada por Iga Swiatek e Coco Gauff, campeãs de 2022 e 2023. Mas uma delas precisaria conquistar novamente o título e torcer por uma derrota da bielorrussa antes das quartas para que houvesse uma troca de liderança no ranking.
Com bom histórico no US Open, Sabalenka chegou pelo menos às semifinais das últimas quatro edições. Sua próxima adversária virá do jogo entre a cazaque Elena Rybakina e a tcheca Marketa Vondrousova. Ela lidera o histórico contra Rybakina por 7 a 5, mas perdeu a última em Cincinnati. Já contra Vondrousova, venceu 5 e perdeu 4.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Cristina Bucsa superou suas melhores campanhas em Grand Slam, que eram as terceiras rodadas do Australian Open de 2023 e de Wimbledon na atual temporada. A espanhola de 27 anos venceu Claire Liu, Alexandra Eala e Elise Mertens nas fases iniciais.
O primeiro set da partida foi dominado por Sabalenka, que conseguiu duas quebras e não enfrentou break-points, chegando a vencer cinco games seguidos. A número 1 do mundo conseguiu uma quebra no início do segundo set e abriu 4/2 no placar. Bucsa lutou muito para salvar quatro break-points no sétimo game da parcial e manter a diferença mínima no placar. Ainda que a bielorrussa tenha cometido mais erros na reta final da partida, ela se manteve firme no saque para definir a disputa em dois sets.