Melbourne (Austrália) – Canhoto de 19 anos que perdeu duas vezes para João Fonseca na caminhada do carioca ao título do Next Gen, o norte-americano Learner Tien causou outra gigante surpresa na chave masculina do Australian Open. Apenas 121º do ranking, ele eliminou o três vezes finalista Daniil Medvedev, atual quinto do ranking, com parciais de 6/3, 7/6 (7-4), 6/7 (6-8), 1/6 e 7/6 (10-7 no supertiebreak), após 4h49, num jogo em que aconteceu de tudo.
Jogador de 1,80m e natural da Califórnia, Tien disputa apenas seu quarto torneio de Grand Slam. Nos três últimos anos, ganhou convite para competir no US Open, mas foi batido na primeira rodada todas as vezes. Neste Australian Open, precisou encarar o qualificatório e enfim ganhou seu primeiro jogo de Slam contra o argentino Camillo Carabelli, em jogo de cinco duros sets.
Com as duas rodadas que avançou em Melbourne, Tien irá superar Fonseca no ranking por apenas quatro pontos. Provisoriamente, o norte-americano chega ao 98º posto. No sábado, fará duelo de canhotos contra o habilidoso francês Corentin Moutet, que tem o saque por baixo como uma de suas marcas. Moutet surpreendeu o local Alexei Popyrin na estreia e em seguida tirou o norte-americano Mitchell Krueger, por 4/6, 6/4, 7/6 (7-3) e 6/4.
Esta é a pior campanha de Medvedev no Australian Open desde 2018. No período, chegou nas finais de 2021, 2022 e do ano passado. A perda dos pontos já custará a perda de um posto para o também já eliminado Casper Ruud e ameaças um tanto distantes de Alex de Minaur, Novak Djokovic e Tommy Paul, todos classificados para a terceira rodada.
Tennis: Expert level 🥵
Learner Tien wins a gruelling 32-shot rally against Medvedev! ✨@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/fclSbUjFxB
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Tien investe no trabalho dos pontos
Sem golpes tão poderosos, Tien soube batalhar firme no fundo de quadra o tempo todo, balançando o russo para os dois lados e encaixando paralelas surpreendentes, principalmente pelo backhand. Medvedev, que já tinha ido ao quinto set na estreia diante de um mero top 500 do ranking, chegou a abrir 3/1 no primeirto set, mas aí perdeu cinco games consecutivos.
A história se repetiu no segundo set, quando ele esteve com 2/0 e 3/1, porém mostrando serviço frágil. Isso permitiu a Tien se recuperar imediatamente das duas quebras e obter uma terceira. Mas, com 4/3, viu o russo ser mais agressivo nas devoluções e cedeu o empate. Tien ainda sacou com 6/5, permitiu o tiebreak e então foi dominador.
Em noite muito irregular, Medvedev novamente quebrou antes, fazendo 4/3, mas outra vez não confirmou a vantagem. Ficou irritado e levou segunda advertência disciplinar, perdendo um ponto. Com a mesma disciplina tática, mesclando slices com batida de backhand, Tien foi a novo tiebreak, abriu 4-2 mas então cometeu dois erros e permitiu a virada para 5-4. Ainda teve um match-point, mas pouco pôde fazer.
Com toda sua bagagem, Medvedev cresceu. Ganhou com rapidez o quarto set e tentou manter uma postura mais proativa na quinta série. Mas perdeu o saque no quarto game. Reagiu imediatamente e continuou correndo atrás do placar. Com mais de quatro horas de esforço, quase todos os games eram apertados e se baseavam em longas trocas.
Para deixar tudo ainda mais emocionante, Tien perdeu o saque e permitiu que o quinto do mundo sacasse para a vitória, mas aí o norte-americano voltou a investir nas paralelas e recuperou a quebra num lance espetacular. O ‘tiebreakão’ foi intenso e viu o russo fazer 6-4. O jovem norte-americano teve coragem para buscar os pontos, além de muita perna, virou para 8-7 e concluiu com dois serviços. O duelo teve 371 pontos e Medvedev venceu mais, com 188 a 182.
