Melbourne (Austrália) – A vitória de Novak Djokovic na semifinal do Australian Open impediu que uma rara façanha na história do tênis fosse repetida. Caso a final fosse entre Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, seria a quarta vez consecutiva que os atuais líderes do circuito se enfrentariam em uma decisão de Grand Slam.
Em 2025, Alcaraz e Sinner disputaram as finais de Roland Garros, Wimbledon e US Open. No entanto, Novak Djokovic não deixou que isso se repetisse na Austrália, derrotando o italiano em uma batalha de 4 horas na Rod Laver Arena.
Mesmo assim, a rivalidade dos jovens campeões já entrou para a história do tênis. Eles são apenas a quarta dupla a disputar três finais consecutivas de Grand Slam, desde que Roland Garros se tornou um torneio internacional, em 1925.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Se o sérvio não tivesse avançado para a final, Alcaraz e Sinner seriam apenas a segunda dupla a buscar quatro finais seguidas dos maiores títulos do esporte. Até agora, apenas Djokovic e Rafael Nadal têm esse marco, ao se encontrarem nas decisões de Wimbledon, em 2011, até Roland Garros, em 2012.
A final do próximo domingo será histórica, de qualquer forma, para os dois competidores. Caso Alcaraz vença, será o jogador mais novo da história a completar a coleção de Grand Slam. Já se o sérvio se consagrar campeão, conquistará seu 11º título de Australian Open e 25º troféu de Grand Slam, ultrapassando a recordista absoluta do esporte, Margaret Court, 24 vezes campeã.
Leia mais:
Djokovic é único a ter vencido Sinner e Alcaraz em um mesmo torneio














Enquanto esta geração treme os dois, o velhinho vai tentando desafiar.
O que esperar dos Enzos?
Precisa comentar. Entre os big 3 sou fã na ordem de Federer, Djokovick e Nadal. Mas Djokovick mostrando o quase impossível, vai encerrar a carreira com chave de ouro, mesmo que perca a final.
Para conseguir fazer isso com quase 39 anos de idade, só mesmo sendo um monstro sagrado do esporte.
Djokovic é o maior atleta da história, é uma honra torcer por ele.
Força Djokovik.
A primeira partida de Novak no Australian Open foi em 2005, aos 17 anos. Sinner e Alcaraz tinham 3 e 2 anos, respectivamente. O primeiro dos 10 títulos de AO de Novak veio em 2008, quando Sinner tinha 6 e Alcaraz tinha 5. Hoje ele, aos 38.7, derrotou Sinner (2th ATP) e jogará no domingo pelo 11o título do campeonato, 25o GS e 102o da carreira (já como 3th ATP) contra Alcaraz (1th ATP).
Um minuto de silêncios pelos haters