Londres (Inglaterra) – A polonesa Iga Swiatek, oitava cabeça de chave em Wimbledon, passou sem grandes dificuldades pela primeira rodada contra a jovem russa Polina Kudermetova, com parciais de 7/5 e 6/1, apesar de ter precisado de um pouquinho de tempo para se adaptar à grama do All England Club e gostaria que houvesse mais aparelhos de ar condicionado no Reino Unido.
“Eu acho que foi um começo muito sólido. Obviamente, eu precisava de um pouco de tempo para me ajustar à grama porque é diferente de Bad Homburg. Estou feliz com a atuação e eu senti que disputei todos os games. Honestamente, senti que a grama estava mais devagar. Mas em Bad Homburg, todos os dias, também ficou um pouco mais rápida porque havia menos grama na quadra”, disse.
“Eu notei o piso mais lento e um pouco escorregadio, por causa do movimento. Mas também com o calor e tudo mais, a bola pingou diferente de como quicará nos próximos dias. Não estou focada nisso. Eu acho que, com a mudança de clima, teremos que nos ajustar todos os dias a condições um pouco diferentes. Grama é meio que uma superfície viva. Honestamente, eu tento não julgar ainda. Vamos ver como será nos próximos dias”, completou.
Wimbledon teve o seu dia de abertura mais quente desde 2001 na última segunda-feira, quando os termômetros registraram 33ºC e uma mulher chegou a desmaiar nas arquibancadas durante a partida entre Carlos Alcaraz e Fabio Fognini. A terça-feira foi ainda pior, com 34ºC. As temperaturas devem ficar mais amenas a partir desta quarta-feira, mas para Swiatek esse nem foi o problema.
“Na maioria das casas não há ar condicionado. Eles não estão preparados para esse tipo de calor. Essa parte me deixou desconfortável. Porque jogar nesse calor, como temos às vezes no circuito, não é novidade. Mas eu mal dormi normalmente porque não tem ar condicionado. Por outro lado, se você abrisse a janela às 5h, o sol bateria no seu rosto. Então foi necessária muita logística”, afirmou.
Com cinco títulos de Grand Slam na França e nos Estados Unidos, e semifinalista na Austrália, Swiatek nunca passou das quartas de final em Wimbledon e vem do vice-campeonato na grama do WTA de Bad Homburg.