Temporada 2026 dá largada com boas atrações e frustração

Foto: National Bank Open Presented by Rogers

* atualizado com desistência de Fonseca em Brisbane

Com os olhos voltados principalmente para o Australian Open, que começa dentro de duas semanas, boa parte dos melhores tenistas do circuito já estão em quadra. Alguns preferiram se testar com menor empenho físico na United Cup, outros participam dos dois ATPs e dois WTAs do calendário tradicional, com destaque para a fortíssima chave feminina de Brisbane.

Cinco dos atuais top 10 decidiram jogar logo na primeira semana após a pré-temporada. Alexander Zverev, Félix Aliassime, Taylor Fritz e Alex de Minaur optaram pela United Cup, quase um amistoso mas que vale pontos para o ranking. Podem fazer de três a cinco jogos de simples, o que afinal é um bom preparo.

Lorenzo Musetti foi para Hong Kong, onde terá companhia de Alexander Bublik, Andrey Rublev e Karen Khachanov. Mesmo sem top 10, Brisbane promete mais, tendo o favoritismo de Daniil Medvedev e Alejandro Davidovich, além de nomes fortes como Jiri Lehecka e Tommy Paul.

É lá no 250 australiano onde João Fonseca iria iniciar a temporada, na condição de cabeça 6. Já tinha até adversário definido, o gigantão Reilly Opelka, e uma caminhada que poderia incluir Daniil Medvedev nas quartas. Mas, na manhã deste domingo, veio a notícia desoladora: ele voltou a sentir dor lombar, como havia acontecido antes de disputar Atenas após Paris, e optou por desistir.

Exames indicaram não haver gravidade, ótima notícia, mas a experiência nos diz que esse tipo de “informação oficial” carece de cautela, porque raramente um tenista fala a verdade quando se trata de uma contusão potencialmente mais séria. Ninguém quer entregar o ouro. De qualquer forma, lombalgia é algo bem comum para o tenista de alto rendimento, ainda mais se o treino ou um jogo forem puxados após uma exigente pré-temporada. A resposta virá em Adelaide, onde ele permanece inscrito.

Como defende os 125 pontos pelo título do challenger de Canberra, o brasileiro perderá imediatamente cinco posições, caindo para 29º, e pode deixar o top 30 caso concorrentes diretos avancem em Brisbane, casos de Frances Tiafoe e Valentin Vacherot, e se Stefanos Tsitsipas seguir vencendo na United Cup.  A possibilidade de perder a condição de cabeça no Australian Open segue, no entanto, bem pequena, porque Jack Draper e Holger Rune estão fora do primeiro Grand Slam e portanto o último cabeça será o 34º colocado do ranking do dia 12.

Brisbane também terá um concorrido WTA 500, com sete das atuais top 10, ou seja, uma verdadeira avant-première do Australian Open. Aryna Sabalenka e Madison Keys podem reeditar a final de Melbourne ainda nas quartas, mesmo rodada em que se espera o encontro entre Amanda Anisimova e Mirra Andreeva. Enquanto isso, Iga Swiatek, Coco Gauff e Jasmine Paolini preferiram disputar a United Cup.

E mais

– Brisbane marcará também o retorno oficial de Nick Kyrgios, que não joga para valer desde Miami e estreará contra Aleksander Kovacevic.
– Além de Fonseca-Opelka, há outros jogos promissores logo na primeira rodada, como Davidovich-Nakashima, Paul-Perricard, Vacherot-Korda, Lehecka-Machac e Medvedev-Fucsovics.
– Ambos com 37 anos, Cilic e Mannarino duelam na estreia de Hong Kong.
– Por falar em veteranos, Venus Williams, aos 45, ganhou convite para Auckland e para o Australian Open.
– Melo/Romboli, Matos/Luz e Demoliner/Perricard estão em Brisbane, Pigossi/Ingrid entraram em Auckland.
– Alcaraz e Sinner repetem 2025 e não jogarão preparatórios para o Australian Open. Já Djokovic aparecerá em Adelaide e Ben Shelton, em Auckland.

Subscribe
Notificar
guest
164 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
ricardo
ricardo
24 dias atrás

Caro Dalcim… bom lembrar que Matos/Luz também estao na chave de duplas de Brisbane!!! E a Bia? Quando retorna? Abraços!!!!

Paulo A.
Paulo A.
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Falando nisso, qual a sua real expectativa para o retorno da Bia? Ainda acha possível um lugar entre as top 20? Eu ficaria (muito) surpreso – mas feliz!!! – se isso acontecer…

Paulo A.
Paulo A.
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Que assim seja! Ela merece – e nós aplaudiremos!

Fernando Brack
Fernando Brack
19 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, precisamos torcer por resultados sim, pois nenhum jogador fica feliz se eles não aparecem. Seria até bizarro vê-la feliz em quadra mesmo perdendo e, ptto, seguindo o tormento que foi 2025.

Fernando Brack
Fernando Brack
17 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Sim, Dalcim, isso é bastante óbvio. Todo atleta, em particular os de ponta, precisa estar de bem consigo mesmo para encarar seus desafios, que muita gente nem imagina quão pesados são. Dentre outras coisas, precisa saber encarar derrotas como parte da vida. Bia mostrou inúmeras vezes ser um tanto frágil de cabeça e só ela ou alguém próximo pra nos dizer porquê. Nem sei se é possível, mas ela teria que tratar isso antes de tudo. Enqto não acontece, ela precisa de vitórias para se animar e cabe a nós ficarmos na torcida por isso.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
24 dias atrás

Começar o ano enfrentando o Opelka não é lá o melhor dos mundos pro Fonseca. Porém se ele quer mesmo subir mais no ‘ranking’, não pode escolher adversários. Os degraus agora ficam mais e mais altos.
Daqui pra frente é só pauleira. Pelo menos não vai ter que encarar um Sinner, um Alcaraz ou um Djokovic logo de cara no AO.
E a Sabalenka, hein? Quer revanche…. Muito teimosa a menina. Com quadra e regras diferentes, fica difícil qualquer comparação. Ganhe ou perca, acho que o único beneficiado será o falastrão australiano. com uns níqueis a mais na conta bancária. E só.

Beato Campestre
Beato Campestre
23 dias atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Parece que o maior adversário do Fonseca não será outro senão ele mesmo neste in>cio de twmporada.

A estwnsão do problema será melhor compreendida conforme o tempo vai passando.

No entanto, AusOpen está muito próximo.

Agora é aguardar e torcer pelo Heide e Monteiro,

Anderson
Anderson
23 dias atrás

João Fonseca já desistiu do torneio!

Friburg
Friburg
23 dias atrás
Responder para  Anderson

Pois é!

