Antália (Turquia) – O time do Brasil está definido para a disputa da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. Nesta segunda-feira, os capitães, responsáveis pelas categorias Masculino Open, Feminino Open, Quad e Juniores, convocaram os atletas que irão representar o país no Mundial de Antália, na Turquia, de 6 a 11 de maio.
Para a equipe masculina, foram chamados os mineiros Daniel Rodrigues e Gustavo Carneiro, além do gaúcho Diego Kohlrausch. “As expectativas são as melhores possíveis, o time que vai compor a seleção no Mundial está disputando diversos torneios, então os atletas estão com um ritmo bom.”, comentou o capitão Raphael de Moraes. “Nós já conhecemos bem Antália, onde jogamos o Mundial no ano passado e conseguimos o melhor resultado da história do TCR masculino brasileiro, ficando em sexto lugar. Neste ano, vamos em busca de coisas maiores, mesmo sabendo da qualidade dos nossos adversários”, acrescentou Moraes.
Já o capitão da equipe feminina, Lázaro Ferreira, convocou Meirycoll Duval, Jade Lanai e Ana Cláudia Caldeira. Para o experiente capitão, os confrontos em duplas podem ser pontos cruciais para as definições do Mundial. “Após a classificação do Mundial, nós começamos o trabalho para decidir o melhor time para nos representar na Turquia. Sempre conversando com os treinadores individuais de cada atleta e contando com o apoio da CBT, decidimos os nomes. Estamos muito focados para os jogos de duplas que vão acontecer no Mundial, são importantes demais para a definição dos confrontos. Então, creio que estamos indo para buscar o melhor resultado possível, sempre representando muito bem a nossa confederação e o nosso país”, declarou Ferreira.
Vinícius Cyrillo, capitão da equipe de Quad, chamou os experientes Ymanitu da Silva e Leandro Pena, além do jovem João Lucas Takaki. Ciryllo espera repetir as campanhas das edições anteriores. “As expectativas são muito grandes. Desde 2021 voltamos sempre com ótimos resultados do Mundial, em 2022, inclusive, terminamos na terceira posição, conquistando uma medalha inédita para o TCR do Brasil. Conhecemos bem os adversários, todos muito qualificados por sinal, mas a nossa equipe também é muito forte, liderada pelo Ymanitu, que hoje é 11º do mundo e o Leandro, 12º, então temos os nossos dois principais atletas presentes no top 15. Vamos continuar buscando medalha e sempre tentando garantir a classificação para as próximas edições do Mundial”, comentou o capitão da equipe.
Para a equipe júnior, o capitão Léo Butija convocou Vitória Miranda, Luiz Calixto, Pedro Henrique Santos e Marcos Jardim. Léo não escondeu o seu otimismo para o torneio. “Estamos com ótimas expectativas para a competição, as condições são as melhores possíveis. As quadras, a estrutura e a não necessidade de transporte para ir até as quadras facilita muito o nosso dia a dia no torneio. Mais uma vez, o Brasil estará com as quatro equipes presentes no Mundial, são pouquíssimas as seleções no mundo que conseguem esse feito. Isso mostra o trabalho bem feito que a CBT vem fazendo ao longo desses anos. Particularmente, estou muito motivado pois metade do time juvenil já treina comigo e estamos realizando um trabalho muito pesado nas últimas semanas”, afirmou o mineiro de 59 anos que vai para a sua 14ª participação em Mundiais como capitão.
A Copa do Mundo é disputada em confrontos entre países, compostos por três partidas: duas de simples e uma de duplas. O país vencedor do confronto é aquele que somar, ao menos, duas vitórias nas três partidas.
Esta será a oitava edição consecutiva em que o Brasil estará representado em todas as categorias. Na edição de 2024, o Brasil encerrou sua participação com a quarta colocação nas categorias Quad e Juniores, além da sexta posição no Masculino, resultados que garantiram vaga automática para a edição deste ano. Já a equipe Feminina, que ficou em 10º lugar em 2024, conquistou a classificação por meio de um torneio disputado em fevereiro, em Cuenca, no Equador.
Masculino Open
Daniel Rodrigues – Com 38 anos, Daniel Rodrigues é um dos grandes pilares do time. Atualmente, ocupa a 20ª posição nos rankings mundiais de simples e duplas, sua melhor posição foi a 11ª e a 17ª colocação respectivamente. Vitorioso e sólido ao longo de sua carreira, Daniel conquistou 77 títulos somando as duas categorias.
Gustavo Carneiro – Aos 52 anos, Gustavo Carneiro é o atleta mais experiente da delegação que irá para a Turquia. Atleta paraolímpico, ocupa atualmente a 35ª colocação no ranking de simples e a 37ª em duplas, tendo alcançado sua melhor posição em 2024; 33º lugar em simples e 31º em duplas. Com 19 títulos, Carneiro traz consistência e experiência para a equipe.
