Toni Nadal: “Acho que Djokovic é um pouco mais completo que Sinner”

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – As recorrentes comparações entre Jannik Sinner e Novak Djokovic acabaram também sendo abordadas por Toni Nadal, que em entrevista recente à Gazzetta dello Sport falou sobre o assunto. Enquanto muitos afirmam que o italiano é uma versão melhorada do sérvio, para o treinador espanhol Djokovic é mais completo.

“Acho que ‘Nole’ é um pouco mais completo. Sinner tem mais velocidade nos golpes e Djokovic tem um pouco mais de finesse. Eles têm em comum o fato de impor um ritmo de jogo acelerado e ter um controle de bola excepcional, com movimentação de alto nível”, analisou o tio e ex-treinador de Rafael Nadal

“Jannik sempre joga com um padrão de jogo muito definido: ele impõe um ritmo acelerado para que seus adversários não consigam acompanhá-lo”, acrescentou Toni, que também comparou o estilo de Sinner com o do compatriota Lorenzo Musetti.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O treinador espanhol destacou que Sinner sempre joga com as pernas bem flexionadas. “Com essa flexão, o controle da bola é melhor”, analisou. “Musetti, por exemplo, é mais relaxado, e se não bater bem na bola, ela pode ir longe. Lorenzo tem uma técnica excelente, é um jogador muito completo, mas é um pouco inconsistente e precisa de ajustes”, complementou.

Principal problema do tênis atual

Enquanto muitos reclamam do calendário como principal problema do circuito atualmente, para Toni Nadal a maior questão é a velocidade excessiva da bola. “Não se trata de quantidade, mas da intensidade e da força do golpe. Não existem mais jogadores táticos como (Guillermo) Coria ou (Gastón) Gaudio, que tentavam construir o ponto”, observou o espanhol.

“Agora eles simplesmente batem forte na bola. Então, quando se bate tão forte, quando se chega à bola rapidamente, o jogador está constantemente freando e avançando, levando o corpo ao limite e se lesionando. Acho que o jogo precisa ser desacelerado”, disse o treinador, que falou como poderiam diminuir a velocidade do jogo.

“Com raquetes menores, seria mais fácil para iniciantes e mais desafiador para profissionais. O jogo seria menos violento. A beleza do tênis reside na técnica. Quando (John) McEnroe ou (Ilie) Nastase jogavam, tudo girava em torno da mão, do movimento”, complementou Toni.

Porém, quando questionado se seria possível implementar essas mudanças no tênis, ele mostrou não acreditar nisso. “Impossível. Isso não vai acontecer porque a direção só está interessada nos melhores jogadores. É por isso que preferem que tudo continue como está”, finalizou.

Subscribe
Notificar
guest
91 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Roberto Canessa
Roberto Canessa
2 meses atrás

Acho Djokovic o mais completo da história, porém não é o melhor, o melhor é Federer, que não podia ser completo, pq tinha um jogo super ofensivo, oq impedia de ser completo, além do mental, é claro.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Roberto Canessa

Se ele não era completo, não podia mesmo ser o melhor. Além disso, foi superado muito cedo, em 2008 e 2010 pelo Nadal e a partir de 2011 pelo Djokovic.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Mas no tempo da entressafra, ele era imbatível e isso é que conta.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Pouca gente lembra, mas entre 2004-2007 Federer não era imbatível, era freguês do Nadal. Uma freguesia ainda pior que a de Sinner e Alcaraz, por exemplo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Não perde mesmo mania de mentir compulsivamente, não é mesmo Sr Jonas ??? Em 14 partidas 2004 -2007 , 8 x 6 para Nadal , sendo apenas 1 Vitória ( Miami 2004 ) , obtida fora do Saibro. Daí ele ficar como N 2 até 2008 . O que tem a ver com os 10 x 5 de Alcaraz pra cima de SInner? . É por isso que foges do Blog , estas suas costumeiras asneiras , lá sabes que não passam batidas …rs. Abs !

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Tem razão, o vergonhoso 23 a 10 veio depois, mas era impressionante o quanto o bebê Nadal já o incomodava.

João
João
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Mentiu novamente, 26 X 14 kkkkk

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  João

O 23 x 10 ocorreu em 2014, não agora, meu caro.

