Paris (França) – Eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, em uma derrota por 2 sets a 1 para o russo Karen Khachanov, o carioca João Fonseca não jogará mais nesta temporada. Ele iria disputar o ATP 250 de Atenas, na semana seguinte, mas acabou desistindo do torneio.
De acordo com a assessoria do jogador, uma lombalgia foi a responsável por encerrar um pouco mais cedo o ano de Fonseca, que durante sua estreia em Paris já havia demonstrado um desconforto na região, pedindo atendimento médico na vitória de virada sobre o canadense Denis Shapovalov.
Fonseca encerra assim uma temporada de bastante destaque, em que somou 39 vitórias (26 delas em nível ATP) e 17 derrotas. Os pontos altos do ano foram seus dois títulos, o primeiro deles no ATP 250 de Buenos Aires e o mais recente o ATP 500 da Basileia, na semana passada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Além dos dois títulos de ATP, o carioca de apenas 19 anos também levantou duas taças em challengers, uma em Camberra e a outra e Phoenix. Curiosamente, em todos os torneios do ano em que ele alcançou as quartas de final, acabou vencendo também a semi e saindo como campeão.
Na corrida da temporada, Fonseca é o 24º e dificilmente terminará o ano fora do top 30. Ele é atualmente o 28º do mundo e pode já assumir a 24ª colocação (a maior da carreira) já na próxima segunda-feira.
Seu último compromisso do ano está previsto para o dia 8 de dezembro, em Miami, numa exibição contra o atual número 1 do mundo Carlos Alcaraz.
Monteiro não joga mais em 2025 e é mais um a encerrar a temporada












Pode acabar não sendo cabeça de chave em Melbourne. Na torcida para estar entre os 32 cabeças de chave.
Dificil isso acontecer… ele vai para 25 ao final de Paris caso o Vacherot venca sua proxima partida, Outros 8 jogadores teriam que passar ele para que ficasse fora dos 32, isso sem contar possiveis desistencias.
concordo, com somente mais 250 pontos em jogo para o campeão na ultima rodada antes de encerrar a temporada, Fonseca pode perder umas 3 ou 4 posições, isso se os que estão atras dele chegarem longe. Dificilmente sai do top 30. Agora, tem que abrir 2026 forte, jogando Brisbane e Adelaide ou Auckland, para manter as posições e entrar forte e com ritmo no AO
Para isso todos que estão ali na faixa dos 1400 pontos precisam ir muito bem na última semana e na 1ª da tour de 2026, ali o João defende 125 pontos, mas mesmo que perca na R1 do torneio que for jogar (se for), não chega nos 1400 pontos que está o corte em ser cabeça de chave. 95% de chance do João ser cabeça de chave na Austrália.
Tá absolutamente certo !!
Arriscar uma contusão mais séria pra quê ?
Caso não seja cabeça cabeça de chave na Austrália, paciência. Ele será nos futuros Grand Slams.
Negócio agora é aproveitar a família, curtir as loiras de olhos azuis na praia do Leblon e gastar um pouquinho dos milhões que ele ganhou !
Ah. Que notícia chata. Queria ver ele jogando esse ATP
Todo mundo desistindo do torneio. O Djokovic não vai ficar nada feliz com mais essa desistência
Capaz de o próprio sérvio desistir desse torneio que ele fez questão de tirar da sua terra natal.
Faz muito bem o Fonseca. Não faz sentido para um tenista do calibre dele disputar esses ATPs caça-níquel, ainda mais depois de cumprir as metas para a temporada.
É mais um para a lista de desistências desse torneio artificial. O próximo será seu organizador ou ele vai dar aquele migué, perdendo na 1a rodada?
Não concordo com ele desistir está numa faze muito boa é o último do ano ele tem 19 anos
Vai lá ganha uma duas partidas que for mais desistir com essa juventude toda , particularmente eu não gostei da atitude , e outra torneio não é de baixo calibre pra ele não minha opinião tbm
Baixo calibre é pro Djoko mais agora ele tem obrigação
O torneio flopou, vai virar um challengerzão
Cuidar bem do físico agora e fazer os ajustes para chegar voando na Austrália. Treinar muito as penas em João, ganhar músculo ali. Deve começar a temporada na United Cup com a Bia? ou não conseguiremos classificar o time com o ranking dos dois?