Paulo Cesar
Paulo Cesar
23 dias atrás

O site da ATP informa que o Fonseca está fora de Brisbane por contusão. Confirma Dalcim?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Falando nisso, você mensiona que o Blog foi atualizado a partir da notícia da contusão do JF, mas no final, na coluna e mais, aparece o jogo dele com o Opelka como promessa de bom jogo, ainda.

SANDRO
SANDRO
23 dias atrás

Bom Dia Dalcim ! O Senhor sabe se será transmitida a estreia da excelentíssima Senhora Venus Williams??? Estamos ansiosos por ver essa premiada e célebre tenista jogar!!!

SANDRO
SANDRO
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Muito Obrigado pela resposta Dalcim! Que pena que não vai passar na ESPN…

SANDRA
SANDRA
23 dias atrás

Dalcim , será que João Fonseca com essa lesões recorrentes ele vai aguentar o ritmo? Será que é grave ou precaução que ele saiu ? Não é a primeira vez que ele tem problemas na lombar !

SANDRA
SANDRA
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Tomara !

Paulo A.
Paulo A.
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ele vai precisar encorpar e ficar mais forte. E ainda bem que viaja sempre com um fisioterapeuta pessoal.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
23 dias atrás

Tomara que essa lesão do JF não interfira com sua participação no AO. Infelizmente essa não é uma certeza, pois há casos que a recuperação é demorada (2-3 semanas), vamos torcer pelo contrário…

Paulo A.
Paulo A.
23 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Penso que, se jogar no AusOpen, estará longe da condição ideal. Infelizmente…

Fernando Brack
Fernando Brack
19 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Lesões na região lombar costumam demorar muito para sarar completamente. Dito isso, sou ainda mais pessimista. Se ele jogar o AO, deve perder na 1a.R e ainda agravar a lesão.

Última edição 19 dias atrás by Fernando Brack
Porkuat
Porkuat
23 dias atrás

Entrou água no chopp

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 dias atrás

Principal favorito, Jannik Sinner ( tenta o Tri ) , junto com Alcaraz , optou em ir direto para Melbourne. Sasha finalista no AOPEN 2025 , está na United Cup. Sérvio largou Brisbane ( caiu pra Opelka nas Quartas em 2025 ) , não fica mais sem ATP 250 rs , pulou para Adelaide na tentativa do 102 …Fontes sérias garantem que contusão de JF não preocupa. Tenho pra mim que não jogaria os dois Torneios . Por puro palpite , acredito que teremos JF x Djokovic, no ATP 250 de Adelaide 2025. Aguardemos rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Djokovic fez o certo. Vai jogar em casa e resolveu pular Adelaide. Logo , o 102 ele vai tentar no AOPEN mesmo…rs. Abs !

James Dellush
James Dellush
23 dias atrás

Após passar 2025 incólume – sem cometer nenhuma “presepada” – Djokovic começa o ano a 1000 e resolve sair da PTPA.

Mais uma decisão questionável (para dizer o mínimo), daquele que senauto-intitula o maior…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
23 dias atrás
Responder para  James Dellush

Ele foi fundador em 2020 junto com Propisil. Em abril de 2025 , quando a tal PTPA entrou com ação contra : ATP , WTA , ITF , Sérvio não assinou surpreendendo a todos . Apenas agora tornou oficial sua saída . Sabe que terá grande homenagem no AOPEN, e não quer encrenca com ninguém , meu caro. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Tem uns 6 meses que lhe pergunto: por que ele não assinou?
E tu não respondeu, mesmo vindo sempre com essa notícia “furo” de reportagem.
E pergunto outra coisa: tu, SR, assinaria algo que não fosse de acordo com o que evidencie suas convicções?
Creio que não.

Lucca de Leon
Lucca de Leon
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Errat: onde escreve-se “convicções”, leia-se “benefício próprio”…

Em resumo, quando ele percebeu que não se beneficiaria da PPTA (desculpe o trocafilho) ou que não precisaria mais dela, ele simplesmente saiu.

E esse comportamento selfish é a cara dele. Por isso ninguém está surpreso.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
22 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

É para rir?
Benefício próprio?
Ninguém quem?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Nada é de acordo com as convicções do Sérvio. Até porque o problema dele é outro. Quem sabe agora , como sempre repete , não será mais ” amado ” nas homenagens no AOPEN 2026 …Aí LF 2 entra em êxtase…rs. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Numa coisa há uma certa inveja de você: é o único a garantir há tempos que o Australia Open está preparando uma festa para Djokovic.
Que belos contatos, hein?
Mas, ao mesmo tempo, me intriga: porque preparariam uma festa para um ex-deportado, carregado de maus atributos e não querido pelos apreciadores desse belíssimo esporte?

Lucca de Leon
Lucca de Leon
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Provavelmente prepararam uma festa para tentar apagar o vexame da deportação de anos atrás, pois afinal de contas, a imafem da ATP não pode ficar manchada com uma atitude como esta (tentar entrar num país sem cumprir com as exigências legais, na base da carteirada.

Então, melhor passar um pano antes que o tema venha a tona novamente. Só esperamos que o tiro não “saia pela culatra”.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Então quer dizer que o cara tenta entrar no país sem cumprir exigências legais, na base da carteirada e ainda ganha uma festa, anos depois?
Legal!
Em outros cantos do mundo, quem faz isso, fica proibido de voltar lá.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Rapaz , impressiona a tua falta de sintonia com a informação e principalmente com os fatos . És apenas um fanático e nada mais. A fila anda, e já passou o tempo da vergonha de ser deportado. Pagou com juros . Sérvio é Decacampeão do AOPEN. Não vou repetir as declarações do diretor do Torneio , para os principais diários que fazem a cobertura deste Esporte Maravilhoso, simplesmente porque não mereces. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E o que me impressiona é a capacidade interpretativa. Ou a falta dela.

lEvI sIlvA
lEvI sIlvA
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O interessante de tudo isso, é que, ao criar a PTPA Novak Djokovic era uma pessoa execrável por N motivos… Pois bem, passou o tempo e muitos tenistas renomados aderiram a essa associação que era tudo de mais ruim, inclusive jogadoras. Agora, por não concordar com certas questões, Novak saiu da associação, e por isso, se tornou uma pessoa pior ainda…INCRÍVEL

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
20 dias atrás
Responder para  lEvI sIlvA

Federer e Nadal não foram avisados nem que cairia o CEO da ATP na Época, e muito menos da fundação da PTPA . Cite os tais renomados Tenistas , Sr Levi … Suíço e Espanhol voltaram ao Conselho as pressas pois o Presidente ( Djokovic ) não deu a mínima. Cite as certas questões… meu Sr. Na boa , de música entendes bastante, mas neste caso, estás completamente fora de sintonia. Incrível é o teu desconhecimento do que se passou nos bastidores em 2019 …Abs !

