PLACAR

Tenista sueco pega gancho após negar vistoria em celular

Dragos Nicolae Madaras (Foto: ITF)

Londres (Reino Unido) – A Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA) divulgou nesta quinta-feira que o tenista sueco Dragos Nicolae Madaras, de 26 anos e atual 265º do ranking, foi suspenso do esporte por um período de quatro anos e seis meses e multado em US$ 2.500 por violações do Programa Anticorrupção do Tênis (TACP).

A ITIA acusou Madaras após uma série de eventos em que ele se recusou a submeter um dispositivo pessoal para averiguação de investigadores. Em vez de entregar seu celular para exame, o sueco passou o aparelho para seu irmão, Patrick, que estava credenciado no evento sob o pretexto de ser o rebatedor de Dragos. Patrick também se recusou a entregar o dispositivo, antes de sair do local.

Uma audiência independente foi realizada em 28 de fevereiro de 2024, e o oficial Charles Hollander concluiu que Dragos Madaras violou as seções F.2.b (falta de cooperação) e D.1. l (obtenção de credenciamento por falsas declarações) do TACP, determinando um gancho de 54 meses ao tenista.

Como o Dragos já está afastado provisoriamente desde 17 de agosto de 2023, o tempo cumprido será creditado no período de inelegibilidade. Dessa forma, a sua suspensão terminará em 16 de fevereiro de 2028. Até lá, ele está proibido de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado pelos membros da ITIA ou associações nacionais. Já o seu irmão, Patrick Madaras, que não exerce nenhuma função profissional no tênis, também violou a seção F.2.b do TACP e foi suspenso de participar de qualquer evento pelo período de dois anos e seis meses.

Sensação no circuito da ITF em 2023, Madaras fez história ao se tornar o primeiro tenista a conquistar dez ‘futures’ em uma mesma temporada, atingindo o feito em apenas sete meses. Entre janeiro e julho, ele venceu seis eventos de nível M15 e outro M25 em Antalya, na Turquia, um M15 no Cairo, capital do Egito, e mais dois M25 em Varnamo, na Suécia, e Brasov, na Romênia. Curiosamente, todos eles disputados em quadras de saibro.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE