Budapeste (Hungria) Uma das revelações da temporada, a russa Diana Shnaider está perto de conseguir o feito de conquistar títulos nas três superfícies em uma mesma temporada. Principal favorita no WTA 250 de Budapeste, a tenista de apenas 20 anos vem fazendo valer sua condição e já está na final. A vaga veio neste sábado ao bater a alemã Eva Lys por duplo 6/3, em 1h25 de jogo.
Campeã neste ano em Bad Homburg (grama) e Hua Hin (sintético), a russa agora está a uma vitória de se tornar a mais jovem a triunfar em todas as três superfícies em uma mesma temporada desde que a dinamarquesa Caroline Wozniacki conseguiu o feito em 2009, aos 19 anos. Shnaider terá pela frente na decisão a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich.
Bem mais experiente que a jovem russa, Sasnovich tentará erguer sua primeira taça de WTA depois de perder as quatro finais que disputou até então. A bielorrussa de 30 anos se garantiu na decisão ao derrotar a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova em uma semi bem mais complicada, precisando de três sets para fechar o jogo com 6/3, 3/6 e 7/5, em 2h46 de batalha.
Sasnovich mostrou força na reta final da partida, buscando um placar bastante adverso no terceiro set. “Fiquei tão chateada quando o estava perdendo por 5/2. Comecei a arriscar mais, e acho que passei a jogar mais relaxada. Tentei aproveitar o jogo”, comentou a bielorrussa, que perdeu para Shnaider na única vez que se cruzam, este ano no quali de Doha
A jovem russa está em rápida ascensão e começou este ano classificada em 60º lugar, mas se encontra à beira de estrear no top 20 após ganhar seus dois primeiros títulos de simples da WTA em 2024 e fazer agora mais uma final. Shnaider está subindo da 28ª colocação para a 23ª com a campanha em Budapeste e seguirá assim mesmo com o título.