Helton
Helton
20 dias atrás
Responder para  lEvI sIlvA

Ele não serviu para o que é ruim, e muito mais para o que é péssimo! Tá bem não o sérvio.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
20 dias atrás
Responder para  lEvI sIlvA

A dor das perdas de Federer dos principais recordes transformou-se em obsessão por parte de sua torcida. Tem até torcedores que discutem a sistema tributário da Grécia somente porque Djoko mudou para esse país.

Helio Da Penha
Helio Da Penha
17 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Não me parece obsessão por perda de recordes.
O Sérvio é uma oessoa pública que toma decisões bastante questionáveis e a fanática torcida sempre apela para uma suposta perseguição quando alguém menciona as decisões ridículas dele, assim como você acabou de fazer.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Helio Da Penha

Imagine você. Estamos falando do esporte tênis no site Tênis Brasil e os isentões só falam de questões fora das quadras ao invés de falar do esporte em si. Você é outro fanático amargurado pela perda dos recordes e que deve estar torcendo para Sinner ou Alcaraz ultrapassarem o maior de todos rs.

Helio da Penha
Helio da Penha
14 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Hummm. É uma possibilidade – que eu seja um fanático amargurado pela perda de recordes e que quer que Sinner, Alcaraz (ou mesmo Zverev, drapper ou Wild!?!?!?!) ultrapassem todos os recordes do maior de.todos.

Vou pensar a respeito!…

Helio da Penha
Helio da Penha
14 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Aliás, a torcida do Federer foi durante muitos anos super irritante com essa história de recordes. Dentre tantas pérolas (lembro-da história de que federer duraria até os 50 anos5ganhando gs porque ele não se desgastava. Felizmente pararam, mas hoje a torcida do Servio assumiu bem esse papel

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
20 dias atrás
Responder para  lEvI sIlvA

Esse é o ponto Levi.
Não basta ser execrável, tem que ser Novak Djokovic.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
22 dias atrás

Fonseca já avisou que estará fora da Davis, em Fevereiro, outro mau indício…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Discordo. Quadra Indoor em Vancouver dia 7 de fevereiro. Optou do mesmo jeito que os topss Hermanos. JF defende o Título no Saibro lento de Buenos Aires, e depois joga Rio Open . Só teremos TOP 100 defendendo a Argentina na estreia da Davis . A diferença de Clima inclusive é imensa em relação ao Canadá. Abs !

Kaio
Kaio
22 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mas se fosse o Djoko não jogando a Davis vc iria criticá-lo, q não pensa no país, nos colegas, etc

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
22 dias atrás
Responder para  Kaio

O que tem o Sérvio com as calças ???. Estamos falando do melhor jogador Brasileiro do momento, e até mesmo o Capitão da Davis , entendeu seus motivos. Na boa , cresça meu caro. Abs !

Lucca de Leon
Lucca de Leon
21 dias atrás
Responder para  Kaio

Djokovic já não tem interesse em participar, pois já cumpriu os objetivos dele de ganhar uma Davis.

Portanto nâo daria para criticá-lo – por exemplo – dizendo que ele não pensa mais no país ou nos colegas – pois na verdade ele nunca pensou.

Ele apenss participou para agregar algo em benefício próprio mesmo.

Kaio
Kaio
21 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Lucca, o que vc acha de o João Fonseca não jogar a Davis?

Lucca de Leon
Lucca de Leon
21 dias atrás
Responder para  Kaio

Eu acho que ele está contundido. E vc, o que acha?

Kaio
Kaio
21 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

A assessoria do João confirmou que a decisão de não participar da Copa Davis foi em função do calendário, não da lesão.

➡️ O Brasil enfrenta o Canadá em 6 e 7/02 em Vancouver na quadra dura indoor e no dia 9 já inicia, no saibro, o ATP de Buenos Aires, onde ele defende título.

Lucca de Leon
Lucca de Leon
20 dias atrás
Responder para  Kaio

Ok kaio,

Dou o braço a torcer:
– Objetivos pessoais vem antes do coletivo.

Me parece justo!

Kaio
Kaio
20 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Obrigado por vir aqui e reconhecer. Pq têm uns aqui do blog q não fazem isso. Por ex: Criticam qdo o Djoko faz ou não faz alguma coisa mas se o tenista de q gostam fazem ou não fazem a mesma coisa q criticaram no Djoko passam pano para o tenista por quem torcem ou torceram

Lucca de Leon
Lucca de Leon
19 dias atrás
Responder para  Kaio

Deixando bem claro:
– Eu reconheço os meus erros, mas quem tem que reconhecer os erros do DJoko é ele mesmo. Ele pode ser co siderado o “Rei das Presepadas”.

E Todos os tenistas cometem as suas, naturalmente. Mas no caso do djoko algumas parecem tão estúpidas que não há como não apontar.parece até mesmo que ele tem uma “predisposição” a cometer erros infantis que os outros via de rega não tem.

Portanto, não acho que as críticas as atitudes dele sejam exageradas e acho que elas não tem nada a ver com o tema “torcida contrária”, mas sim com as atitudes bastante infantis do Djoko, como atirar bola em juízes de linha, crença equivocadas como no tema das vacinas, tentar entrar num país burlando leis sanitárias e tentando dar carreirada, etc.

Nem o Kirgios nem BigMac criaram tanto problema deliberadamente…rs

Kaio
Kaio
19 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Sim, o Djoko e mais uns aí… heheheh

Lucca de Leon
Lucca de Leon
15 dias atrás
Responder para  Kaio

Pois é kaio, parexe que a “decisão baseada no Calendário” rem nome e sobrenome:
– Hipolordose.

E o calendáruo já o tirou de Brisbane, agora Adelaide… e vamos ver onde isso afetará o desempenho do menino em jogos de 5 sets (Australian Open).

Esse maldito calendário não poupou nem a Davis.

Kaio
Kaio
14 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Tb dou o braço a torcer, acreditei na assessoria e me dei mal

Lucca de Leon
Lucca de Leon
13 dias atrás
Responder para  Kaio

“Dou o braço a torcer” ao contrário do que possa parecer, apenas o engrandece. Ganhou o ai da mais o meu respeito!

: – )

Ainda acho que eles nao deveriam ter desmentido a “decisão baseada no calendário”.

Os adversários e patrocinadores não precisam saber que ele tem um problema crônico nas costas, pois com certeza isso vai ser explorado de todas as formas (inclusive pelos adversários em quadra).

Kaio
Kaio
13 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Obrigado pelo comentário. Vc ganhou meu respeito lá na primeira msg e agora o consolidou.
:)

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
19 dias atrás
Responder para  Kaio

É hater. Não ligue para o Sr. Ribeiro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
19 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Boa . Tadinho do Sr Djokovic…rsrs. Abs !

