Wada diz que caso Sinner está “milhões de milhas distante do doping”

Foto: Tennis Australia

Londres (Inglaterra) – A polêmica suspensão do italiano Jannik Sinner, que entrou em acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada) e ficará apenas três meses sem competir, gerou críticas de diversas partes, entre elas dos vários colegas do atual número 1 do mundo. Porém, a entidade que comanda o controle antidoping se defendeu.

“Este foi um caso que estava a um milhão de milhas de distância do doping. O feedback científico que recebemos foi que este não poderia ser um caso de doping intencional, incluindo microdosagem”, disse o conselheiro geral da Wada, Ross Wenzel, à BBC Sport.

Wenzel rejeitou qualquer sugestão de tratamento especial e disse que os termos da proibição, que alguns alegaram que teriam pouco efeito sobre Sinner, eram apropriados para o caso e não foram tomados com o calendário do tênis em mente.

“Quando analisamos esses casos, tentamos analisá-los técnica e operacionalmente. Não o fazemos com medo do que o público, os políticos ou qualquer pessoa vão dizer”, garantiu o conselheiro geral da Wada. Ele insistiu que as sanções não olham para o calendário e que a pena foi executada o mais rápido possível após uma resolução ter sido acordada por todas as partes.

“Depois de chegar a um acordo, tudo deve entrar em vigor rapidamente. Claro, uma vez que o acordo esteja fechado, é importante que ele seja executado e que seja tornado público por razões de transparência”, afirmou Wenzel

“As sanções que impomos e o código até diz isso, são cegos ao calendário. A punição correta deve ser imposta e entrar em vigor imediatamente após ter sido definida e não deve ser modulada ou modificada para levar em conta se os eventos que estão surgindo são significativos ou não significativos”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcos RJ
Marcos RJ
1 dia atrás

Sinner é inocente, e a pena de 3 meses me parece justa, já que o jogador é responsável pela sua equipe.
De qq forma o sistema de antidoping é muito injusto por que se você não é um superstar com muito dinheiro, não tem condições de se defender. Foi uma maldade o que eles fizeram com a Simona Halep, acabaram com a carreira dela

Gabriel Potin
Gabriel Potin
1 dia atrás
Responder para  Marcos RJ

Isso não ocorre apenas no sistema antidoping. É assim que as coisas são em quase todas as áreas.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Marcos RJ

Que contraditório seu comentário: 1. SINNER é inocente… 2. A pena de 3 meses é justa??? A pena de 1 dia já seria injusta oara quem não tem culpa ! SINNER é vítima!

Última edição 1 dia atrás by SANDRO
Aristóteles
Aristóteles
1 dia atrás
Responder para  SANDRO

Faltou um pouco de interpretação da sua parte, mas vou explicar pra você. Ele falou que o Sinner é inocente (isso ele está falando de doping intencional), mas não o isenta de responsabilidade (por sua equipe). Ele é responsável por sua equipe, portanto a punição é correta.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 dia atrás
Responder para  Marcos RJ

Não é bem por aí com superstar com dinheiro. A Sharapova cumpriu 2 anos, mais que a Halep.

Israel
Israel
10 horas atrás
Responder para  Marcos RJ

Eu acredito que essa responsabilidade diz respeito às práticas e as recomendações que a equipe oferecem ao atleta. Por exemplo se um fisioterapeuta oferece um remédio a Sinner ele deve ser responsável por isso. Porém esse caso vai além, o fisioterapeuta estava tratando a si próprio com um spray e a pele do fisioterapeuta entrou em contato com a pele do Sinner e o contaminou. Não acho que ele deva ser responsabilizado por isso, é impossível responsabilizar alguém sem dolo, sem culpa e sequer conhecimento prévio.

Marcelo
Marcelo
1 dia atrás

Çei.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 dia atrás

A função da WADA é julgar e não fazer acordos, não importando se Sinner é inocente ou não.
Acordos são funções de diplimatas.

Guilherme Pereira Vieira
Guilherme Pereira Vieira
1 dia atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Quem disse? Pesquisa sobre mediação, conciliação e arbitragem…em menos de 5 anos a wada fez 21 acordos.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
23 horas atrás

Muito obrigado por esclarecer. Realmente não sabia.
O que você citou é parte da Justiça Comum.
Se neste processo a WADA media, concilia, arbitra, sendo considerada a primeira parte, Sinner é a segunda parte, está faltando a terceira parte. Poderia informar quem está faltando???
Pensava que a WADA que eles faziam os papeis de juizes, pois pelo que eu saiba eles absolvem ou condenam.
Se a WADA fez acordos, está fugindo de suas atribuições, podendo, então, fechar para balanço, porque ela não pode chegar no atletas e indagar: sua pena é 2 anos, mas se você não concordar, sugira outra pena que vamos fazer im acordo.
Por favor, você poderia relacionar quais foram os 21 acordos feitos pela WADA, já que você tem o conhecimento.

Mauricio
Mauricio
1 dia atrás

É verdade esse bilete!!!

Luca
Luca
1 dia atrás

È engraçado como cada um entende a justiça do jeito dele. Não importa se um dois ou tres tribunais já decretaram a inocência de uma pessoa, se na nossa cabeça ele é culpado, continua sendo. Parece até que alguém está “sabendo” coisas que nem os proprios interessados… Sinner foi declarado (mais vezes) inocente, então é inocente, a propria wada diz isso. Que o sistema não seja perfeito é verdade e outras sentencias demonstram isso, mas tem q parar de falar de Sinner e começar a falar de reformas. O que eu vejo é muita inveja e muito desejo de vingança.

Augusto José Amorim Dantas
Augusto José Amorim Dantas
1 dia atrás

Todos iguais uns mais iguais que os outros.

Evandro Gomes
Evandro Gomes
1 dia atrás

Mas a grande questão, que levantou com o casos Sinner e Swiatek, não é a questão de culpado ou inocente e sim a forma como eles foram tratados. Totalmente diferente do tratamento dado a outro casos. Primeiro manterão sigilo, até que já estivesse resolvido e com uma eficiente rapidez, que nunca ouve e provavelmente nunca haverá novamente. Se tivesse tratado os outros casos com a mesmo protocolo, ninguém estaria aqui falando nada ou duvidando da tal integridade no esporte ITIA, ATP e WTA e até a WADA entrou na Jogada.

E o pior é que provavelmente, com outros atletas tenista o tratamento e protocolo vai continuar o mesmo, primeiro suspende preventivamente e trás a publico e deixa o tenista sem competir até um julgamento definido, que geralmente leva mais de um ano para acontecer.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.