João
João
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Mentiu novamente, foi 24 x 16

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Entressafra com Rafa Nadal vencendo 11 Títulos em 2005 ???. O N 2 tinha a mesma idade de Carlos Alcaraz. Até o TOP 10 tínhamos 6 Ex-N 1 do Mundo ( Hewitt, Agassi, Roddick, Safin , Ferrero,Moya ) , e se Sr Joselito já tivesse nascido, não postaria tamanha bobagem. De 2007 a 2011 , N 3 e N 4 , eram Djokovic e Murray. Sabes que 237 Semanas como N 1 do Mundo é insuperável. E Touro Miura deixou ” goat” como N 3 , 4 Temporadas consecutivas…rsrs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Djokovic mofou no N 3 , e Federer somente foi superado depois de 237 Semanas Consecutivas. Mesmo assim recuperou N 1 em 2009 . Jamais verás este recorde batido e ” goat ” não conseguiu superar nem o N 2 . Somente no ano que completou 24 anos em 2011 . Insistes na mentira, pelo desespero, Sr Jonas . Sinner e Alcaraz já superam ” goat ” na mesma idade . Abs !

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djokovic já era o melhor tenista do mundo aos 23 anos, isso ocorreu desde o início da temporada 2011.

Por uma questão de pontuação, ele foi assumir o posto pela primeira vez em julho de 2011, mas já era o melhor tenista desde o início da temporada.

Inclusive o número 1 da época era o Nadal, que havia mais uma vez superado o Federer no ano anterior e tinha muitos pontos a defender em 2011.

Ah, um tenista ser número 3 do mundo com pouca idade, entre 21-23 anos é um mérito, não demérito. É diferente de ser dominado dos 29 aos 39 anos, caso do Federer em relação ao Djokovic, abs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Dominado???. Se liga , cara ? . Bateu Djokovic e Murray na sequência para levar Wimbledon 2012 . ” goat ” jamais bateu Murray no All England Club. Nem nas Olimpíadas de Londres. Federer ainda levou novamente o AOPEN 2017 e Wimbledon 2017 . Foi tão dominado que aos 38 eliminou Sérvio no ATP Finals 2019 em Sets diretos. Parece que nesta idade alguém fugiu desta edição. Do Big 3 , Federer é o único OctaCampeao de Wimbledon e Pentacampeão Consecutivo do USOPEN. Djokovic somente leva vantagem no AOPEN. Grande dominador… Rsrsrs, Abs !

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sim, dominado. Entre 2011-2021 ou dos 29 aos 39 anos, fica a gosto do freguês.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

21×10 no h2h e 9×2 em Slam em Grand Slam de 2011 a 2020 é um domínio gigante. Djokovic fez o que bem entendeu com o suíço, especialmente nos seus palcos preferidos de hard e grama (Australian Open, Indian Wells, Wimbledon, US Open, Paris-Bercy e ATP Finals). Um grande e eterno freguês.

Rsrsrs, abs!

Nei Costa
Nei Costa
2 meses atrás
Responder para  Roberto Canessa

Não é completo, não tinha equilíbrio entre ataque e defesa, mental fraco, ganhou menos, apesar de ter jogado mais e…é o melhor? Essa conta não bate.kkkkkkkkkkkk

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Respeita cara, ele é o Rei dos pequenos títulos, tem 49 (entre ATPs 250 e 500).

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Mental fraco? Kkk Estás de sacanagem caro amigo, não quer dizer que teve aquele famoso 40×15 a favor em Wimbledon que acabou desperdiçando,mas não quer dizer que o mental seja fraco porque aquilo às vezes acontece e o esporte é assim, agora olha a carreira do maestro que é Gigantesca e veja foi tudo com apenas uma mão e você conversando fiado, e também se não fosse as lesões que o incomodaram o maestro teria mais de 20 slams.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Flávio

O mental forte , perdeu 3 Match-points contra Sinner na Copa Davis Nov/2023. Nunca mais venceu Jannik , com direito a não ter um Único Break a favor , logo na sequência, AOPEN 2024 . O tal 40-15 , a partida foi até 14 x 13 do Quinto Set . A mais longa Final da história do All England Club , meu caro. Abs !

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Estava falando do Federer kkk, mas você deve ter citado o sérvio que é mesma coisa que falei anteriormente em relação aí Maestro, não quer dizer que te há oerdibdi break que tem mental fraco,ou seja, apenas situações de jogo.