Nelson Veiga
Nelson Veiga
22 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Esporte de alto rendimento nunca foi saudável… e nem todos tem uma estrutura genética que suporte a rotina.

Mas vamos aguardar o desenrolar. O tempo vai esclarecer sobre todas as nossas curiosidades!

Paulo A.
Paulo A.
22 dias atrás

Dalcim, já que a Naná não mais irá jogar o AusOpen, qual será o calendário dela para esse início de ano? Penso que foi uma decisão equivocada da equipe dela mas…

Marcos
Marcos
22 dias atrás

A lombar do JF dói muito quando o jogo vale algo em treino e exibição vai de boa.

Última edição 22 dias atrás by Marcos
Adailt9n Castro
Adailt9n Castro
21 dias atrás
Responder para  Marcos

Mais uma prova que o modelo onde só vale aquilo que prega a associação já não funciona mais para os Tops.

A imagem dos Tops vale tanto que se eles podem se dar ao luxo de cobrar o quanto querem por uma exibição – que não acaba com seu corpo – e só continuar na ATP para ter visibilidade suficiente para vender o “pacote exibição.

Alcaraz e joão Fonseca já se ligaram.. enquanto Sinner ainda patina neste aspecto.

Lucca de Leon
Lucca de Leon
13 dias atrás
Responder para  Marcos

Por mais incrível que possa parecer, sua afirmação é um #fato!

O stress do momento da competição – quando se entra em quadra – é muito diferente do stress de treino ou ainda da exibição e os níveis de adrenalina e cortizona idem – sem citar o restante (há uma lista imensa).

Guilherme
Guilherme
22 dias atrás

Não deve ter sido uma decisão fácil para o Djoko, mas, de certa forma, fico feliz que ele esteja sendo sincero e não possa tolerar o que está acontecendo.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
21 dias atrás
Responder para  Guilherme

Para muitos, Djokovic é o pior caráter que já frequentou esse universo.
Para mim, é exatamente o oposto.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
21 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Djokovic está sendo sincero aonde ???. Botou pilha em 2020 , não teve a adesão que imaginava, e o Conselho dos jogadores da ATP funcionou tranquilamente sem Sérvio e CIA . As premiações somente fizeram aumentar. Ficou isolado dos principais TOPs do Circuito, e optou em não assinar na hora das ações contra ATP , WTA e ITF . PS : Sinner,Alcaraz, Zverev, não quiseram nada com PTPA, nem Murray e Wawrinka. PS : Nenhum destes citados fazem parte do Conselho da ATP. Gaudenzi acabou reeleito para novo mandato como Presidente da Entidade. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
20 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você deveria dirigir a pergunta sobre sinceridade ao Guilherme.
Sinner, Alcaraz, Zverev (vários processos de agressão física), Murray e Wawrinka jamais se engajariam em nenhuma questão onde os olhassem de maneira desconfortável.
Por isso minha resposta, também ao Guilherme.
Esse seu textão não alterou nada.

Guilherme
Guilherme
21 dias atrás

Atp ameaçou os jogadores para que não se juntassem à PTPA.
Lembram?

Guilherme
Guilherme
21 dias atrás

Os jogadores confirmaram ao juiz que foram ameaçados com a perda de suas aposentadorias caso não desistissem do processo.

Comportamento absurdo e chocante por parte da ATP!!!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
21 dias atrás

O maior disparado dos esportes adiou o 102° título para o alívio dos terceirônicos. Talvez seja melhor para garantir uma boa campanha no Australian Open. Deve saber o que está fazendo.

Murilo Munhoz
Murilo Munhoz
17 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sim, ele deve se poupar pois precisará lutar para garantir a semi. Já que o topo do Olimpo (final) já tem cadeira cativa para Sinner e Alcaraz, com certo favoritismo para o primeiro.

E Djokovic é carta fora do baralho para postular ao título.

Última edição 17 dias atrás by Murilo Munhoz
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
15 dias atrás
Responder para  Murilo Munhoz

Ele foi e continua sendo o único do tênis masculino a atingir o topo do Olimpo 24 vezes.

Caio Alencar
Caio Alencar
13 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Martina Navratilova escalou o topo do Olimpo por 59 vezes.

Mas ahhh.. me esqueci que aqui no blog os recordes femininos não são dignos de serem compatibilizados… para uma pequena parcela de participantes!

Tom França
Tom França
20 dias atrás

Tiafoe e Vacherot não assustam mais, pelo menos por enquanto, pra mexer no ranking de João Fonseca. Só resta agora o Tsitsipas. Mas de nada adiantará isso, se ele não estiver firme e forte, e puder jogar Adelaide.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
20 dias atrás
Responder para  Tom França

Ele já se garantiu no Top 30. Pra variar o parceiro sempre apressado…rs. Adelaide não conta para o Ranking do AOPEN 2026 . PS : JF estará presente no Torneio. A conferir. Abs !

Daniel Toledo
Daniel Toledo
19 dias atrás

Dalcim, sabe como o podcaster Damian Kust morreu tão jovem? Gill Gross excelente analista postou João Fonseca como N.9 ao final de 2026. Qual a sua previsão? Grande abraço

Helton
Helton
19 dias atrás

Dalcim, vc acha que venceria a tenista egípcia que pagou um mico em um torneio no Quênia essa semana?

Davi Poiani
Davi Poiani
18 dias atrás

Prezados, escrevo aqui algumas palavras sobre Stan Wawrinka.

Provavelmente o one-handed backhand mais icônico da história do tênis, um verdadeiro torpedo avassalador, mais temido até mesmo que o seu próprio forehand.

Claro que na história tivemos outros one-handed backhand sensacionais, tais como Federer, Kuerten, Thiem… Mas apesar do do backhand de uma mão ser provavelmente o golpe mais belo do tênis, e também ser capaz de gerar mais potência e spin do que o two-handed backhand, ele tem as suas fraquezas: há menor controle de bola comparado ao two-hander, em especial nas devoluções e também em rebater bolas mais altas.

Nadal explorou esta fraqueza do backhand de Federer até a exaustão, em especial no saibro onde sua bola tinha um spin absurdo e empurrava Federer para trás com bolas altas no backhand.

Mas este não era o caso de Wawrinka. No seu auge, o lado a ser evitado pelo oponente era muito mais o seu backhand do que o seu forehand. Justamente o contrário com relação aos demais one-handers. Quem não se lembra da final de Roland Garros em 2015, quando o backhand de Wawrinka foi demolidor contra Djokovic… até mesmo o match point foi um backhand espetacular na paralela.

