Merida (México) – Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, Guto Miguel conquistou o título do ITF J500 de Merida, em quadras de saibro no México. O goiano de 16 anos e 14º do ranking venceu no fim de noite de domingo o norte-americano Keaton Hance, 20º colocado, por duplo 6/1.
Este é o quinto título de Guto Miguel no circuito mundial juvenil e o maior da carreira. É também sua terceira conquista na temporada do circuito, após ter vencido um J300 na Bélgica e outro no Canadá. O brasileiro vinha de outro bom resultado no México, a semifinal no ITF J300 de Zapopan.
Com os 500 pontos conquistados e tendo apenas 140 a defender, o juvenil goiano entrará no top 10 da categoria e ficará em boa posição para se beneficiar dos programas de aceleração da Federação Internacional, que oferecem vagas diretas em torneios profissionais para os melhores juvenis do ano. O ranking da categoria considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações de duplas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na final feminina, a potiguar Victória Barros ficou com o vice-campeonato, superada pela tcheca de 17 anos Alena Kovackova, principal cabeça de chave e número 10 do ranking, com parciais de 6/7 (1-7), 7/5 e 6/2.
Atual 16ª do ranking, Victória buscava o sexto título do circuito e o maior da carreira, depois de já ter vencido um J300 em Bamberg, na Alemanha, na atual temporada. Com os 350 pontos, tendo 140 a descartar, ela deve chegar à 12ª colocação. A brasileira segue para os Estados Unidos e está inscrita para o J500 de Fort Lauderdale, que começa em 8 de dezembro.













Alguém pode me dizer quem é mais novos que os 2 e tem melhor ranking no tenis mundial
No feminino, tem a tcheca Jana Kovačková que ja eh 500 e pouquinho do mundo. Pelo que eu vi, nesse momento a Nana eh a segunda mais nova do Top 800 (inclusive à frente da Hannah Klugmann, outra que tinha comecado como fenomeno)
No masculino, so tem um frances de 16 anos no Top 1000.
Todos os ranqueados acima do Guto são mais velhos, tendo 17 ou 18 anos.
No caso da Victoria a 10a. colocada (Jana Kovačková) também tem 15 anos, mas é 04 meses mais nova. A destacar que entre as 9 primeiras colocadas, 04 tenistas tem 16 anos, inclusive a líder do ranking.
Bacana estatística. Ideal seria jogar os ITF na Europa, bater de frente com os futuros tenistas top 30 do mundo
Nossos meninos de ouro brilhando,se forem bem lapidados vão chegar forte para o profissional.
Ranking juvenil que dizer nada, varios numero um do mundo nao fizeram nada no profissional.
Calma lá… uma coisa é dizer que não é GARANTIA de nada. Outra, bem diferente, é dizer que não vale nada.
Não garante nada, evidentemente, mas pode ser um bom indicativo de potencial para se tornar um jogador de elite adulto, sem dúvida.
Se voce tiver equipe que trabalha para futuro sim o junior prepara muito o jogador
Nem todo juvenil top vira um profissional top. Mas quase todo profissional top já foi um juvenil top um dia.
Djoko 24 slams…
Se vc é fã dele, pq faz esse tipo de comentário em post que não tem nada a ver com ele.
Se vc não quer apreciar esse crescimento do nosso tênis, que está em um excelente momento, tudo bem. Mas faz esses comentários nos post do seu ídolo.
Que geração !!!! Guto vai trilhando um histórico ainda melhor do que fez o João Fonseca . Joao terminou 2022 apenas como 44 . E começou 2923 como 21. Guto deve terminar como 5 e começar como 4 . Talvez perca algumas posições para jogadores que ainda não encerraram a temporada e irão jogar estes últimos torneios grandes .
Pena que não vai jogar o J300 e o J500 que ainda restam . Mas faz realmente mais sentido dar uma pequena descansada e voltar com tudo nos treinos para Austrália .
E lembrando que ele é o mais jovem deste top 5 !
A transição do circuito juvenil para o profissional é uma das etapas mais desafiadoras do esporte, em razão de diversos fatores: diferenças físicas significativas, pressão mental e emocional, risco elevado de lesões, limitações de apoio técnico e financeiro e a necessidade de adaptação ao ritmo competitivo do alto rendimento.
O João é um exemplo claro de atleta que obteve destaque no juvenil e conseguiu transformar esse potencial em resultados expressivos no profissional , algo que a maioria dos juvenis bem sucedidos não consegue alcançar. Há, inclusive, inúmeros casos de jogadores sem grande projeção na base que explodiram somente após a migração para o circuito adulto.