Nei Costa
Nei Costa
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Quando se diz que Federer tinha um mental fraco, obviamente é em comparação a seus dois grandes rivais. Certamente que Federer nunca foi e nunca será um qualquer.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Fora o famoso Wimbledon 19, foram outros 4 40×15 em M1000.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Isso acontece filhão, que mesmo após isso não desqualifica o jogador que foi o maestro, ou sua majestade Roger Federer, que passou o bastão para Djokovic que daqui a pouco passará para Alcaraz e Sinner.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Na verdade um 15-40 no USO 2010, outro 40-15 no USO 2011, um 40-0 pra fechar o primeiro set em Montreal 2007, mil chances perdidas no primeiro set do AO 2020 e outras pipocada clássicas, como virada pro Anderson em Wimbledon 2018. Perto do Djoko, é pequeno mentalmente.

José Afonso
José Afonso
2 meses atrás
Responder para  Roberto Canessa

Sua afirmação é contraditória em si mesma.

Ronildo
Ronildo
2 meses atrás

Normal o Toni Nadal ter essa opinião afinal Djokovic venceu mais Rafael Nadal do que qualquer outro. Olhando apenas a qualidade do tênis, Sinner é melhor. Bolas profundas todo o tempo, saque, slice, smash, tudo um pouco melhor.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  Ronildo

Para mim, o Sinner é melhor no saque e a velocidade de bola. O resto, o sérvio é superior.
Você está comparando Djoko de 38 anos com o Sinner no auge.
Quero ver quando começar a faltar gás para o Sinner, se ele vai se virar com o arsenal que tem.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Errado : Ambos na mesma idade, Jannik Sinner é superior. Somente não aceita quem não tem memória. Abs !

Joathan Júnior
Joathan Júnior
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ambos na mesma idade (24 anos em 2011/2025) o sérvio doutrinou seus maiores rivais, inclusive vencendo 6 finais sobre Rafael Nadal e um recorde de 43 vitórias consecutivas, num nível de competição incontestávelmente superior ao deste ano, caso SR. Com a mesma idade, o Sinner perdeu 4 das 6 finais que fez contra o seu rival, além de pipocar na final de Roland Garros tendo 2 sets a 0 e 0-40 de match-points no 3° set… por outro lado, Novak em 2011 virou pra cima do grande Roger Federer, após estar perdendo por 2 sets a 0 e salvando aquele “lendário” 40/15 no saque do suíço… não tem comparação, amigo SR.

Joselito
Joselito
2 meses atrás

Sinner vai aguentar jogar com essa intensidade até quando? Atualmente é quase invencível.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Vai durar muitos anos ainda e será curioso como ele vai lidar com o Alcaraz. Hoje considero esse confronto uma freguesia.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Freguesia porque não conheces a história do Esporte. Jimmy Connors abriu 13 x 6 para Ivan ” o terrível” Lendl. Terminou 23 x 13 para o Theco. Abs !

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

13 x 6 é uma freguesia, que pode ser revertida caso os dois tenistas estejam na ativa, o que é uma obviedade, Serginho.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Errado: Freguesia é no Final das carreiras. Nadal ficou de 2015 até aposentadoria, sem vencer Federer em nenhuma partida fora do Saibro. Daí 14 x 10 pro Suíço nas demais superfícies. E Mestrinho repetindo um ridículo 23 x 10 , que é mais uma asneira…rs. Abs !

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Fonte: Sérgio Ribeiro.

Nei Costa
Nei Costa
2 meses atrás

Sinner é um Djokovic atualizado, uma versão moderna e obviamente vencedora do sérvio. Djokovic solidificou um padrão de jogo que está sendo seguido a risca por Sinner e vários outros jogadores, porém o italiano desenvolve melhor e já alcança resultados. Na questão da completude, para mim, só faz sentido se for em relação ao desempenho no saibro e na questão de resultados. Sinner joga bem em qualquer piso, mas os resultados estão ficando aquém dos outros pisos, coisa que não acontecia com Djoko, mesmo tendo o mestre do saibro Nadal como adversário.

Realista
Realista
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Não. Sinner não é um Djokovic atualizado. O italiano é muito agressivo, ja o servio, sempre jogou no contra-ataque.
No que se parecem, que muitos se confundem, é a falta de variação. Trocam quantas bolas forem possíveis, só que o Sinner busca mais o ponto e o Djokovic, buscava o erro e contra-ataque.