Na época Djokovic ainda não havia completado o Career Grand Slam, ou seja, ainda não havia conseguido vencer Roland Garros (o Slam que faltava), pois sempre esbarrava em Nadal. Até mesmo em 2011, o seu primeiro ano naquele nível absurdo, ele perdeu a semifinal para o Federer. Tendo vencido Nadal nas quartas (apenas a segunda derrota de Nadal no saibro parisiense), era a sua grande chance de enfim conquistar Paris. Mas Wawrinka adiou esta conquista por mais uma vez, com uma atuação espetacular. Novak somente veio a vencer Roland Garros pela primeira vez em 2016, na final contra Murray.

E durante a cerimônia de 2015, houve um dos momentos mais bonitos da história do tênis: apesar da derrota para Wawrinka, Djokovic foi ovacionado durante vários minutos pela plateia e veio aos prantos, ficou nitidamente emocionado. Era o público reconhecendo o espírito de luta do sérvio em sua busca para vencer Roland Garros, após tantas finais e semifinais perdidas. Vale a pena conferir no YouTube, tanto os highlights quanto a cerimônia.

Voltando ao presente, ainda bem que tiveram bom senso de dar um wild card pro Stan Wawrinka. Afinal de contas, ele foi campeão do Australian Open em 2014 e merece sua “last dance” em solo australiano.

Para quem gosta destas histórias e estatísticas, vejam que interessante.
No confronto com Djokovic, o H2H é o seguinte:
Djokovic 21 vs 6 Wawrinka

No entanto, em finais de Grand Slam fica assim:
Djokovic 0 vs 2 Wawrinka (Roland Garros 2015 e US Open 2016)
Dois a zero em favor do suíço!

Claro que Djokovic ganhou muito mais contra ele no geral, mas isto dá uma ideia de como Wawrinka era um cara perigoso no seu auge entre 2014 e 2016, um dos que conseguia enfrentar os caras do Big 3, tal como Del Potro, Murray e Thiem. Hoje não temos ninguém assim contra Sinner e Alcaraz.

Para efeito de comparação, no seguinte H2H:
Djokovic 27 vs 23 Federer

Em finais de Grand Slam:
Djokovic 4 vs 1 Federer
Novak venceu 3 finais em Wimbledon (2014, 2015, 2019) e 1 no US Open (2015)
Federer venceu apenas 1 final no US Open (2007)

Claro que semifinais de Slam ou Masters 1000 também são confrontos importantes e não coloquei na conta.

Mas não deixa de ser interessante notar que Wawrinka tem mais vitórias contra Djokovic em finais de Grand Slam do que o próprio Federer.

Contra Federer e Nadal, Wawrinka obteve apenas 3 vitória sobre cada um na carreira:
Nadal 19 vs 3 Wawrinka
Federer 23 vs 3 Wawrinka

Mas em finais de Grand Slam, Wawrinka também roubou um título do espanhol:
Wawrinka venceu a final do Australian Open 2014 sobre o Nadal.
E Nadal o venceu na final de Roland Garros 2017.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Realmente o Backhand do grande Stanimal era devastador na paralela. Quase comparável ao de Gustavo Kuerten. Mas era também um freguês de carteirinha do Spin demoníaco do Touro Miura , tanto no Saibro quanto nas hards. Bem diferente do Craque Suíço que possui 14 x 10 sobre o Espanhol nas demais superfícies, mantendo uma invencibilidade desde 2015 fora da Terra Batida. Os recursos de Roger Federer a nível de Slices e jogo de rede , eram infinitamente superiores aos de Stan . E principalmente bate prontos geniais de todo o canto da quadra. Não atoa é o único Octacampeão de Wimbledon, batendo Djokovic e Murray em sequência, para levar no All England Club em 2012. PS : Quanto Pistol Pete tentava também o Octa em Wimbledon 2001 , com também genial Back Simples, perdeu por 3 x 2 para o jovem Suíço de 19 anos . Para muitos, autêntica passada de bastão. Abs !

JClaudio
JClaudio
18 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

“Mas apesar do do backhand de uma mão ser provavelmente o golpe mais belo do tênis, e também ser capaz de gerar mais potência e spin do que o two-handed backhand”

(Acredito que não, o backhand de duas mãos, além de mais seguro e fácil, gera muito mais spin, até porque o golpe de duas mãos consegue fazer a bola subir mais, o backhand de uma mão faz a bolinha mais reta, exige mais ajustes para fazer o golpe com spin)

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 dias atrás
Responder para  JClaudio

Pete Sampras irritava Agassi elevando bastante com Spin , mas tirando o peso da bolinha . Em compensação Jannik Sinner imprime uma velocidade absurda gerando Spin , com seu espetacular Backhand de duas mãos. Abs !

Helton
Helton
18 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Só que a esquerda do Stan não fazia efeito contra Rafa não. Pelo contrário. Nadal também pintava e bordava assim como fazia contra Federer. E na minha modesta opinião, o back do Thiem encarava melhor o forehand do espanhol do que os dois suíços.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 dias atrás
Responder para  Helton

Contra Federer no Saibro. Mesmo assim levou Pneu do Suíço no Masters 1000 de Hamburgo 2007 em Sets diretos. Thiem 2 x 2 Nadal , nas hards . Federer 11 x 9 na mesma superfície. Na Grama 3 x 1 . O Backhand batido pegando todas na subida ( Ljubicic idealizou) , anulou de 2015 a aposentadoria, o Forehand demoníaco de Nadal . Thiem encarou mas não chegou a tanto , meu caro . Terminou com um honroso 6 x 10 , graças as 4 que Austríaco levou no Saibro. Realmente não terra batida foi melhor que os dois Suíços…Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

* realmente NA terra batida. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Davi, para mim, o ponto mais bonito até hoje foi aquele (de backhand é lógico), que Stan fez, passando a bolinha bem baixa, entre o post da rede e uma placa de publicidade, ou seja, por fora. Só não foi o match-point. Foi ao longo do jogo.
E outro momento marcante, apesar da derrota, Djokovic buscou Wawrinha para outro abraço, depois do cumprimento junto à rede.

Zan
Zan
15 dias atrás
Responder para  Davi Poiani

Vale lembrar que foi Stan the man também que tirou de Federer o único Master 1000 que ele não conseguiu, na Final de Roma. Certamente o suiço mais famoso queria muito… jogaram muito.

Zan
Zan
13 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ah, perfeito, Dalcim. Em minha defesa, geograficamente, ficou perto…rs. Abraço

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Zan

Federer tem dois que ele nunca conseguiu.
Roma e Monte Carlo e a final, no caso, foi Monte Carlo.

