São Paulo (SP) – A conquista do SP Open pela paulista Luísa Stefani e a húngara Timea Babos deixou a dupla mais confortável na disputa por uma vaga no WTA Finals. Os 250 pontos somados na competição não foram suficientes para mudar sua colocação na corrida da temporada, mas fizeram elas abrir mais de 500 pontos para as perseguidoras mais próximas.
Stefani e Babos aparecem na oitava colocação entre as melhores duplas do ano, a última na zona de classificação para o Finals. Elas estão 517 pontos à frente da russa Alexandra Panova e da chinesa Hanyu Guo, nona melhor dupla, e apenas 210 pontos atrás das sétimas colocadas, a norte-americana Asia Muhammad e a holandesa Demi Schuurs.
As três primeiras duplas garantidas no WTA Finals foram anunciadas nesta segunda-feira. Dupla número 1 do mundo, a norte-americana Taylor Townsend e a tcheca Katerina Siniakova estão prontas para fazer sua segunda aparição consecutiva juntas. Também carimbaram o passaporte para o torneio as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini.
Campeãs do Finals no ano passado, a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe fecham a lista das já garantidas no torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada.
Pigossi estreia no top 100 de duplas
Depois de chegar ao top 100 de simples, agora a paulista Laura Pigossi também faz o mesmo nas duplas. Vice-campeã do SP Open ao lado da carioca Ingrid Martins, ela ganhou 12 colocações com a boa campanha no torneio em casa e agora é a 93ª melhor do mundo nas duplas.
Pigossi é a quarta melhor do país nas duplas, atrás de sua parceira em São Paulo. O vice no torneio paulista fez Ingrid ganhar quatro posições e chegar ao 65º posto. Ela é a terceira melhor duplista do Brasil, atrás de Stefani, que se manteve na 23ª colocação, e da canhota Beatriz Haddad Maia, que ganhou um lugar e agora é a 33ª.
Bia inclusive segue no páreo para a disputa do WTA Finals, retomando a parceria com a alemã Laura Siegemund nesta semana em Seul. Elas já chegaram a figurar entre as oito melhores e no momento estão em décimo na corrida da temporada.