Nei Costa
Nei Costa
2 meses atrás
Responder para  Realista

Djokovic é um jogador que se adapta ao oponente, sendo assim multiforme em seu jogo. E variação não é improvisação. Quem joga voleando mais, está mais sujeito a ter que improvisar muito mais do que que joga mais no fundo de quadra. Djokovic tem todos os golpes, portando variação não lhe falta.

Última edição 2 meses atrás by Nei Costa
Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Realista

Djokovic também era , pegue os anos de 2011 até 2015, ali verá como o sérvio era fera ou melhor um jogador assustador de bom, agora o sérvio é ou foi um jogador completo seja tecnicamente,mentalmente ou fisicamente que hoje não é mais por causa da idade, mas o Sinner ainda falta evoluir a parte técnica que ele mesmo já disse isso, então se o Sinner chegar nesse estágio aí sim será completo e mais perigoso de enfrentar do que já é, Alcaraz já é completo e ainda pode evoluir mais, então não sei onde este 2 vão chegar que só o tempo dirá isso.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Só discordo do final, não vejo um piso ruim do Sinner. Ele é campeão em Wimbledon e esteve a 3 match points de levar o título de Roland Garros.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Ainda não é, pois o Sinner ainda não explorou toda sua capacidade técnica que o sérvio já possui, tanto é que o próprio Sinner disse sabiamente que precisa evoluir mais neste quesito,ou seja, ele sabe que ainda pode evoluir o seu jogo para o deixar um jogador mais completo. Sinner tem técnica,pois saca bem, às vezes voleia e usa muito pouco usa dropshot, ou seja, precisa apurar mais essa condição técnica para se tornar completo porque potencial ele tem muito por ser um baita jogador, mas o Djokovic já é completo só que não consegue acompanhar os 2 melhores porque já está no fim de carreira que é absolutamente normal.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás

Djokovic é o jogador mais completo técnica, física, tática e mentalmente que já existiu. Possui todos os golpes do tênis, nenhum buraco e é superior a Sinner em backhand, devolução, slice, voleio, lob, drop shot e cobertura de quadra. Isso no auge, claro.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Mas tem um fator que ajuda demais o Sinner: o saque, tanto em termos de velocidade quanto índice de 1o serviço. Isso faz uma diferença gigante pois pontos curtos o ajudam demais.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Sinner é um Berdych 5.0, com pitadas de Djokovic.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Joselito

O saque de Djokovic, mesmo agora, fora do seu auge, lhe rende muitos pontos e lhe tira de muitos buracos.
Fosse Djokovic novo, o sacador que é hoje, certamente já teria mais troféus.
Por exemplo, em sua primeira final de GS, lá em 2007, perdeu em sets diretos, todos no limite, pois, não conseguiu evitar vários breaks com seu saque ainda em construção.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Essa foi contra o Federer. Duas coisas incríveis nesse jogo: o tanto que o Djoko-kid pipocou e ele ter chegado à final do torneio com um serviço tão horrível.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Jonas

Eu nem quis citar o nome do “maestro”.
Assisti esse jogo na íntegra.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Djoko saca muito bem também, mesmo já envelhecido. Não citei saque, pois o do italiano é levemente superior ou igual ao do sérvio de 2019 a 2023 (melhor fase no fundamento).

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Acho que o tio Toni jogou a pá de cal nessa discussão.
Para mim, Novak Djokovic tem que ser deixado de lado, em um pedestal de melhor de tudo o que há no tênis e toda as discussões serem somente com a participação do restante, dos outros.
Voltaríamos a incomoda-lo novamente, se algum tenista se aproximar dele, tipo, 20 GS, 350 semanas no topo etc. Por enquanto, deixe-o lá.
E PA, vi um vídeo de um analista ontem e me junto a você agora: acho o sérvio o melhor atleta da história também, não só no tênis.
Grande abraço.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Perfeito.

Vídeo de quem, nobre Luiz?

Abraço!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Com a permissão do nobre Dalcim:
https://www.youtube.com/watch?v=B2IK3wQJbJY

Jonas
Jonas
2 meses atrás

“Eles têm em comum o fato de impor um ritmo de jogo acelerado e ter um controle de bola excepcional, com movimentação de alto nível”

Esses dias um cara aqui afirmou que o Nole joga parecido com o Medvedev (pasmem).

Jonas
Jonas
2 meses atrás

Claro que não dá para comparar a versão atual dos dois. Sinner está no prime ou bem próximo disso e a melhor versão do Djokovic já passou há bastante tempo.