Zan
Zan
13 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Verdade. A final em Roma, na época em 5 sets, foi ganha pelo Nadal numa batalha épica que terminou no 5º set, quando Roger teve match points. A maior chance de Federer ganhar no saibro numa final de Nadal. Naquele ano, o suiço era o nº01 incontestável. Seria o ano perfeito se ganhasse aquele jogo e Rolanga.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
18 dias atrás

Temporada 2026 nem bem começou, mas já tem uns nomes que considero cartas fora do baralho no sentido de incomodar os favoritos Sinner, Alcaraz e Djokovic no Aberto da Austrália.
Alexander Zverev e Taylor Fritz são dois deles. Drapper está sem ritmo e o De Minaur não tem golpe suficientemente contundente.
Já o Medvedev parece bem e pode vencer qualquer um. O Musetti também me parece bem, mas esse ‘backhand’ simples dele não me inspira confiança.
Quanto ao Fonseca, só Deus sabe como ele vai se sair depois desse contratempo de ano novo. É só cogitação o que vejo por aqui nos comentários.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
18 dias atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Discordo apenas de Zverev. Não teme Novak e tem mania de sacar barbaridade contra Sérvio. Mas este obviamente leva o favoritismo., caro Maurício. Abs !

Marquinhos
Marquinhos
18 dias atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Novak é brinquedo de Sinner e Alcaraz. Carta fora do baralho! O Marquinhos voltou!!!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
17 dias atrás
Responder para  Marquinhos

E assim se encerrou a saga do Big 3:

24 > 22 > 20
40 > 36 > 28
7 > 6 > 0
8 > 5 = 5
428 > 310 > 209
1 = 1 > 0 (ouro olímpico)
27 > 23
31 > 29
Golden slam > Silver slam

Murilo Munhoz
Murilo Munhoz
17 dias atrás
Responder para  Maurício Sabbag

O tema é que Djokovic também é carta fora do baralho.

Helena
Helena
17 dias atrás
Responder para  Maurício Sabbag

No caso do Musetti, acho o backhand dele bem mais confiável que o forehand.

Caio Alencar
Caio Alencar
18 dias atrás

Para os “machos ômega” de plantão, que apenas contam a “Djokíada”:
– Bia fez uma pausa na carreira de de acordo e aproveitou o programa “Maternity Leave da WTA”, com ranking protegido (https://www.wtatennis.com/news/4228265/wta-and-pif-launch-first-paid-maternity-leave-for-pro-tennis-players), para de alguma forma dar início ao processo (sem entrar em detalhes, mas de fonte confiável.facilmenre confirmada através do Google).

Lembrando que “homem que reclama” o fato do circuito masculino ser mais difícil “porque GS tem 5 sets” trata-se apenas “alguém que reclama” e nada mais. Nem homem é… visto que homem não reclama de sua situaçâo (apenas a vive e passa por cima das dificuldades – ou por baixo – sem choramingar sua própria condiçâo).

A verdadeira dificuldade está em carregar a maternidade pelo circuito, de gerar e fazer crescer alguém, de passar 4 a 5 dias por mês indisposta e ainda assim ter que treinar e jogar Que mesmo tendo gerado uma criança que já tem seus cinco ou seis ou mesmo dez anos de idade ainda ouve ela pedir apenas pela mãe nas horas mais difíceis – através de uma chamada de vídeo – e ainda assim ter que ouvir que o circuito feminino “é fácil” de quem não entende nada de tênis, ou mesmo de mulher. Tuso isso enquanto ela treina, joga ou decide títulos.

Por todos os motivos citados acima, os títulos do WTA deveriam contar em dobro, visto o grau de dificuldade inerente ao sexo feminino, o qual na maioria das vezes as mulheres – que devido a quase inexistência de Alfas tornaram-se o Alfa da casa de cada um – passa por tudo sem reclamar e de cabeça erguida.

Enquanto isso, a horda de machos ômegas…

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
18 dias atrás
Responder para  Caio Alencar

Também acho. Tem muitos que não enxergam – ou fingem não enxergar – que mulher é diferente de homem. Ser diferente não é ser pior. Assim é também o tênis feminino: diferente.
“Ah, mas elas jogam 3 ‘sets’ , os homens 5 e ganham o mesmo nos ‘Slams’…”
Justamente. Porque o esforço é equivalente. Eu pagaria pra ver os marmanjões jogando com uma média de 10 cm a menos (menos pontos de graça no saque), menos músculos, mais peito, mais média de gordura corporal, e enfrentando uma TPM numa final de ‘Slam”.
” Pimenta nos olhos dos outros (no caso, das outras…) é colírio!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
17 dias atrás
Responder para  Caio Alencar

Prezado Lupin,

Já tomou chá de mato gelado na livraria cultura hoje? Dá uma dica de filme “cult” para a galera.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
17 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

*mate”

Leo Bernardes
Leo Bernardes
16 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Você não seria parte da turminha dos “Três estarolas”?

Mas não, creio que não…

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
16 dias atrás
Responder para  Leo Bernardes

Fala Lupin,

Novo personagem? Não há dúvidas de que é o mestre dos disfarces. É o verdadeiro “Fragmentado” do Tênis Brasil rs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
17 dias atrás
Responder para  Caio Alencar

Com isso, podemos concluir facilmente que 1 Slam no feminino vale 1/5 de um Slam no masculino.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Caio Alencar

Tênis feminino, não é pior nem melhor que tênis masculino. É diferente.
E eu não gosto. Ponto final.
Ou querem que todos gostem do que gostas?
Para mim, o tênis feminino tem algo imbatível, que o masculino jamais terá: a beleza física de certas tenistas. E isso, aprecio muito.
E quando perceberão que o salário pago a alguém está diretamente relacionado com o volume de produto que esse alguém vende?
Quem paga os prêmios é a audiência. Simplesmente dessa forma.
Sabendo que serei metralhado, direi em minha defesa, que meu lado feminino é proporcional ao masculino. Então, minha preferência por assistir e acompanhar o tênis masculino não tem nada de machismo e/ou preconceito/sexismo com o feminino.

Fernanda
Fernanda
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Enquanto existir esse comportamento de valorizar o que as mulheres fazem pq elas são ou não são bonitas o patriarcado vai continuar existindo

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Fernanda

Você, admira o que é bonito ou não?
Saber separar as coisas, é sabedoria.
Pense a respeito.
E não escrevi que valorizo o que mulheres fazem porque se são ou não bonitas.
A bonita, de caráter duvidoso, torna-se menos bonita e vice-versa.

Fernanda
Fernanda
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Se vc assiste tênis feminino só pela beleza das tenistas….

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Fernanda

Sim, e daí?
Assisto ginástica olímpica feminina pela beleza do esporte, dos movimentos. Acho-a muito mais interessante.
Não assisto a ginástica masculina. E daí?
Sou homofóbico, misógino, o que?

