Lima (Peru) – Três juvenis brasileiros estão nas semifinais do ITF J100 de Lima, em quadras de saibro. O paulista Thomas Miranda e o paranaense Mateus Napoli seguem no torneio masculino, enquanto a carioca Gabriela Felix avançou na chave feminina.
Thomas Miranda venceu um duelo nacional contra o paranaense João Lago, principal cabeça de chave do torneio, por 6/3, 1/6 e 6/2. O paulista de 16 anos alcança sua segunda semifinal seguida no circuito da ITF e a primeira em um torneio J100. “Joguei muito bem o primeiro set. No segundo, os pontos foram ficando mais longos e ele acabou sendo melhor nos momentos importantes. Mas no terceiro, fui mais agressivo”, disse após a partida.
Miranda se destacou no início da temporada em competições de 16 anos do circuito da Cosat e aparece no 957º lugar do ranking de 18 anos da ITF. O atleta da equipe Juninho Tennis, de São Bernardo do Campo, enfrenta o equatoriano Francisco Castro, cabeça 3, que derrotou o mineiro Victor Winheski, por 6/4, 2/6 e 6/2. Miranda e Winheski também são finalistas de duplas, contra Castro e o argentino Felipe Dreer.
Do outro lado da chave, Mateus Napoli venceu outro duelo nacional e derrotou Davi Carlos por 3/6, 6/2 e 6/1. Aos 17 anos, Napoli disputa sua quarta semifinal da carreira e busca a primeira decisão de ITF. O paranaense que treina com Caio de Brito, em Curitiba, enfrenta na semi o peruano Josue Ayerbe.
Já na disputa feminina, a carioca Gabriela Felix chegou à semifinal depois de vencer a norte-americana Sabrina Lin por duplo 6/3. Atual 310ª do ranking mundial juvenil, a atleta da Rede Tênis Brasil tem dois títulos no circuito da ITF e enfrenta a chilena Camila Rodero em busca de sua primeria final da temporada.
Rafael Padilha e Marcco Iannoni disputam finais de ITF
O gaúcho de 18 anos Rafael Padilha chegou à sua primeira final de ITF no J30 de Antofagasta, em quadras de saibro no Chile. Ele liderava o placar contra o anfitrião Felipe Jimenez por 6/0 e 2/0 quando o rival se retirou. Padilha, que também é atleta do RTB, enfrenta na decisão o cabeça 1 local Thomas Piccioli, algoz de Pedro Almeida Andres por duplo 6/4. Duas brasileiras caíram nas semis, Luiza Rodrigues sofreu 6/0 e 6/1 da peruana Daniela Gonzales, enquanto Isadora Sigrist caiu diante da chilena Camila Yaez por 6/4 e 6/0.
Já pelo ITF J30 das Ilhas Cayman, Marcco Iannoni alcançou sua primeira final aos 16 anos. Depois de três vitórias nas fases iniciais, ele liderava a semifinal desta quinta-feira contra o norte-americano Noah Folkesson-Doudy por 3/2 quando o adversário abandonou. Seu adversário na final será o canadense Fernando Mendoza. Na semana passada, Iannoni chegou às quartas na Jamaica.
Lucky-loser, Enzo Flores faz quartas no saibro espanhol
O paulista de 16 anos Enzo Flores está nas quartas de final do ITF de J60 Tarragona, no saibro espanhol. Depois de entrar na chave como lucky-loser e de ter passado pelo convidado local Genis Ribas na estreia da chave principal, ele passou pelo indiano Sehaj Singh Pawar, cabeça 3 do evento, por 6/1 e 6/3. Seu próximo rival é o norte-americano Jordan Lee. Na semana passada, Flores disputou a final em Girona, também na Espanha.
Onde vão entrar esse monte de juvenis, se não tem Torneios ITF no Brasil. Lá fora vai ser raridade alguém conseguir.