Paris (França) – Com o fim da carreira do espanhol Rafael Nadal, pouco a pouco vão surgindo algumas histórias sobre o dono de 22 títulos de Grand Slam. Uma delas foi contada pelo ex-tenista profissional francês Fabrice Santoro, que lembrou como o espanhol Albert Costa lhe apresentou Rafa.
“A primeira vez que ouvi falar de Rafael Nadal foi em Monte Carlo durante uma conversa com Albert Costa, que também foi campeão de Roland Garros (2002)”, começou Santoro, falando para o Bein Sports, onde trabalha como comentarista.
“Ele me disse: ‘Veja, aquele que está treinando (Rafa). Nós na Espanha apostamos muita coisa sobre ele, acreditamos que vencerá Roland-Garros uma ou duas vezes. Bom, passou perto, errou por apenas 12 vezes. Não estava muito longe da verdade”, ironizou o francês.
Seis anos mais velho, Santoro chegou a enfrentar Nadal uma vez antes de encerrar sua carreira no Australian Open de 2010. Um ano antes, ele cruzou o canhoto de Mallorca na primeira rodada no ATP 250 de Doha e foi arrasado, perdeu por 6/0 e 6/1.
Alguém esperava tanto de Federer e Djokovic no inicio?
Acompanhava tênis naquela época e lembro que de Federer sim, sempre se esperou coisas grandes, desde o juvenil – futuro número 1 do mundo, candidato a melhor da geração. Do Djoko se falava que era um provável vencedor de Slams na quadra dura. Mais ou menos mesma coisa de Nadal, que seria um grande tenista de saibro. Todos foram muito além do que se imaginava, claro.