Paris (França) – Quinta favorita, Iga Swiatek estreou nesta segunda-feira em Roland Garros com vitória por duplo 6/3 sobre Rebecca Sramkova, a sua 36ª participação no Aberto da França.
A ex-número 1 do mundo e tetracampeã da competição (2020, 2022, 2023 e 2024), é a única mulher nesta década a ter chegado à segunda rodada de todos os Grand Slam que disputou. Swiatek ampliou seu recorde da primeira rodada de Grand Slam para 24 a 1, com a única derrota em estreia tendo acontecido em Wimbledon, em 2019. Com isso, ela está empatada com Mary Pierce, Gabriella Sabatini e Françoise Durr na Era Aberta.
No domingo, a polonesa estava nas arquibancadas ao lado de outros tenistas na homenagem a Rafael Nadal, seu ídolo. Após sua 36ª vitória na chave principal em Paris, Swiatek foi perguntada a respeito de como se sentiu.
“Tentei me controlar para não ficar feia. Eu sabia que as câmeras estavam focadas no Carlos (Alcaraz) atrás de mim, então eu só precisava ser corajosa, mas ver o Rafa chorando também me emocionou mais”, disse à entrevistadora.
“É legal que ele demonstre emoções dessa forma e nos mostre que é humano, e eu realmente gostei do que Roland Garros fez ontem, especialmente a pegada ali. Estou feliz que ela ficará aqui para sempre …”, prosseguiu. “É ótimo que todo o mundo do tênis tenha se unido e demonstrado nossa gratidão e dito ao Rafa que somos muito gratos por tudo o que ele fez e por tantas emoções que ele nos proporcionou. Ele é uma grande inspiração, mesmo quando não está jogando, até mesmo estar aqui ontem me inspirou muito.”
Iga ainda comentou que sua eliminação precoce em Roma significou mais tempo para se preparar em Paris. “Foi a primeira vez que passei por uma situação dessas, mas gostei porque adoro estar aqui. Eu simplesmente amo Paris e sabia que teria as melhores quadras do mundo para treinar.”