No caso do João, ele não apenas correspondeu às expectativas que existiam sobre sua carreira, como possivelmente as superou após se tornar profissional, demonstrando evolução ainda mais evidente do que na época juvenil.
É inegável que o suporte técnico e financeiro ao qual ele teve acesso desempenhou papel fundamental nesse processo e contribuiu de forma decisiva para o sucesso que vem alcançando.
Tem que ver tmb João Fonseca é de Agosto
Guto de Fevereiro
João Fonseca foi campeão de Grand Slam e número 1 do mundo com 17 anos e 19 dias.
O Guto por exemplo mesmo ganhando o Australian Open, ele não vai conseguir ser número 1 na semana seguinte ao AO Jr, pq o Ivanov está bem a frente do Guto no ranking, e ele é 2008, então até Wimbledon onde cai os pontos desse ano ele deve ser o número 1, ele ganhou Wimbledon e US Open, só aí são 2000 pontos em simples.
Eu acho que o Guto nem deve buscar ser número 1 juvenil, ano que vem tem que ser um ano de transição, jogando no máximo os GS Jr, e dois ou três J500, o que importa mesmo é o profissional, e outra, o João Fonseca com 16 anos e 3 meses, fez quartas de final no Challenger de São Leopoldo, no qual ganhou a primeira rodada do Thiago Tirante 6×4 7×6(7×2), segunda rodada ganhou do Mariano Navone 6×3 1×6 7×6(11×9), nas quartas perdeu para o Facundo Bagnis 6×3 6×4, para vc ver o potencial dele desde cedo.
Cada um tem seu processo e seu tempo, o Guto é muito promissor, Guto terminando no top 10(o que é praticamente garantido)
Ele consegue entrar em 8 Challenger fora do Brasil (pq no Brasil vai ganhar WC) com isso se fosse ele ou sua equipe, jogaria só o Australian Open JR, no máximo Roland Garros, o restante só profissional
Vamos acompanhar e torcer por mais essa promessa do nosso tênis, nunca tivemos uma geração tão forte.
Brilhante campanha de ambos!!!Decerto que os dois estarão entre os melhores juvenis em 2026. Guto na verdade já chegou lá, e subindo…
Esse Guto é muito promissor,idem a Victória
Parabéns Guto, é Campeãooooooooooo.
Agora é se preparar para AO.
Depois de um descanso merecido.
Não vai pedir mais torneios no Brasil?
A CBT é muito displicente nesta área.
A água tanto bate na Rocha até que a fura.
Temos que ser perseverantes.
Daqui a 100 anos estarei com a mesma força, se Deus quiser.
Parabéns Guto.
Como é que é.
É É É É Campeãooooooooooo
Dum Dum Dum Dum Dum Dum Dum
Guto Miguel Campeãooooooooooo
Brasillllllllllll Sillllllllll Sillllllllll.
Parabéns Guto Miguel, título e top 10, merecido, o que ele jogou nessa final, quem assistiu sabe, sacou bem, era um ponto abaixo dele, mas vem evoluindo bem gradativamente, no tênis um bom saque é de extrema importância. Vamos que vamos Guto.
Ótima campanha da Victoria Barros tmb estava com 2×0 no terceiro set, a adversária fez 6 games seguidos, sentiu o cansaço, dois jogos de 3 horas, é complicado, mas boa campanha, essa semana ela não joga o J300 e deve jogar semana que vem outro J500.
E a “síndrome do vice-campeonato continuo”, continua, principalmente quando se trata do tênis feminino. E quase inacreditável como essas atletas conseguem chegar em uma final, e “amarelam”! Também aconteceu recentemente com João Lucas Reis. Ainda acho que o trabalho psicológico continua deixando a desejar, sendo esse na minha visão, o principal fator desencadeador de tantos “vices”.
Antes de escrever esses comentários pensem primeiro por favor
Nada a ver seu comentário Tom França. A Victoria perdeu porque a Alena kovackova está numa fase melhor atualmente. E a Alena Kovackova está numa fase melhor atualmente porque tem 17 anos enquanto a Victoria tem 15. Se a Victoria atual enfrentasse a Alena Kovackova com 15 anos, dificilmente a tcheca conseguiria fazer um game na partida. Porque complicar com teorias infundadas coisas que são tão simples? Você não percebe que pela idade e pelo placar, a brasileira é bem mais promissora que a tcheca?
Porém Tom França não lerá este comentário e seguirá escrevendo abobrinhas. Bom, ao menos pareceremos mais inteligentes ao redarguir Tom França!
Alguém sabe se o Guto está inscrito em mais algum torneio Juvenil, este ano?