Dubai (Emirados Árabes) – A final do segundo WTA 1000 da temporada em Dubai terá duas jovens jogadoras. Depois da classificação de Mirra Andreeva, de apenas 17 anos, no início da programação desta sexta-feira, foi a vez de Clara Tauson também avançar. A dinamarquesa de 22 anos e 38ª do ranking venceu a tcheca Karolina Muchova, 17ª colocada, por 6/4, 6/7 (4-7) e 6/3 em 2h52 de partida.
Algoz de Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, nas oitavas de final, Tauson tem três títulos no circuito, um deles na primeira semana da temporada em Auckland. Suas outras duas conquistas foram em 2021, antes de sofrer com lesões que a tiraram até até do top 100 durante alguns meses. Com a campanha atual, ela já está subindo para o 23º lugar e pode entrar no top 20 se for campeã.
O confronto entre Tauson e Andreeva é inédito no circuito profissional e acontece ao meio-dia (de Brasília) deste sábado. A russa de 17 anos e 14ª do mundo a finalista mais jovem de um WTA 1000 desde que a categoria foi instituída em 2009. Andreeva, que já eliminou Iga Swiatek e Elena Rybakina do torneio, também pode chegar ao top 10 em caso de título.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Muchova tentava chegar à sua terceira final de WTA 1000, depois dos vices de Cincinnati em 2023 e Pequim no ano passado. A tcheca de 28 anos tem apenas um título no circuito, conquistado em Seul, ainda em 2019.
DONT STOP BELIEVING 😤
Clara Tauson is through to her first WTA 1000 final after a sensational performance where she defeated Muchova 6-4, 6-7, 6-3!#DDFTennis pic.twitter.com/clj3YtS9X1
— wta (@WTA) February 21, 2025
Tauson começou a partida sacando muito bem e confirmou rapidamente seus três primeiros games de serviço. Além disso, conseguiu uma quebra logo cedo para sair vencendo por 2/0. A dinamarquesa vinha sustentando a vantagem até permitir o empate no oitavo game, mas logo retomou o domínio do primeiro set e venceu os últimos oito pontos da parcial.
O segundo set foi inteiramente sem quebras e com apenas um break-point para cada lado. Tauson teve sua chance de quebra no 5/5, que poderia deixá-la muito perto da vitória, mas Muchova confirmou o game de saque e venceu a parcial no tiebreak.
Oh that’s getting added to the highlight reel 😲@karomuchova7 | #DDFTennis pic.twitter.com/6euilUoSpD
— wta (@WTA) February 21, 2025
Uma sequência de games muito longos abriu o último set, com uma quebra para cada lado antes do 2/2 e break-points em todos aqueles games. Na sequência, Tauson escapou de outras três chances de quebra com aces. O game também ficou marcado por um ponto espetacular de Muchova. A tcheca foi à rede para buscar uma bola curta, teve que voltar ao fundo de quadra depois de levar um lob e reagiu com um excelente grand-willy, sendo bastante aplaudida pelo público.
Apesar do momento favorável à tcheca, Tauson manteve o serviço e depois não teve mais o saque ameaçado até o final do jogo. E bastou uma quebra no oitavo game para garantir o lugar na final. Muchova fez mais winners, 42 a 32, e cometeu menos erros, 26 contra 33, mas o aproveitamento nos break-points foi decisivo. A tcheca só conseguiu duas quebras em nove chances e perdeu quatro games de serviço.
Adoro o estilo de jogo e a técnica da Karolina Muchova, mas é mais um torneio que ela fica na semifinal. O talento dela merecia mais. Parabéns a Tauson, tenista de muito potencial também.
Queria que ela tivesse perdido pra Kessler, Kessler tá fazendo ótimas partidas essa temporada, já ganhou da coco e da mertens, inclusive da mertens foi o segundo wta 250 dela, o outro foi contra a bia
A Tauson parece que é lenta… só parece!
O jeitão dela engana…
Vem aos poucos batendo as oponentes com um tênis consistente!
Não larga o osso!
Bela tenista!
Também parece ser muito calma. Não se apavora de forma alguma.
A Muchova, murchou!
Ela tem uma variedade de jogadas impressionante. Mas mesmo assim não conseguiu bater a Tauson.
Agora teremos uma final bem curiosa:
-Tauson com 22 anos, bem jovem ainda
-Mirra com 17 anos, uma menina
Que vença a melhor!
A Muchova tem tantas armas nas jogadas que as vezes se perde, espero que ela encontre o equilíbrio, pois quando achar ficará completa
É a nova geração chegando com força total no circuito feminino, rumo aos grandes títulos.