Juiz de Fora (MG) – O gaúcho Fabrício Neis, ex-tenista profissional e atual destaque no beach tennis, confirmou sua participação no ITF Beach Tennis World Tour BT100 de Juiz de Fora (MG). O torneio, que acontece de 29 de agosto a 1 de setembro no Orla Beach Sports, reunindo amadores e profissionais em busca de premiação total de 10 mil dólares (R$ 55 mil) e mais de 100 pontos no ranking internacional (ITF).
Neis se tornou o primeiro atleta brasileiro a fazer parte do top 100 mundial tanto no tênis quanto no beach tennis. Atualmente número 16 do mundo no beach, Fabrício expressou grande entusiasmo com sua participação no torneio mineiro. “As expectativas para Juiz de Fora são boas. Vou jogar com meu parceiro Felipe Roman, um grande amigo que o beach tennis me deu. Feliz de voltar a Juiz de Fora, onde já joguei no circuito” disse Neis.
Nos tempos de saibro, Fabrício era um especialista em duplas. Em 2016, alcançou a posição número 96 do ranking da ATP. Contudo, após se manter quase quatro anos pelo menos no top-150, o atleta sucumbiu às lesões e às dificuldades financeiras do tênis profissional.
Após uma transição bem-sucedida do tênis para o beach tennis, Neis tem se destacado em diversos torneios na nova modalidade. “A minha migração para o beach tênis não foi muito pensada. Em 2019 eu ainda estava competindo no circuito de tênis, tive uma lesão no pé, e precisei fazer uma operação. Fiquei afastado até 2020. No início daquele ano, quando resolvi voltar, veio a pandemia. Estava mais complicado viajar por conta das medidas sanitárias, e acabei desistindo da carreira. Comecei a dar aula de tênis, e em 2021 vi que o beach estava crescendo cada vez mais no Brasil. Resolvi migrar para o beach, como uma brincadeira com os amigos. E acabei gostando. Joguei torneio por lazer, e adorei. Saí de uma brincadeira e fui me adaptando, fui gostando do esporte” afirmou Neis, que foi um dos principais tenistas gaúchos da última década, tendo conquistado mais de 40 títulos e derrotado alguns dos maiores nomes, como o grego Stefanos Tsitsipas e o russo Daniil Medvedev.
Com um ano repleto de conquistas, Neis está otimista sobre seu desempenho futuro. “Estou com o melhor ranking da minha carreira atualmente. Muito por conta de bons torneios que fiz no primeiro semestre. Alcancei algumas semifinais, finais de torneio. Fiz semi de Sand Series, quartas de BT400, final de BT200, ganhei outro BT200 com [o italiano] Mattia Spoto. Agora comecei o segundo semestre com quatro finais, então está sendo um bom ano. Para o restante da temporada tem vários torneios grandes programados, mas não vou poder viajar para a Europa porque estou com filho pequeno em casa, de três meses. Fica ruim a logística. Mas para o ano que vem, pretendo conseguir jogar todos os torneios grandes aqui no Brasil,” concluiu Neis.
Torneio tem largada com competição amadora
Neste final de semana, dias 24 e 25 de agosto, atletas amadores disputam o FM600, distribuindo 600 pontos no ranking de beach tennis da Federação Mineira de Tênis nas categorias Níveis Técnicos Masculino, Feminino e Mista A,B,C,D. Já nos dias 31 de agosto e 1 de setembro será a vez das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, 19+, 30+ 40+ e 50+.
O Orla Beach Sports também será palco para mais três eventos. No dia 25 de agosto acontece o Torneio Wild Card. E nos dias 27 e 28 de agosto dois torneios World Tour BT10, um em cada dia, distribuindo 10 pontos no ranking da ITF.