Suely Kawana
Da Redação
Uma inglesa foi a primeira campeã na história do tênis olímpico, nos Jogos de Paris, em 1900. Seu nome, Charlotte Cooper, então com 29 anos, natural de Ealing, onde nasceu em 22 de setembro de 1870. Ela tornou-se a primeira mulher a ganhar o prêmio de primeiro lugar em qualquer esporte (as medalhas só foram distribuídas em 1904), derrotando a francesa Hélène Prévost por 6/1 e 7/5.
O que é surpreendente sobre Cooper é que ela perdeu a audição aos 26 anos e ficou totalmente surda. Em um esporte onde o som da bola saindo das cordas é parte importante do jogo, Cooper conquistou todos os seus títulos, exceto um, sem o benefício do som, relata o site do Hall da Fama.
Quando disputou as Olimpíadas de Paris, já era tricampeã de Wimbledon (1895, 1896 e 1898) e viria a conquistar mais dois títulos no All England Club em 1901 e 1908.
Também conhecidos como “Les concours internacionalaux d’exercices Physiques et de Sports”, os Jogos Olímpicos de Paris de 1900 aconteceram entre meados de maio e final de outubro e foram realizados como parte da Feira Mundial da cidade. As mulheres fizeram sua primeira aparição no cenário olímpico, competindo também em tiro com arco, vela, hipismo, croquet, bocha, salva-vidas, pesca e golfe. Realizado em julho, o torneio de tênis aconteceu em quadras de saibro instaladas no entorno rural da Ile de Puteaux, no meio do Sena.
Nos Jogos de Paris de 1900, “Chattie”, como era chamada carinhosamente, também foi campeã na dupla mista, em parceria com o inglês Hugh Doherty, que uma semana antes havia conquistado o quarto de seus oito títulos de duplas em Wimbledon, ao lado do irmão Reggie. Eles derrotaram Harold Mahony, da Grã-Bretanha, e Prévost por 6/2 e 6/4.
Os Doherty nasceram no subúrbio de Londres que dá nome ao Grand Slam inglês. Nas Olimpíadas parisienses, quando escalado para enfrentar o irmão mais novo nas semifinais de simples, Reggie se retirou do torneio, abrindo caminho para Doherty ganhar o título. Mas Reggie não ficou sem prêmio nas Olimpíadas de Paris, pois ele e o irmão Hugh faturaram a dupla masculina, confirmando o domínio na modalidade.
Charlotte foi uma das primeiras tenistas a usar o voleio, técnica que a ajudou a conquistar o primeiro torneio de simples de Wimbledon em 1895. Ela costumava ir de bicicleta da casa de seus pais em Surrey até o All England Club. A raquete ia amarrada ao guidão. Conta-se que Cooper usava apenas duas raquetes de madeira: uma velha para jogos na chuva e uma boa para tempo seco.
Cooper desenvolveu seu jogo no Ealing Lawn Tennis Club e teve vários treinadores que trabalharam seu jogo físico e também a parte mental. Além de volear, Cooper foi também uma das poucas jogadoras que sacavam por cima.
Em 2013, Charlotte Cooper ingressou no Hall da Fama. O quinto e último título de Cooper em Wimbledon veio em 1908, quando ela tinha 37 anos e 296 dias, tornando-se a campeã feminina mais velha da história.
Seu recorde de oito finais em Wimbledon durou 90 anos, até que Martina Navratilova conquistou sua nona participação consecutiva em finais (1982-1990). Cooper faleceu em 10 de outubro de 1966, aos 96 anos, em Helensburgh, na Escócia.