Sobre as virtudes de cada um, diria que o Djoko, em suas bons tempos, se defendia e cobria melhor a quadra que o italiano, além de ter um controle de bola superior, algo que o próprio Nadal já apontou. Sinner é ainda mais agressivo da base e antecipa/acelera mais que o sérvio, além de ter maior potência nos golpes.

Sinner e Alcaraz fazem algo que o Djoko não faz com muita frequência, quando estão na defensiva do ponto eles dão uma pancada para retomar o controle, o que muitas vezes dá o ponto de graça a eles.

Esse estilo de jogo dos dois faz diferença contra o Alcaraz. Por incrível que pareça, sabendo que o Sinner é quase uma máquina hoje em dia, o Alcaraz sente mais dificuldade ao enfrentar o sérvio, que se sai melhor contra as variações e tem um controle de bola que o incomoda bastante.

Rockton
Rockton
2 meses atrás

Dentro de quadra o Sérvio é o mais completo até hoje.. Fora de quadra se esforça para ser o que não é em busca do carisma de Nadal e de Federer.
Contudo, Sinner e Alcaraz podem superar o que o Sérvio fez. Tarefa difícil, mas estão no caminho.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  Rockton

O cara está nem aí para o que pensam dele.
Poderia ter forjado que vacinou, poderia ter ficado na sua ganhando seu dinheirinho servindo a ATP sem reclamar dela.
A maioria das pessoas não estão acostumadas com pessoas que peitam o sistema ou são autênticas.
Aceito todo mundo quer e acredito que um dia ele quis ser, mas não mais.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Além de tudo que você escreveu, coisa que me faz admirar mais ainda o sérvio, será que tio Toni falou do “fora das quadras” ou lemos errado?

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Rockton

Se assim fosse, ele tentaria copiar os dois. Pelo contrário, fala o que pensa, se envolve em polêmicas (algumas estando certo, outras não). Resumindo: é autêntico.

Realista
Realista
2 meses atrás

De fato, Djokovic foi mais completo que o Sinner, mas muito distante do Alcaraz.
Só que temos de considerar que o Djokovic com a idade do Sinner também bantante incompleto. Foi adicionando recursos ao longo dos 38 anos de vida.
Hoje na idade atual, o sérvio tem menos recursos que o italiano. Sobrou a ele o saque, experiência e catimba.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás

Uma comparação descabida, seria como comparar um Gol GTI com um Porsche 718.
O esporte é o mesmo, mas a forma de jogar é muito diferente, a intensidade colocada é outra.
Sinner é melhor que qualquer versão do sérvio na história do tênis (ou qualquer outro).
Djokovic de 2015 (a melhor versão dele), perderia de 2×0 (6×1 e 6×2) para o Sinner atual.
Federer de 2006, perderia de 2×0 (6×1 e 6×1).
Nadal de 2011 perderia 2×1 (6×3, 5×7, 6×4)…no saibro, se fosse na dura…
6×0 e 6×0.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Que bobagem. Nem hoje, com 38 anos, ele perde de 6×1 6×2.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  Joselito

O Djokovic de hoje, é melhor que o de 2015…

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

De recursos sim técnicos sim, mas fisicamente passa longe.

Realista
Realista
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Esse placar deve ocorrer nos próximos confrontos. Mas o mais impressionante é que o Italiano ganhou os ultimos 9 sets entre eles.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Apaga que dá tempo.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Joselito, noto uma dificuldade de compreensão com o texto.

Joselito
Joselito
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

“Djokovic de 2015 (a melhor versão dele), perderia de 2×0 (6×1 e 6×2) para o Sinner atual.
Federer de 2006, perderia de 2×0 (6×1 e 6×1).
Nadal de 2011 perderia 2×1 (6×3, 5×7, 6×4)…no saibro, se fosse na dura…
6×0 e 6×0.”

Sinner não ganharia “fácil”, como comentou, de nenhum dos três, nem nas versões recentes, muito menos nos melhores anos deles.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Estamos falando sobre uma diferença de 19 anos (Federer 2006)…14 anos (Nadal 2011)…10 anos (Djokovic 2015).
Seria como colocar Rod Laver para enfrentar Sampras na grama sagrada de Wimbledon…(6×1 e 6×1).

