Wada altera Código Antidoping, mas mudança não afeta julgamento de Sinner

Foto: Getty Images for ITF

Riad (Arábia Saudita) – Na última quinta-feira, o comitê executivo da Wada (Agência Mundial Antidoping) se reuniu com o Founding Board em Riad, na Arábia Saudita, e aprovou algumas alterações que serão introduzidas nos regulamentos antidoping e que estarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2027. Segundo apurou o Ubitennis, as mudanças ajudarão a gerir melhor os casos de doping involuntário.

O tema muito atual no tênis, visto que nos últimos meses o italiano Jannik Sinner e a polonesa Iga Swiatek, atual e ex-número 1 do mundo, respectivamente, testaram positivo para substâncias proibidas, gerando grande polêmica a respeito das punições dadas a eles, bem menores do que as que têm levado os tenistas de ranking mais baixo pegos em situações semelhantes.

Entre as alterações que serão introduzidas nos regulamentos da Wada a partir de 2027, há algumas que poderiam facilitar a defesa de Sinner se estivessem em vigor desde já, mas como só valerão mais para frente, não afetará seu julgamento atual. Em um dos artigos, o conceito de “Produto Contaminado” foi substituído pelo conceito de “Fonte de Contaminação”.

Com esta modificação, seria muito mais simples incluir a positividade do Sinner nos casos previstos por este artigo, o que permite reduzir a desqualificação em até 100% com base no nível de culpa ou negligência encontrado no atleta.

Outra alteração que será introduzida em 2027 diz respeito à possível abertura para ter níveis mínimos de concentração abaixo dos quais a presença de uma Substância Proibida sem limite não dá origem a um positivo. Isso também ajudaria no caso do italiano, que foi pego com quantidades muito pequenas de Clostebol nos testes positivos que deu.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rogério Frederico
Rogério Frederico
3 meses atrás

enquanto isso, Nadal e Djoko seguem intocáveis…

Neri Malheiros
Neri Malheiros
3 meses atrás
Responder para  Rogério Frederico

Enquanto isso você aproveita o quase anonimato da web para seguir fazendo provocações levianas e irresponsáveis. Tenha a coragem de usar sua verdadeira identidade nos canais do Rafael Nadal e de Novak Djokovic para destilar seu veneno e fazer suas acusações criminosas.

Você delira e torce para que dois dos maiores tenistas da história sejam ‘desmascarados’ e punidos, e muitos de nós torcemos para que crimes iguais ao seu sejam imediatamente rastreáveis, identificados e não fiquem impunes.

Gusmão
Gusmão
3 meses atrás

E o afastamento, continua desigual.
Afasta para investigação e julgamento ou não. Serve para todos ou não.

Mas um produto que é usado externamente, claro que em teste vai acusar pouca quantidade.

E o caso do Zanellato, que foi comida, segundo ele. Porque foi afastado tanto tempo.

Hen_rique
Hen_rique
3 meses atrás

Um dos lados positivos em meio a controvérsia e mídia que tiveram as punições tímidas dos numero 1, agora jogadores(as) de menor ranking terão possivelmente essas mesmas punições quando positivados (no caso de) nos testes.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.