Sinner faz final em Xangai e garante o número 1 no fim do ano

Foto: Rolex Shanghai Masters

Xangai (China) – O que era praticamente certo, acabou se concretizando nesta sexta-feira: o italiano Jannik Sinner garantiu o número 1 no final da temporada. A vitória sobre o tcheco Tomas Machac por 6/4 e 7/5, depois de 1h44 de jogo, na primeira semifinal do dia no Masters 1000 de Xangai, não apenas lhe assegurou uma vaga na final, como o posto de melhor do mundo em 2024.

Com sua 64ª vitória na temporada, Sinner somou pontos suficientes para não ser mais ultrapassado por ninguém, mesmo que não jogue mais até o fim do ano. Ele pode comemorar o feito conquistando o título no domingo. Seu adversário na decisão sairá na partida que vem logo em seguida, entre o sérvio Novak Djokovic e o norte-americano Taylor Fritz.

Primeiro italiano a terminar uma temporada como número 1 do mundo, Sinner tem agora 44 vitórias e apenas quatro derrotas em torneios no piso duro, nos quais conquistou cinco de seus seis títulos em 2024, com destaque para o Australian Open, o US Open e os Masters 1000 de Miami e Cincinnati. Ele busca levantar a sétima taça no ano e a 17ª da carreira.

“Senti que em Miami eu estava batendo a bola muito bem, eu me senti ótimo naquela semana. Em Cincinnati é um pouco diferente, lá geralmente venta muito e fica muito difícil jogar, foi mais como uma semana mental. Aqui (em Xangai) também é uma semana mental, só tento ficar calmo. Não é todo dia que será igual. Estou ansioso para a final”, afirmou Sinner.

Machac deu trabalho para o número 1

O italiano levou um susto logo no começo da partida, foi quebrado no primeiro game e viu Macahc abrir 2/0. Só que a reação foi rápida e ele buscou o empate para fazer 2/2 e por pouco não marcou 4/2, perdendo dois break-points no sexto game. As chances desperdiçadas não fizeram falta porque Sinner conseguiu uma nova quebra no décimo e último game para fechar o set.

Na segunda parcial, o equilíbrio se manteve, com o tcheco mostrando um tênis sólido e ameaçando Sinner com dois break-points no nono game. O número 1 do mundo salvou ambos e mais uma vez elevou o nível na reta final, bateu o saque de Machac mais uma vez no 12º e último game, garantindo assim a vitória e a vaga na final.

A precisão de Sinner fez a diferença na partida, uma vez que ele teve apenas cinco bolas vencedoras a mais do que o rival (28 a 23), mas cometeu apenas sete erros não forçados contra 23 de Machac. O saque também ajudou bastante o líder do ranking, que terminou o jogo com 70% de aproveitamento, enquanto o tcheco teve 59%.

Subscribe
Notificar
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
4 horas atrás

Esse é jogador de 2 semestres e não de 1 apenas.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 hora atrás
Responder para  Paulo Sérgio

O de um seria o que possui o dobro de SLAM ( 4 x 2 ) e de MASTERS 1000 ( 5 x 2 ) , com apenas 21 anos ????. Kkkkkkkkkkkkkk. Abs!

Helena Abreu
Helena Abreu
8 minutos atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sinner tem 23 anos. E o Alcaraz tem 21, são 2 anos de diferença. Sinner já está no circuito há mais tempo. Esse ano está excelente, Alcaraz está oscilando bem mais. Se dizem que Alcaraz só foi número 1 pq o Djokovic não podia competir. Quando se recordarem como número 1 do Sinner será fatalmente associado ao Doping e como até o momento foi beneficiado por não ser suspenso com tratamento diferenciado relação aos que foram flagrados no Doping e tudo sem ninguém ficar sabendo. Ainda com uma explicação que não convence ninguém
Até pq ele foi flagrado em 2 exames com diferença de10 dias.
Foi contaminado pelo spray do dedo do fisioterapeuta e 10 dias depois ainda estava contaminado ?
Em.cima da hora desistiu das Olimpíadas?? Por que será heim? Ficou bem claro porque não foi para as Olimpíadas. Se testasse positivo não ia dar para esconder mais da imprensa.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
4 horas atrás

A consistência do italiano fez a diferença! Ele é um reloginho! Em termos de velocidade de bola, Machac se compara à Sinner e Carlitos tranquilo. E ainda é bem completo! Grande jogador

Flávio
Flávio
3 horas atrás
Responder para  Fernando Venezian

Este Mahac joga muito bem, se tiver consistência física, em 2025, poderá dar muito trabalho.

Jonas
Jonas
3 horas atrás

Merecido, foi muito mais consistente que Alcaraz.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 hora atrás
Responder para  Jonas

Exato. Alcaraz somente é consistente contra TOP 5 . Jogou 8 partidas este ano e venceu 7 . Sendo as TRÊS pra cima de SINNER. Abs!

Devanor
Devanor
3 horas atrás

El pecador já está na final, agora é só esperar o dloko, por que amanhã a peia vai ser feia kkkkk

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
2 horas atrás

isso aí, Sinner, não dê bola aos críticos… vc é uma pessoa acima de qualquer suspeita, ao contrário de um certo espanhol e um certo iugoslavo…

Paulo H
Paulo H
2 horas atrás

Sinner entra com vantagem na decisão de amanhã. Djoko sentiu dor no quadril esquerdo e quase perde o segundo set para o Fritz, que não levou por incompetência mesmo (cometeu dupla falta no tie-break!). Mesmo assim, o Sinner tem tudo para ser número um por duas ou três temporadas seguidas.

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro
1 hora atrás

Esse italiano é espetacular!!! E muito consistente, e será o grande favorito amanhã e claro, no finals…

trackback

[…] de Xangai será o italiano Jannik Sinner, que mais cedo teve trabalho com o tcheco Tomas Machac, mas também avançou em sets diretos. Será o oitavo duelo entre eles, com vantagem de 4 a 3 para o sérvio, que perdeu três dos […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.