Londres (Inglaterra) – Único nome do Brasil ainda com chances nas chaves principais de Wimbledon, a paulista Luísa Stefani carimbou seu passaporte para a final de duplas mistas nesta terça-feira. Ao lado do tenista da casa Joe Salisbury, ela venceu os cabeças de chave número 2, o salvadorenho Marcelo Arevalo e a chinesa Shuai Zhang em sets diretos, com parciais de 7/6 (8-6) e 7/6 (7-4).
Esta será a primeira final da paulista na grama do All England Club e sua segunda em Grand Slam, depois de conquistar o título de mistas no Australian Open de 2023. Seu parceiro, Salisbury já tem seis conquistas de Slam, quatro nas duplas masculinas e duas nas mistas, mas ainda persegue uma primeira jogando dentro de casa. A final será contra o holandês Sem Verbeek e a tcheca Katerina Siniakova.
Tricampeão do US Open (2021, 2022 e 2023) e vencedor do Australian Open de 2020 nas duplas masculinas, o britânico faturou também Roland garros e o US Open nas mistas em 2021, ano em que disputou sua única final de Wimbledon, ficando com o vice ao lado da compatriota Harriet Dart.
Tanto Stefani como Salisbury podem sair do torneio com uma dobradinha, já que ambos seguem vivos nas duplas. Ao lado da húngara Timea Babos, a brasileira está nas quartas de final, assim como o britânico com o compatriota Neal Skupski. Eles buscarão um lugar na semi na próxima quarta-feira.
A partida foi equilibradíssima como o placar pode mostrar, com os dois sets definidos no tiebreak. Stefani e Salisbury venceram apenas sete pontos a mais do que os rivais no total (77 a 74), terminando empatados no aproveitamento de saque 78% e também sem quebras para qualquer um dos lados.
Na parcial inicia, a brasileira e o britânico enfrentaram o único break-point do jogo, no sexto game, e depois no desempate reverteram uma desvantagem de 2-4 para fazer 8-6, fechando no segundo set-point. Stefani e Salisbury tiveram duas chances de quebra no segundo set, mas Arevalo e Zhang saíram de 15-40 para confirmar o serviço no quarto game.
Veio então mais um tiebreak para decidir se a partida terminaria ou ficaria empatada. Assim como fizeram no set anterior, a paulista e o britânico foram melhores, desta vez sem perder um ponto sequer com o saque. Eles abriram 6-3 e tiveram triplo match-point, garantindo a vitória na segunda oportunidade.
Perfeito! Como o Brasil está merecendo mais um título de Slam!!! E talvez venha dois de uma vez.
Excelente !!!!
Parabéns guerreira
Maravilha!!!!!
Estou assistindo e torcendo muuuito!!!!
Também nas duplas femininas, aliás gostaria de fazer um comentário e saber opiniões:
O fato da Laura ( uma duplista) abandonar a possibilidade de ir mais para frente num Grande Slam como Wimbledon e ainda conseguir classificação para o Finals, me deixa abobalhada……
Como querem, os duplistas que a categoria seja mais valorizada, se, eles mesmos não valorizam…..
A Laura não é duplista exclusiva, ela leva os dois rankings, por isso ela faz dupla com outra simplista como a Bia. Já a Luísa, que é exclusivamente duplista, só faz dupla com outra duplista como a Babos, para não correr o risco de sair no prejuízo.
Agora se a dupla de simplistas ganha e avança na corrida, mesmo eventualmente dando W.O durante alguns torneios, é mérito delas. Como a dupla Andreeva-Schneider (3ª no race).
Mas você não acha que desvaloriza a dupla??Não seria um dos motivos dos prêmios serem tão inferiores…..?
Pois é. A Laura é uma simplista, não escolheu ser duplista, embora seja muito boa também nessa categoria. Então, é por esse motivo que não encaminha séries de participação em grandes torneios. Talvez, tivesse mesmo sucesso, mas são escolhas.
De qualquer forma vamos torcer muuuuito para a Luísa
Seria maravilhoso mais um título de Grand Slam para o Brasil
Seja na dupla feminina ou na mixta
Muito obrigado Stefani, temos uma brasileira na final do torneio mais charmoso e tradicional de tenis, um privilégio, um sonho interminável pra muitos, aproveite a final, independente do resultado, esperamos pelo título!!!!!
Que fantástico. Mais uma final de Mistas para a Luisa. Arranjou um ótimo parceiro. Acho que vem o título
A decisão da Laura Siegemund de desistir do Torneio de Duplas ao lado da Bia, talvez tenha sido um acordo entre elas antes de começar o torneio. Toda decisão tem seu risco e a alemã decidiu desistir do torneio de duplas para se preparar melhor para o jogo de simples, acabou perdendo nas quartas de final, mas acho que a Bia está tranquila com a desistência da parceira . E parabéns para a Luisa Stefani pela classificação para a final. Ficarei na torcida para que venha mais um título de grand slam para ela.
Duplas mistas…. “super legal”…. afff
Dalcin qual é o prize money das mistas? Campeão e vice? Abraço e parabéns pelo seu trabalho
Obrigado, Paulo. São 135 mil libras para dividir entre os campeões e 68 mil libras para a dupla vice. Abraço.
Poxa nada mal eim por ser um extra. Obrigado. Sucesso.
Vai enfrentar na final a melhor duplista da atualidade no meu ponto de vista. Siniakova fera demais.
para sabet o prize money dos torneios coloquem no google: perfect tennis prize money e o nome do torneio e ano… cai nesse site perfect tennis
Mto bom para Luisa, vai se consolidando e escrevendo seu nome na história do tenis mundial e com ctz incentivando jovens do Brasil a acreditar que qdo se tem disciplina e perseverança o resultado pode ser fantástico. E o tenis brasileiro mostrando sua cara ao mundo. Showww!!!
José Nilton Dalcim, para quando está programado o jogo da final de duplas mistas? Vamos torcer, mesmo que distante, para Luiza levantar este “caneco”.
Quinta-feira depois das semifinais femininas.