Nova York (EUA) – Depois de duas vitórias na semana, Victória Barros encerrou sua participação no US Open juvenil, caindo nas quartas de final de duplas. A potiguar de apenas 14 anos e a parceira sérvia de 17 anos Teodora Kostovic foram superadas nesta quinta-feira pela tcheca Julie Pastikova e a alemã Julia Stusek, ambas de 16 anos, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/4 em 1h25 de partida.
Em seu segundo Grand Slam juvenil na carreira, Victória avançou rodadas pela primeira vez. Ela também havia atuado na grama de Wimbledon, parando ainda no quali de simples e na estreia de duplas. Já em Nova York, disputou também a chave individual e foi superada na estreia pela holandesa Joy De Zeeuw.
A campanha até as quartas rende 225 pontos no ranking mundial juvenil para Victória Barros. Ela é a segunda melhor brasileira, ocupando atualmente o 50º lugar, numa lista que inclui jogadoras até quatro anos mais velhas. O ranking considera os seis melhores resultados de simples em um ano e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações de duplas.
Victória disputou há duas semanas seu primeiro torneio profissional no W15 de Monastir, na Tunísia, e foi semifinalista. A brasileira que treina na França deverá jogar novos eventos profissionais nos próximos meses, em busca de pontos no ranking, e retornar aos Estados Unidos só no fim do ano, visando o tradicional Orange Bowl, um dos dos torneios juvenis mais fortes do calendário.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em um primeiro set com alternância no placar, Victória e Kostovic sofrearam uma quebra no começo do jogo, mas reagiram e venceram quatro games seguidos. Elas chegaram a liderar por 5/2 e tiveram set-points, mas as rivais devolveram a quebra num game de saque da sérvia. Na sequência, a brasileira manteve o serviço de forma mais tranquila, mas as rivais foram superiores durante o tiebreak.
Pastikova e Stusek conseguiram uma quebra no começo do segundo set e saíram vencendo por 3/0 e mantiveram a liderança até o 5/2. A brasileira mostrou bons saques abertos e também teve sucesso nas subidas à rede. Victória e Kostovic devolveram a quebra quando Stusek sacava para o jogo, mas as rivais definiram a disputa no game seguinte, com uma nova quebra de serviço.
Caminhando bem Victoria…Vamos para o próximo torneio
Uma pena. Em outros torneios juvenis, temos 2 brasileiros na semifinal de um J60 no Chile, Victor Rocha (2007) e Guilherme Barbieri (2008), e um 1 brasileiro na semifinal de um J30 no Equador, Andrey Barbiero (2007)
Ao meu ver tanto a Victoria como o Guto tão progredindo bem demais no ranking e em nível de atuação, mantendo esse nível de atuação devem conseguir alguma campanha em simples mais destacada em chave de GS juvenil já no ano q vem..
Expectativa agora q a Nauhany progrida no ranking nesse fim de ano pra chegar logo ao menos a zona de Qualy pros GSs..
Sim .um passo a passo. Pois essa caminhada e difícil