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Joselito

Vai não.
Esse é o ramo dele.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O bom e velho comentarista de comentário…
(A suprema corte do Tênis Brasil dando seu “inigualável” pitaco)

Antonio
Antonio
2 meses atrás

A comparação precisa ser Djokovic com 23 contra o Sinner com 23. E preciso levar em conta a evolução de cada jogador durante sua vida útil. O que podemos perguntar e se o Sinner vai evoluir como o Djoko para chegar aos 24 slans?

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Antonio

Boa. Sinner de 2025 rivalizando com o Djokovic de 2011, aquele que dominou Federer, Nadal e Murray de forma incomparável.

Ficaria com o Djoko de 2011, era assustador. Sinner tem a potência a seu favor, mas o tanto que o sérvio se defendia na época, além da capacidade de desequilibrar o adversário faria a diferença. Não havia buracos no sérvio, que salvo engano venceu 43 jogos consecutivos naquela temporada.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
2 meses atrás
Responder para  Jonas

43 jogos consecutivos. Ficou a apenas um de igualar Guilhermo Villas como o maior vencedor de jogos consecutivos da história.
E veja que peça que o destino prega, de quando em vez:
Fabio Fognini fez um jogo hercúleo contra um top, que não me lembro agora, vencendo no quinto set, em RG, lhe dando o direito de enfrentar o monstro Djokovic de 2011 na rodada seguinte.
Pois bem, Fognini em frangalhos, desistiu da rodada e Djokovic passou direto, o que não computa como vitória. A chance de ganhar do italiano era muito grande, o que lhe daria o record de Villas, mas não aconteceu.
E depois veio aquele balde de água fria do Mr. Federer na semi.

Jonas
Jonas
2 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Uma versão assustadora, caro Luiz. Parecia imparável. O Djoko de 2015 na média deve ter sido o mais completo, menos vulnerável e muito consistente… tanto que em 2016 alcançou 16950 pontos no ranking em determinado momento, mas o de 2011 foi surreal… tanto que ‘morreu’ após a conquista do US Open em cima do Nadal. Parecia estar em seu máximo a cada jogo.

CRAS
CRAS
2 meses atrás

Ou o Toni Nadal não sabe nada ou os haters aqui só não tiveram a oportunidade de treinar o Rafael Nadal…..

Thiago
Thiago
2 meses atrás

Descobriu o brasil. É um gênio. Será q ele soube disso sozinho? O cara só é o melhor da história do esporte.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás

Essa semana, durante uns entrevista a Piers Morgan, numa exclusiva.
Perguntado sobre sua melhor versão no tênis, o sérvio afirmou que o ano de 2015 e o começo de 2016 foi sua melhor versão, muito melhor que 2011.
Perguntado se perderia para alguém em 2015, afirmou que não, era invencível, ninguém o venceria, afirmou.
Na mesma entrevista falou sobre o doping de Sinner.

Nei Costa
Nei Costa
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Falou sobre quase tudo, inclusive o entrevistador pediu desculpas a Djokovic por te-lo criticado sem razão na época da pandemia, Nole, com sua grandeza de sempre, prontamente o perdoou. O mais legal foi Djokovic dizer que esnobou o patrocínio da mais famosa marca de refrigerante do mundo por não consumir o produto e por isso não iria representa-lo por dinheiro nenhum. Isso e que é ter opinião formada de verdade.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  Nei Costa

Olá Nei.
Não sei se o Cahill (técnico do Sinner) concorda muito com vc.
No Instagram publicou logo após a declaração do sérvio sobre o doping do Sinner:

“A opinião é realmente a forma mais baixa do conhecimento humano. Não exige nem responsabilidade nem compreensão. A forma mais elevada do conhecimento é a empatia, porque nos obriga a pôr de lado o nosso ego e a colocar-nos no lugar do outro.”

CRAS
CRAS
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

É caros leitores. Nao se iludam com manipulação de texto. Dependendo como uma pergunta é feita, a resposta fica muito, muito intuitiva. Praticamente automática.
« Na mesma entrevista falou sobre o doping de Sinner ». Verdade ou Mentira?
Resposta: « Verdade a maneira de quem escreveu o texto ».