Esse garoto é excelente
Considero o Fonseca com potencial um pouco maior
A diferença é que é americano
A pressão aqui é muito menor do que em cima do João. Isso é fato
O ambiente conspira quase que sempre
Que partidassa, tava torcendo pro Medvedev pros hipe não ir pra esse menino kkkkkkkkkkkkkk, eu achei incrível ele mate o dobro da força do que o Medvedev kkkkkkkkkkkkkk ele que ditou o jogo incrível, não sei qm bate mais forte ele ou o fonseca
Para os que nao entendem de tenis, este jogo e’ para fazer voce crer que o Big Jota vai bater todos estes caras num futuro proximo. Como ele mesmo falou que estava “super nervoso,” quem acompanha o Big J deste que ele bateu este jovem talento na final do USOpen junior e tambem no NextGen sabe do potencial dos dois. Logo no primeiro ponto ontem, vi que nossa estrela nao estava confortavel. O Italiano que j’a tinha perdido para ele antes da imprensa mundial fazer aquela pressao toda com o nosso Fonseca, veio com tudo e quase nao errou. O Californiano nao chegou nem perto da pressao que o utro talento chegou. Portanto os dois fazendo 5 sets na segunda partida des AO e’ absurdo. A diferenca e’ que o “Big L” (ele nao pediu para ser chamado assim como o nosso Big J em Camberra) ja’ vinha das experiancias de GS do USopen. Dois jovens talentos derrubando dois Russos. WOW. Obrigado aos “Deuses do Tenis” por estas (e outras) perolas. Impressionantes. E da-lhe de Californianos no AO. Perdi ate’ a conta.
Nossa, é um pouco difícil de entender oq vc escreveu, mas consegui
Vi este jogo hoje, realmente foi uma surpresa enorme sendo um bom jogo. O russo precisa voltar aos bons tempos.
Tien é um talento absurdo. Diferentemente do Fonseca, o jogo dele é baseado em muitas variações e tática. O que falta ao Fonseca sobra no Tien e vice-versa. O jogador Next Gen perfeito é uma mistura dos dois. Será muito interessante acompanhar esse “duelo” de evolução técnica e física entre os dois. Acho mais provável o Fonseca absorver a “finesse” e as variações do Tien do que este absorver a potência e agressividade do brasileiro, mas temos uma rivalidade em potencial a ser construída e que já tem história com a final do USOpen juvenil 2023 e as batalhas do Next Gen 2024, todas vencidas pelo Fonseca. Não é apenas o Fonseca que torna essa próxima geração empolgante. Tien, Mensik, Fils, Basavareddy e Michelsen já estão mostrando tênis para substituir a geração “nem-nem” de Medvedev, Tsitsipas, Ruud, Rublev etc.
Kkk, achei engraçado vc ter escrito “nem-nem” kk, oq significa? Rs
Super jogo, Medvedev lutou muito, jogadas espetaculares do russo no quinto set (um lutador).
É um prazer para quem gosta de tênis ver o Tien jogar, plasticamente é muito legal, cada nova jogada um feito, uma altura diferente, algumas vezes forte outras nem tanto.
Tem um estilo de jogo único, até porque o circuito vive da força e constância.
Medvedev vai ter que se reinventar. Acho inadmissível um tenista de quase 2m ter um saque tão mediano como o dele. Federer com 1,85 sacava infinitamente melhor.
Não tirando o mérito do Tien, mas o Medvedev me pareceu muito lento e seus golpes sem a costumeira potência. O jovem americano soube aproveitar e venceu um jogo que poderia ir para qualquer lado.
Esse americano é cascudo mesmo. Grande tenista. Grande futuro pela frente. Depois do nosso Fonseca, acho ele a principal revelação dos últimos anos. Tenista muito reçudo, osso duro de roer. Logo logo ele e o Fonseca estarão entre os melhores.