Dubai (Emirados Árabes) – Cada vez mais acostumada com os grandes palcos do tênis mundial, Mirra Andreeva conseguiu mais uma vitória expressiva no WTA 1000 de Dubai. Algoz de Marketa Vondrousova na segunda rodada e de Iga Swiatek nas quartas, a jovem russa de 17 anos e número 14 do mundo venceu também a cazaque Elena Rybakina, sétima do ranking, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3 em 2h15 de partida.
A vitória sobre Rybakina foi a sexta que Andreeva consegue contra uma tenista do top 10. E ela agora iguala o histórico de confrontos contra a cazaque. Ela tem um título de WTA 250 em Iasi e uma final de nível 500
Andreeva se torna a jogadora mais jovem na final de um WTA 1000, desde que a categoria foi instituída no circuito em 2009. Ela também pode se tornar a tenista mais jovem no top 10 desde Nicole Vaidisova in 2007. Ao alcançar a final, a russa já garante seu melhor ranking, pelo menos na 11ª colocação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Andreeva na decisão deste sábado ao meio-dia (de Brasília) virá da partida entre a tcheca Karolina Muchova, 17ª do ranking, e a dinamarquesa Clara Tauson, 38ª colocada. A russa venceu Muchova em Ningbo no ano passado e ainda não enfrentou Tauson no circuito.
TEENAGE DREAMING! ✨
Mirra Andreeva upsets the Rybakina in a three set thriller to reach her first WTA 1000 final! #DDFTennis pic.twitter.com/yqZRa0JFPr
— wta (@WTA) February 21, 2025
O encontro entre duas tenistas com muita potência nos golpes começou com domínio das sacadoras até o 2/2, até que Andreeva conseguisse a primeira quebra da partida, dando início a uma série de games longos e com oportunidades para os dois sets.
Rybakina buscou o empate na sequência. Mas mesmo com seus cinco aces no primeiro set, voltou a ter o serviço quebrado. Já no oitavo game, Andreeva salvou dois break-points e conseguiu manter o saque, sustentando sua vantagem até o fim.
No segundo set, Rybakina foi muito mais segura no saque. O número de aces pode ter caído, foram apenas dois, mas a cazaque não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Quando colocou o primeiro saque na quadra, só perdeu um ponto. E a única quebra da parcial veio no último game, aproveitando-se de uma dupla falta da jovem russa.
Money shot 🤑#DDFTennis pic.twitter.com/PxrHt3ZlXf
— wta (@WTA) February 21, 2025
O terceiro set começou melhor para Rybakina, que conseguiu uma quebra de serviço logo cedo, com direito a um winner de devolução, para sair vencendo por 3/1. A reação de Andreeva começou em um game muito longo, explorando uma subida da cazaque à rede. Dois games mais tarde, quebrou de novo e fez 4/3.
Aconteceu de tudo no oitavo game do último set. Andreeva errou uma curta muito fácil, ficou frustrada e logo se viu em 0-40. Mas depois encaixou três excelentes saques e não permitiu que Rybakina efetivamente disputasse nenhum daqueles pontos. Na sequência, a russa cometeu uma dupla falta, mas salvou outro break-point com uma passada espetacular. A confiança da jovem russa foi nas alturas e ela voltou a quebrar para vencer o jogo.
Andreeva fez 17 winners de forehand, 10 com o backhand e 6 nas devoluções. Ela cometeu 42 erros não-forçados e salvou 10 dos 13 break-points que enfrentou. Rybakina fez 13 winners de forehand, 9 com o backhand e 3 nas devoluções. A cazaque cometeu 50 erros e sofreu cinco quebras. Nos aces, Rybakina fez 7 a 3.
É…
O mundo do tênis tá ficando interessante com a chegada das garotas e também dos garotos!
IW e Miami estão na rota do Joãozinho, kk…
VQV Fonseca!
Estamos Mirra-fonsequizados! Rrss…
Defende, ataca com paralelas fantásticas, saque excelente, cabeça no lugar, não se deslumbra e tem a Conchita, que conhece o jogo, como treinadora. Futura número 1 mais cedo que se espera. Tauson e Noskova também vem por aí. Uma geração de jovens tenistas que batem na bola, mas tem variação de jogo.
Teremos um BIG 3 no feminino logo?
Pode ser que seja BIG 5: Sabalenka, Iga, Rybakina, Mirra e Gauff
Queria que a Muchova nesta lista….mas perdeu outra semifinal!
Na minha época big 3 ganhava slam
Só falta a Mirra ganhar um slam.
As outras 4 que citei, já ganharam.
Considerando o nível altíssimo do tênis na atualidade, ela é um verdadeiro assombro. Admirável!!!
Aos 17 aninhos, já bateu as N 1 , N 2 e N 3 . É apenas questão de tempo para brigar por SLAM e na sequência o N 1 . Conchita Martinez parece ter o dom de descobrir novos talentos. Acho que sua pupila atual, vai superar Muguruza e Pliskova neste quesito. Mas é óbvio, tudo a seu tempo. Abs !
Sem dúvida alguma.
Joga demais! Não atoa Martina Hingis falou que gostaria de treinar a Andreeva, porém não consegue no momento porque a Martina tem uma filha pequena, segundo ela mesma disse. Conchita Martinez fez um ótimo trabalho, ensinou Andreeva a pegar a bola bem na frente, sempre antecipando. Vai ganhar muitos títulos ainda
Uma garotinha de 17 anos espremendo a Rybakina e ganhando a partida, é tudo que eu queria assistir.
Parabéns Mirra!
A Conchita acreditou em você.
Plantou e agora colhe os resultados fantásticos desta russinha.
Tenho a impressão que a Mirra Andreeva veio para dominar a WTA. Jogadora com amplo recursos técnicos e com 17 anos não sente pressão com torneios mais exigentes ou tenista TOP 10.
Do jeito que ela está em constante ascensão, vai acontecer isso mesmo, Luciano K.
Deu cada passada na Rybakina de tirar o fôlego!!!
As meninas da creche estão com o rolo compressor!!! Não escapa uma !!!! Que emoção assistir o jogo dessa moça!!! Tem sangue nos olhos!!!! Parabéns!!!!!
A Ribakina esta jogando com a cabeça no Vukov, que deve ter algum segredo que a amedronta porque não vejo outro motivo por ela esta desatenta, chegou até as semi ,mas com a cabeça de problemas não iria avançar mais, ou ela acorda e revela o motivo sobre este sujeito ou vai se complicar na carreira.
Perdeu porque a adversária foi superior. Se tivesse ganhado não falaria isso.