É infelizmente não há o que fazer: problema físico qualquer um pode ter, principalmente, da maneira que JF virou algumas partidas em Basel. Mas vamos torcer que ele possa se recuperar e quiçá ir só next-generation para duelar com tenistas jovens que estão despontando. Seria uma grande virtina e, principalmente, um ótimo treinamento pro AO.
Já anunciou que não joga o Next Gen mais, agora só joga a exibição com o Alcaraz e depois é ATP 2026 tour.
Se está com lombalgia, melhor ficar nos cuidados médicos. Sábia decisão. O Del Potro teve uma carreira cheia de contusões… o Mensik, apenas 1 ano mais velho que nosso Fonseca, tem um histórico de contusões…
“Muita hora nessa calma…”
Cautela e caldo de …
Sim, lombalgia mal tratada evolui até para hérnia de disco. Costas com lesão crônica dentro do tênis é um martírio, que o João se atente e não deixe virar algo crônico.
Uma decisão correta. É preciso cuidar do corpo e iniciar 2026 inteiro para os enormes desafios que virão.
Será uma um ano para se consolidar entre os grandes tenistas do circuito e para isso é preciso estar bem fisicamente.
Achei muito preocupante esse “bagaço” com tão poucas partidas , e partidas relativamente rápidas , se comparadas às de Grand Slam e no saibro .
Se tem inflamação lombar , tem de tratar mesmo e não tem jeito . Mas a causa é preocupante . Há inúmeros casos de ótimos tenistas que não conseguiram se manter em alto nível por físico frágil . E temos visto alguns caso este ano , como Draper , Mensik , Fils entre outros menos relevantes .
Não tem pontos a defender agora . Mas terá um caminhão no começo de 2026 .
Não tenho acesso aos detalhes desta tomada de decisão . Mas , à distância , não curti não .
Só concordo com a decisão pois é por causas médicas mesmo
Espero que comece 2026 voando
Acho estranha a decisão de não participar do Next Gen Finals…
Olho para os anos anteriores e vejo vários jogadores com ranking parecido, na época, com o atual do João, e participando.
Uai, mas se a decisão foi baseada em prevenir problemas na coluna, devido à lombalgia, não é estranho. Ele está bem no ranking e quer começar 2026 em grande forma, fazer bonito no Rio, na Austrália.
Não é uma decisão estranha. É o esperado. Nenhum campeão do Next Gen voltou a disputar o torneio, mesmo que tivesse idade pra isso. Nem Tsisipas, nem Sinner, nem Alcaraz.
Mas cite um que ganhou no ano anterior e depois jogou de novo ?
Joao não é mais “next Gen” . Ja é um top 30 do mundo . Só tem a perder . Nada a ganhar . Se fosse eliminado na fase de grupo já ia ganhar um gorila de pressão. E um exército hater . Completamente desnecessário.
Já foi campeão do torneio, só faria sentido por ordem financeira, o que não é e nunca foi um problema para a família Fonseca.
Todos os jogadores que foram campeões do Nexgen, optaram por não participar no ano seguinte.
Não tem lógica alguma o campeão de um torneio desses, jogar no ano seguinte.
Quem não entende o motivo disso, nem adianta perder tempo explicando.
Muito estranho ele estar com esse problema, sendo que mal disputou dois torneios seguidos. E lá vamos nós esperar mais de dois meses pra vê-lo em ação novamente! Até parece “meio estrela”, joga onde quer e quando quiser. E a torcida, ávida por assistir ele jogando pelo menos três torneios seguidos, como fica? Deveria ter anunciado bem antes de Paris pra não criar expectativas na gente. Que chato ser torcedor de tenis no Brasil, hein? Proporcionalmente, tá igual a copa do mundo! Nã!
você tem q ver q com 19 anos o físico nao está des3nvolvido ( so la pelos 22) . Emendar basel e paris foi pesado demais para ele. acho qbta certo… ano q vem ele deve jogar com mais frequencia
Se juntar Basel e Paris num dá nem 4 dias de Grande Slam, queria muito ver ele jogando esse atp na Grécia, mas se for pra parar espero que se recupere bem e construa um bom físico pros anos que virão, pq ele é muito jovem ainda pra ta pulando torneios pq tá sem condições físicas de jogar.