Paris (França) – Iga Swiatek sonhava com o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, mas valoriza a medalha de bronze, conquistada nesta sexta-feira ao derrotar a eslovaca Anna-Karolina Schmiedlova, nº 67 do ranking mundial, por 6/2 e 6/1. Bastante emocionada, a polonesa não conseguiu segurar as lágrimas.
“Sinceramente não sei o que pensei, muitas emoções juntas. Eu adoraria jogar a final amanhã. Mas só estar aqui hoje, gostar de jogar e fazer tudo profissionalmente me ajudou a encontrar paz de espírito”, disse a número 1 do mundo. “Estou feliz por terminar este torneio de forma positiva”, acrescentou a polonesa, que se tornou a primeira jogadora do seu país a conquistar uma medalha olímpica.
A tetracampeã de Roland Garros revelou a importância da conquista também no âmbito familiar. “É incrível. Honestamente, minha irmã e eu crescemos acreditando que os Jogos Olímpicos são o torneio mais importante. Por isso também não se tornou um torneio fácil, o que dá ainda mais valor a isso. Estou orgulhosa de mim mesma e feliz que meu pai estivesse aqui para ver isso.” O pai de Iga, Tomasz, terminou em 7º lugar na canoagem a quatro remos nos Jogos de Seul, em 1988. Ele estava no estádio nesta sexta-feira, acompanhado da equipe da tenista.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para levar a medalha de bronze, Swiatek superou a romena Irina-Camelia Begu (143ª), a francesa Diane Parry (59ª), a chinesa Xiyu Wang (52ª) e a norte-americana Danielle Collins (9ª) antes de ser surpreendida pela chinesa Qinwen Zheng (7ª) na semifinal da última sexta-feira. Ela também se torna a quarta número 1 do mundo a subir no pódio em uma Olimpíadas, depois da alemã Steffi Graf (ouro em Seul-1988), da belga Justine Henin (ouro em Atenas- 2004) e da bielorrussa Victoria Azarenka (bronze em Londres-2012).
Grande Vitória iga