Diego Kohlrausch – Com 38 anos, Diego foi convocado para o seu primeiro Mundial e completa a equipe masculina. Ele ocupa atualmente a 56ª colocação no ranking mundial de simples e a 111ª posição em duplas, marcas que também representam seus melhores desempenhos até o momento. O único título de sua carreira até agora, é o Palmas Open, no ano passado.
Feminino Open
Meirycoll Duval – Líder da equipe feminina e com uma carreira sólida e vitoriosa, Meirycoll é a atual 33ª colocada no ranking de simples e 37ª em duplas. Ao longo da carreira, a atleta de 30 anos conquistou 36 títulos em simples e 41 em duplas, figurando entre os principais nomes do tênis em cadeira de rodas feminino no Brasil.
Jade Lanai – Com apenas 20 anos, Jade já acumula conquistas importantes no circuito internacional. Ela ocupa atualmente a 43ª posição nos rankings de simples e duplas. A jovem tocantinense tem no currículo oito títulos em simples e nove em duplas. Atualmente, Jade é uma das principais representantes da nova geração do tênis em cadeira de rodas feminino brasileiro.
Ana Cláudia Caldeira – Atual 86ª colocada no ranking de simples e 73ª em duplas, Ana Cláudia alcançou suas melhores posições no ranking em 2019, chegando a 38ª em simples e a 34ª em duplas. A atleta de 26 anos soma 17 títulos em sua carreira, todos conquistados na categoria de duplas.
Quad
Ymanitu da Silva – Um dos principais nomes da modalidade no país, Ymanitu da Silva tem 41 anos e figura entre os melhores do mundo. Atualmente ocupa a 11ª colocação no ranking de simples e a 10ª em duplas. O catarinense nascido em Tijucas esteve presente nas Paraolimpíadas de Paris no ano passado. Com 26 títulos em simples e 34 em duplas, Ymanitu é referência na categoria Quad e um dos grandes atletas paralímpicos da história brasileira.
Leandro Pena – Com 34 anos, Leandro Pena é o atual número 12 do mundo em simples e 14 em duplas. Em 2023, alcançou seu melhor desempenho, chegando à 11ª colocação em ambas as categorias. Leandro acumula no total 31 títulos em sua carreira, sendo 16 em simples e 15 em duplas. Com um estilo de jogo sólido, ele compõe a base forte da equipe Quad brasileira.
João Lucas Takaki – O paulista de 22 anos faz parte da nova geração do TCR Quad brasileiro é o terceiro integrante da equipe Quad. Atualmente ocupa a 32ª posição nos rankings de simples e duplas. Ao longo da carreira, já conquistou 17 títulos em simples e 13 em duplas.
Juniors
Vitória Miranda – Com apenas 17 anos, Vitória Miranda é o grande destaque da equipe juvenil. Atual número 1 do mundo no ranking juvenil de simples, ela também ocupa a 37ª colocação no ranking profissional. Vitória já conquistou 8 títulos em simples e 9 em duplas, incluindo dois títulos de Grand Slam: foi campeã do Australian Open Junior 2025 nas duas categorias. A mineira é considerada uma das grandes promessas do TCR mundial.
Luiz Calixto – Também com 17 anos, Luiz é o atual número 6 do mundo no ranking juvenil. O mineiro possui 6 títulos em simples e 3 em duplas, incluindo o título de duplas no Australian Open Junior 2025 em duplas, conquistado ao lado do norte americano Charlie Cooper.
Pedro Henrique Santos – Aos 14 anos e natural de Niterói (RJ), Pedro Henrique integra a equipe juvenil como um dos talentos em desenvolvimento. Atualmente ocupa a 67ª posição no ranking juvenil de simples, marca que também representa seu melhor desempenho até agora. Ainda não disputou partidas em duplas nem conquistou títulos, mas é apontado como um nome promissor do Brasil.
Marcos Jardim – Também com 14 anos e natural de Niterói (RJ), Marcos completa a equipe juvenil. Ocupa a 45ª posição no ranking juvenil de simples, sendo esta sua melhor colocação até o momento. Assim como Pedro, também busca seu primeiro título internacional.
Conheça os capitães
Raphael de Moraes – Capitão do Time Masculino Open
Natural de Uberlândia (MG), Raphael tem 35 anos de idade e 17 anos de experiência no tênis. Esta será sua 9ª participação como técnico em Mundiais.
Lázaro Ferreira – Capitão do Time Feminino Open
Também nascido em Belo Horizonte (MG), está em seu quarto mundial. Começou no tênis como pegador de bola e atualmente acumula 35 anos de dedicação profissional à modalidade.
Vinícius Cyrillo – Capitão do Time Quad
Nascido em Niterói (RJ), Vinícius tem 33 anos e trabalha no tênis há 16. Vai para o seu 8º Mundial como técnico.
Léo Butija – Capitão do Time Juvenil
Natural de Belo Horizonte (MG), Léo tem 59 anos e trabalha com tênis há cinco décadas, quando iniciou como boleiro aos 9 anos de idade na capital mineira. Esta será sua 14ª participação em Campeonatos Mundiais. Recentemente, acompanhou Luiz Calixto e Vitória Miranda no Australian Open.