Laís
Laís
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Exatamente.
Não sei se o Luís Fabriciano tem filho, mas espero que, se tenha, não esteja educando-o para coloca a beleza da mulher como primeiro item em o que quer q seja. Isso vale para ele e para todos os pais. Quem sabe assim teremos um
Futuro menos machista

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Laís

Ohh, que lindo!
Quando uma modelo desfila na passarela, primeiro analisamos seu caráter. Somente depois vemos a peça de alta costura que envolve seu corpo.
Tenha santa…

Caio Alencar
Caio Alencar
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Errou. Errou. E… errou de novo!

Resposta errada novamente… apenas confirma que não entendeste nada…

rs

Laís
Laís
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Passarela não é quadra de tênis

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Laís

Não diga!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Laís

Com essa agora, ri muito.
Eu, apenas disse que me apraz apreciar a beleza de certas tenistas.
E tu, me classifica como baixo QI, sem inteligência emocional, baixo entendimento, fanático, para ficarmos só nisso.
Quanta perspicácia!
Aconselho-te a não me medir por sua régua.
Fique em paz!

Kaio
Kaio
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Poxa, Luiz!

E acrescento: muitos homens tratam suas mulheres como objetos de seus fetiches (ex.: querem suas mulheres magras mesmo pós menopausa) mas qdo tb são tratados como objeto (ex.: qdo elas só querem o dinheiro deles), se ofendem e não gostam.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Kaio

Exatamente assim prezado Kaio.
Sei muito bem valorizar os dois sexos e pouco me importa se me entenderam ou não. Sequer me conhecem.
E como previ no primeiro comentário, seria metralhado, apenas por dizer qual o principal motivo curto o tênis feminino atual. Como se não tivesse esse direito.
Quando Justine Henin jogava, curtia bastante seu jogo, bem como, Martina Hingis e Jennifer Capriaci, mas não encontrei mais uma tenista que me fizesse sentir a emoção do jogo como elas.
Ri muito.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Vítima? Não!
Assistir por qualquer motivo que não desrespeite ninguém, é opção e não obrigação.
Aguardo o momento que ele produzirá jogos atraentes novamente, como os que citei antes. Se rolar, vou ver, se não, sigamos como estamos, todos felizes!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

De açougue entendo muito bem e em nada se compara a uma bela tenista.
Assista o que quiser e ponto final.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

JF também não jogará em Adelaide, onde vinha treinando. “Ótimo” indício…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
17 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Abriu o jogo nesta manhã em Adelaide: ” Nasci com um problema crônico nas costas, tive fratura por estresse há 5 anos ” . O tratamento convencional vai até Deus sabe quando … É um Atleta de alto rendimento que tem um estilo de sacar acima dos 200 km / h . Algo nada bom para a lombar. Recuperação de uma Cirurgia ( artrodese se não estiver equivocado) , dura de 6 meses/ ano. Nada a ver com exibições como insistem alguns . Realmente preocupante , e pular Copa Davis foi decisão mais que correta. Difícil esperar grandes resultados com a preparação desta pré Temporada 2026. Caiu hoje para o TOP 30 antes do AOPEN. Abs !

André Aguiar
André Aguiar
17 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sem querer ser alarmista nem pessimista, mas já o sendo, confesso que essas revelações do João sobre a lesão na lombar (“nasci com um problema…tive fratura por estresse”) fizeram-me lembrar do sul-coreano Hyeon Chung. Campeão da edição inaugural do Next Gen Finals em 2017, e top 20 aos 18 anos, praticamente desapareceu do circuito devido a uma lesão crônica nas costas.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

JF expos um problema crônico, com o qual terá q conviver. E não garantiu o AO, ou seja, o fato de ter desistido da Davis que será em um mês era de fato um indicio de que as coisas não estão bem. E pra variar no dia que postei essa possibilidade aquele rapaz humilde que agora também é ortopedista postou que isso não significava nada, sabe tudo esse rapaz kkk…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
17 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Na boa , cresça rapaz . Largaria a Davis de qualquer maneira. Sabes qual a temperatura de Vancouver?????. Defesa de Buenos Aires e Rio Open , colado ao Canadá. Tua dificuldade de raciocinar é desde sempre. incoerente, e sem noção. Esse teu Papinho ridículo de humildade, retorna sempre que demonstras tua imensa ignorância das coisas do Esporte. Nenhum Tenista brigando pelo Top 20 iria para esta repescagem. És o diversão garantida pagador de micos eterno. Nada muda … rsrs. Abs !

Bernardo
Bernardo
17 dias atrás

Se a lesão é crônica e antiga. Será q por isso em 2025 ele não jogava tantos torneios em sequência ? O povo reclamava dele parado várias semanas .. aí qdo voltava estava sem ritmo. Será que a comissão técnica já sabendo disso dosou os torneios no ano de 2025?

Fernando Brack
Fernando Brack
16 dias atrás
Responder para  Bernardo

Certamente. Se JF tem esse problema de nascença, não tem como a equipe não estar ciente dele e, claro, decidir com o jogador o que fazer para não piorar o quadro clínico. Só temos a lamentar que JF seja portador desta encrenca, com potencial de ser forte limitador em sua carreira.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
16 dias atrás

Eu assisti um vídeo hoje em que o Federer narra uma coisa bem esdrúxula.

Ele lista os 5 tenistas que ele mais odiou enfrentar, na carreira. E que, para ele, foram supostamente os que mais incomodaram o seu estilo. E aí explica com detalhes os motivos.

Bom, os três primeiros nomes da lista dele já eram esperados, e todos os três gênios da raquete: Nadal em 1°, Safin em 2°, e Djokovic em 3°.

E até aí, tudo bem. O problema são os dois restantes. Giles Simon, contra quem o Federer tem 7 x 2 no confronto direto, ocupa um honroso 4° lugar.

E o 5° da lista foi a escolha mais impensável de todas. Acho até que o suíço bebeu, antes de citar este nome – Nikolai Davydenko.

Mas, heinnn? What the fuck?

O Federer ganha desse coitado, por acachapantes 19 x 2 kkkkk

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Talvez aí, Mr. Federer tenha exaltado toda sua soberba.
Para os três primeiros, os percentuais de vitórias e derrotas, digamos, estão compatíveis, para os outros, um verdadeiro universo.
Que será que ele quis dizer com esses, classificando-os como caras que mais incomodavam seu estilo e que ele odiou enfrentar?
Sabe-se lá…

Paulo F.
Paulo F.
15 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Complicado não citar um Andy Murray em 4° lugar.
Mas enfim…

Zan
Zan
13 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Estranhei um pouco tb a escolha de Simon e Daydenko, mas deve ser pelo estilo de jogo que não encaixava direito, ainda que no H2H não houvesse um problema real. Acreditava que Nalbandian e Berdich pudessem entrar nessa lista.

André Aguiar
André Aguiar
16 dias atrás

E da noite para o dia todos os brasileiros ligados em tênis aprenderam o que é hipolordose.