Verdade verdadeira: « Piers Morgan entrevistou Novak Djokovic recentemente e fez perguntas sobre o caso de doping de Jannik Sinner. Djokovic respondeu que a polêmica continuará a “pairar como uma nuvem” sobre Sinner.
Ou seja, ele não usou o direito de voz e saiu falando sobre o doping do Sinner por conta própria e premeditamente para se valorizar, ele foi questionado pelo entrevistador diretamente sobre o tema e, autêntico como é, respondeu.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás
Responder para  CRAS

Jornalista pergunta, entrevistado responde…
Qual parte vc não entendeu, caro CRAS?

(Quando olhamos com mais profundidade aquilo que é escrito, percebemos a falta de conteúdo de um pensamento)

Última edição 2 meses atrás by JClaudio
CRAS
CRAS
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Vc que adora manobrar sua plateia. Eu entendo vc muito bem. Muito melhor do que vc pensa.
Sua máscara ainda vai cair.

CRAS
CRAS
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Embora sua soberba não te permita enxergar, não é necessário muito conteúdo para perceber o quão manipulador vc procura ser aqui nesse blog.

CRAS
CRAS
2 meses atrás

https://tenisbrasil.uol.com.br/federer-no-comeco-nao-dei-a-novak-o-respeito-que-ele-merecia.html

‘Pareceu-me que Novak tinha uma empunhadura de forehand muito rígida e que seu backhand não era tão fluido como hoje em dia. Mas depois ele corrigiu essas coisas muito bem e se tornou um jogador monstruoso”, complementa Roger Federer.

Na mesma entrevista, através do olhar, deixou explícito que os relógios e os chocolates suiços ainda são os GOATs em suas categorias.

Luis
Luis
2 meses atrás

A verdade que fica muito monótono assistir esse modelo de jogador de tênis, só faz ponto no saque , não tem disputa muito previsível mecânico sem criatividade, para os torcedores é um saco assistir uma disputa com 2 jogadores nesse perfil

Luciano Antonio
Luciano Antonio
2 meses atrás

O Toni só esqueceu que o Djokovic tem 38 anos e o Sinner 24, ou seja, ele é um garoto que ainda tem muito a progredir.

Ronildo
Ronildo
2 meses atrás

Acho que a matéria foi completada, ou foi eu que não li tudo no início? Kkkkk

Não concordei com o início, Sinner é melhor que Djokovic. Porém Toni Nadal foi perfeito em apontar os problemas do tênis atual, citando excelentes tenistas do passado como Gáudio e Coria. Como ele disse, o tênis tem que voltar a ser definido na habilidade e não na força. É por isso que Federer é o melhor de todos os tempos, pois seu reinado foi na era do tênis força e fez a diferença com sua habilidade ímpar.

CRAS
CRAS
2 meses atrás

Djokovic não joga nada e nunca jogou nada…
Como ganhou 43 jogos seguidos em uma mesma temporada?
Como ganhou 2 vezes os 9 Masters 1000 (quase 3)?
Como foi o único detentor dos 4 Grand Slans simultaneamente (era aberta)?
Como foi o único a ficar 428 semanas como número 1?
Como o único a ganhar 40 Masters 1000?
Como foi o único a conquistar 24 Grand Slans??
Entre outros números absurdos…e jogando na mesma época de outros gigantes do Tênis?

Será que vivo em um mundo real ou só no mundo em que eu vivo isso aconteceu?

Ronildo
Ronildo
2 meses atrás
Responder para  CRAS

Creio que não seria o caso de extremar e sim relativizar.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
2 meses atrás

É uma obviedade. Sinner perdeu de Djoko até o sérvio completar 36 anos e meio. Ou seja, somente a idade avançada do goat permitiu ao Sinner dominar os confrontos.

CRAS
CRAS
2 meses atrás

Curioso essa administração do blog.
O JClaudio pode esculhambar todo mundo no blog de forma grosseira, chamando quem ele quiser de burro (qual foi a parte do texto que vc não entendeu? – essa ele usa com muita, muita frequência), de sem conteúdo e td mais, que pode. Fazemos uma piada aqui e o blog lixo (Uol né, não dá pra esperar muita coisa), tolhe, censura e muda o contexto de nossos argumentos.

José Nilton Dalcim
Admin
2 meses atrás
Responder para  CRAS

Acho que ninguém com o mínimo de decência pode aceitar um comentário que use, como brincadeira ou não, a sugestão de suicídio. E se você considera este Blog um lixo, o que faz aqui então? Vamos poupar seu trabalho e nossa paciência: de agora em diante, nenhum outro comentário seu será publicado.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.