Londres (Inglaterra) – A polêmica suspensão do italiano Jannik Sinner, que entrou em acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada) e ficará apenas três meses sem competir, gerou críticas de diversas partes, entre elas dos vários colegas do atual número 1 do mundo. Porém, a entidade que comanda o controle antidoping se defendeu.
“Este foi um caso que estava a um milhão de milhas de distância do doping. O feedback científico que recebemos foi que este não poderia ser um caso de doping intencional, incluindo microdosagem”, disse o conselheiro geral da Wada, Ross Wenzel, à BBC Sport.
Wenzel rejeitou qualquer sugestão de tratamento especial e disse que os termos da proibição, que alguns alegaram que teriam pouco efeito sobre Sinner, eram apropriados para o caso e não foram tomados com o calendário do tênis em mente.
“Quando analisamos esses casos, tentamos analisá-los técnica e operacionalmente. Não o fazemos com medo do que o público, os políticos ou qualquer pessoa vão dizer”, garantiu o conselheiro geral da Wada. Ele insistiu que as sanções não olham para o calendário e que a pena foi executada o mais rápido possível após uma resolução ter sido acordada por todas as partes.
“Depois de chegar a um acordo, tudo deve entrar em vigor rapidamente. Claro, uma vez que o acordo esteja fechado, é importante que ele seja executado e que seja tornado público por razões de transparência”, afirmou Wenzel
“As sanções que impomos e o código até diz isso, são cegos ao calendário. A punição correta deve ser imposta e entrar em vigor imediatamente após ter sido definida e não deve ser modulada ou modificada para levar em conta se os eventos que estão surgindo são significativos ou não significativos”, finalizou.
Sinner é inocente, e a pena de 3 meses me parece justa, já que o jogador é responsável pela sua equipe.
De qq forma o sistema de antidoping é muito injusto por que se você não é um superstar com muito dinheiro, não tem condições de se defender. Foi uma maldade o que eles fizeram com a Simona Halep, acabaram com a carreira dela
Isso não ocorre apenas no sistema antidoping. É assim que as coisas são em quase todas as áreas.
Que contraditório seu comentário: 1. SINNER é inocente… 2. A pena de 3 meses é justa??? A pena de 1 dia já seria injusta oara quem não tem culpa ! SINNER é vítima!
Faltou um pouco de interpretação da sua parte, mas vou explicar pra você. Ele falou que o Sinner é inocente (isso ele está falando de doping intencional), mas não o isenta de responsabilidade (por sua equipe). Ele é responsável por sua equipe, portanto a punição é correta.
Não é bem por aí com superstar com dinheiro. A Sharapova cumpriu 2 anos, mais que a Halep.
Eu acredito que essa responsabilidade diz respeito às práticas e as recomendações que a equipe oferecem ao atleta. Por exemplo se um fisioterapeuta oferece um remédio a Sinner ele deve ser responsável por isso. Porém esse caso vai além, o fisioterapeuta estava tratando a si próprio com um spray e a pele do fisioterapeuta entrou em contato com a pele do Sinner e o contaminou. Não acho que ele deva ser responsabilizado por isso, é impossível responsabilizar alguém sem dolo, sem culpa e sequer conhecimento prévio.
Çei.
A função da WADA é julgar e não fazer acordos, não importando se Sinner é inocente ou não.
Acordos são funções de diplimatas.
Quem disse? Pesquisa sobre mediação, conciliação e arbitragem…em menos de 5 anos a wada fez 21 acordos.
Muito obrigado por esclarecer. Realmente não sabia.
O que você citou é parte da Justiça Comum.
Se neste processo a WADA media, concilia, arbitra, sendo considerada a primeira parte, Sinner é a segunda parte, está faltando a terceira parte. Poderia informar quem está faltando???
Pensava que a WADA que eles faziam os papeis de juizes, pois pelo que eu saiba eles absolvem ou condenam.
Se a WADA fez acordos, está fugindo de suas atribuições, podendo, então, fechar para balanço, porque ela não pode chegar no atletas e indagar: sua pena é 2 anos, mas se você não concordar, sugira outra pena que vamos fazer im acordo.
Por favor, você poderia relacionar quais foram os 21 acordos feitos pela WADA, já que você tem o conhecimento.
É verdade esse bilete!!!
È engraçado como cada um entende a justiça do jeito dele. Não importa se um dois ou tres tribunais já decretaram a inocência de uma pessoa, se na nossa cabeça ele é culpado, continua sendo. Parece até que alguém está “sabendo” coisas que nem os proprios interessados… Sinner foi declarado (mais vezes) inocente, então é inocente, a propria wada diz isso. Que o sistema não seja perfeito é verdade e outras sentencias demonstram isso, mas tem q parar de falar de Sinner e começar a falar de reformas. O que eu vejo é muita inveja e muito desejo de vingança.
Todos iguais uns mais iguais que os outros.
Mas a grande questão, que levantou com o casos Sinner e Swiatek, não é a questão de culpado ou inocente e sim a forma como eles foram tratados. Totalmente diferente do tratamento dado a outro casos. Primeiro manterão sigilo, até que já estivesse resolvido e com uma eficiente rapidez, que nunca ouve e provavelmente nunca haverá novamente. Se tivesse tratado os outros casos com a mesmo protocolo, ninguém estaria aqui falando nada ou duvidando da tal integridade no esporte ITIA, ATP e WTA e até a WADA entrou na Jogada.
E o pior é que provavelmente, com outros atletas tenista o tratamento e protocolo vai continuar o mesmo, primeiro suspende preventivamente e trás a publico e deixa o tenista sem competir até um julgamento definido, que geralmente leva mais de um ano para acontecer.