Manu
Manu
16 dias atrás

Li q o q o João Fonseca tem desde o nascimento é a chamada coluna retificada (hipolordose).

Temos que organizar uma vaquinha pra comprar um colchão Emma pro João!

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
15 dias atrás
Responder para  Manu

Minha pessoa num have $$$$, mas será que ele aceita ticket refeição?…

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
16 dias atrás

Alexander Bublik décimo do mundo. Que bom. Mais do que merecido pra ele. Mais uma vez, fica provado que um atleta simpático e irreverente pode também conciliar com um tênis de primeira linha. Outro que também é da mesma linha e chegou ao Top 10 é o Gael Monfils.

Lucca de Leon
Lucca de Leon
15 dias atrás

João não deveria ter anunciafo que possui uma lesão crôn8ca – na minha opinião.
Poderia ter segurado um pouco mais a informação para aproveitar sua condição de “Estrela ascendente” e amealhar mais uns milhoes em exibiçôes, pelo menos até entender até onde o sua condição crônica” vai ser um fator limitante em sua carreira.

A divulgaçâ9 de tal informação deve também afetar contratos vindouros com patrocinadores, esses temendo risco do investimento que farão em seu asset.

Fernando Brack
Fernando Brack
14 dias atrás
Responder para  Lucca de Leon

Comentário apagado.

Última edição 14 dias atrás by Fernando Brack
Luiz Fernando
Luiz Fernando
15 dias atrás

Bia fez um set1 muito bom, mas depois caiu, algo que vem acontecendo ha tempos. A derrota não foi inesperada, ainda mais frente a essa jovem que tem um ranking bem superior ao dela. Nos resta continuar torcendo, mas sem grandes expectativas, ao menos eu penso assim…

Fernando Brack
Fernando Brack
14 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Dentre as deficiências da Bia, considero uma das mais marcantes ela não saber usar sua maior experiência. Mboko é sem dúvida uma tenista melhor, mais forte e mais rápida, mas é uma pra ter sua pouca idade explorada, o que muito comumente é feito com variações táticas e de jogadas durante a partida, e Bia pouquíssimas vezes, se é que alguma, mostrou essa qualidade.

Paulo A.
Paulo A.
14 dias atrás

Dalcim, o que achaste da esdrúxula opção da equipe da Naná de fazê-la não disputar um Grand Slam juvenil, em um piso que favorece o seu jogo, e jogar dois obscuros torneios profissionais na Europa? Eu, como fã, não gostei…

Paulo A.
Paulo A.
14 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Verdade. O custo é alto e o voo bem desgastante.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
14 dias atrás

Correção: Craig Tiley , CEO do torneio Australiano, afirmou que Djokovic foi taxativo: ” Não existe prazo estipulado para aposentadoria” . Interpretei mal as palavras do diretor em setembro/2025 . A grande homenagem ao Sérvio ( a lá Nadal em RG ) , somente acontecerá com a certeza da aposentadoria. Dito isto , Sorry! . Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
14 dias atrás

Não entendi porque alguns comentários meus, que já circulavam, sumiram do contexto do blog, nesse momento que acesso.

Leonardo
Leonardo
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Creio seja um direito do editor – como moderador do blog – de remover qualquer comentário.

Neste caso, provavelmente a pedido de um dos leitores que postaram. As respostas ao comentário apenas somem como consequência, pois não é possível mantér apenas as respostas.

Mas não vejo nada de mais nisso. Acredito que se você ou eu tivessemos feito um pedido semelhante, também seriamos atendidos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
12 dias atrás
Responder para  Leonardo

Entendo sua resposta e acredito que tenha sido por esse motivo mesmo.
Só não entendo o atendimento a esse pedido, pois, seguindo os critérios do Blog, não havia ofensas a ninguém nas respostas, tampouco ao Blog.
E para mim, foi inédito retirar respostas depois de passado um tempo em circulação.

SANDRA
SANDRA
13 dias atrás

Dalcim , como vc não fez nenhum post a respeito do João Fonseca , sou obrigada a perguntar , qual a sua opiniao a respeito ? rssss

SANDRA
SANDRA
13 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Poe nebuloso nisso ! rssssss

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
13 dias atrás

Após afirmar ( depois do USOPEN) categoricamente, que suas chances contra Sinner e Alcaraz, eram bem maiores em 3 Sets , Sérvio desandou a pular Masters 1000 de Paris e ATP Finals. Fechou a Temporada 2025 jogando as 4 partidas do ATP 250 de Atenas. Abre a de 2026 , pulando Adelaide. Treina com Medvedev sem se empenhar a fundo , e resiste apenas 12 minutos no Treino contra Tcheco. Já dá pra dizer que Novak é tanto Zebra quanto JF , para ir muito longe nesta edição do AOPEN 2026. A conferir. Abs !

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 dias atrás

Tomara que JF esteja recuperado e possa fazer um bom torneio, mas sua real condição será observada na estreia. De qualquer forma, tudo leva a crer que seu torneio durará no máximo 3 rodadas…
Sinner pegou uma chave mais problemática do que Alcaraz, em especial por possivelmente encarar o “Dono” da quadra de Melbourne, o Djoko, embora na atualidade, exceto quando enfrenta Alcaraz, ele sempre será o principal favorito a vitoria…
Alcaraz está parecendo Rafa em uma determinada fase da carreira, tem pegado chaves bem favoráveis, e salvo alguma maluquice oriunda do rompimento com o técnico ou contusão, deverá estar na final, esperar que Zverev o vença numa melhor de 5 sets em um GS é como esperar humildade e bom senso de alguns caras que frequentam o blog…
Por fim, torcendo muito pra que eu esteja errado, me arrisco a dizer que Iga, pra quem eu sempre torço, não estará na final…

Paulo F.
Paulo F.
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Se o Bublik não fosse tão pirado e imprevisível, o confronto dele com o Alcaraz numa possível quartas seria muito legal!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
12 dias atrás
Responder para  Paulo F.

Perfeito. Bublik é um jogador cheio de recursos. Difícil para o “diversão” analisar qualquer chave . Abs !

Gustavo Luis
Gustavo Luis
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Zverev já venceu 2 x o espanhol em Slam, inclusive no próprio Ausopen

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
12 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

O ” humilde” diversão garantida, estava aonde em Roland Garros 2022 e AOPEN 2024 , com Alexander Zverev eliminando Carlos Alcaraz em 5 Sets ???. E possuem 6 x 6 no geral. Agora no USOPEN 2025 , Alcaraz x Djokovic foi a Semi . Não pesquisas coisa alguma, comentários somente sem noção, onde demonstras a facilidade de pagar micos . Se liga , cara !!! . Rsrsrs, Abs !

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.