Tjen vence mais uma e recoloca a Indonésia em uma final após 23 anos

Janice Tjen (Foto: Luiz Doro Neto)

São Paulo (SP) – A semana de Janice Tjen no SP Open segue histórica para o tênis da Indonésia. A jogadora de 23 anos e 130ª do ranking garantiu vaga na final do WTA 250 na capital paulista ao vencer a britânica Francesca Jones por 7/6 (7-0) e 6/3.

Tjen é a primeira tenista da Indonésia a disputar uma final de WTA desde 2002, quando Angelique Widjaja foi campeã em Pattaya. Nas últimas semanas, ela tem repetido várias marcas de Widjaja. Ao disputar o US Open, tornou-se a primeira tenista de seu país na chave principal de Grand Slam desde 2004, também em Nova York. E conseguiu a primeira vitória desde 2003, em Wimbledon.

“Eu conheço um pouco a Angelique Widjaja, já tive a oportunidade de encontrá-la algumas vezes e conversar um pouco com ela. Me sinto muito sortuda por isso. Essa final significa muito. Não só para mim, mas para o meu país, para a Indonésia e para todas as crianças que sonham com isso”, disse sobre a marca superada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Vinda do tênis universitário norte-americano, Tjen era apenas a 413ª do ranking em seu primeiro torneio na temporada. Ela já acumula 63 vitórias em 2025, considerando todos os níveis de competição do circuito profissional, incluindo qualificatórios e conquistou seis torneios da ITF neste ano.

A campanha até a final em São Paulo rende 163 pontos no ranking para Tjen, que fica muito próxima de entrar no top 100. Provisoriamente, ela está saltando para 102º lugar. Em caso de título, pode ficar próxima da 90ª posição. A adversária na final deste domingo às 15h virá da partida entre a mexicana Renata Zarazua e a jovem francesa de 19 anos Tiantsoa Rajaonah, que também buscam finais inéditas na elite do circuito da WTA.

“Todo jogo tem seus desafios, não só uma final. Claro que amanhã tem mais em jogo e seria incrível conquistar o título, mas, por enquanto, estou apenas processando o que aconteceu hoje, analisando com meu técnico o que podemos melhorar e me preparando para jogar ainda melhor”, completou a indonésia sobre a possibilidade do primeiro título.

Em um primeiro set equilibrado e com uma quebra para cada lado, Tjen chegou a liderar por 5/3, não aproveitou a chance de sacar para fechar, mas dominou o tiebreak. Sacando bem nos momentos importantes da segunda parcial e usando seu jogo de variações, a indonésia escapou de todos os cinco break-points que enfrentou e conseguiu mais uma quebra para fechar o jogo em sets diretos.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás

Joga bonito essa garota!!!

Diego
Diego
1 mês atrás

Parabéns para ela,belo resultado

Verridianinha Filha
Verridianinha Filha
1 mês atrás

realmente um ITF50. que barbaridade as brasieiras em simples não terem apriveitado.

Luciano
Luciano
1 mês atrás

Tá vendo como faz Bia!!! Essa é a jogadora que deu uma surra ontem!! Hoje deu uma aula na mexicana!!

Luciano
Luciano
1 mês atrás

Aprendeu com Tjen Bia !! Hoje ela deu uma aula na mexicana que deu uma surra em você ontem!!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás

Número 130, cadê a número 27?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.