Saborosa vingança

Foto: Argentina Open

Há um ano, João Fonseca jogou as quartas do Rio Open, com apoio maciço da torcida, venceu o primeiro set mas não sustentou o ritmo e levou a virada de Mariano Navone. Nesta sexta-feira, pôde saborear a vingança com requintes ainda mais especiais. Também saiu atrás do placar, salvou então dois match-points de forma madura e ousada, barrando o argentino dentro em Buenos Aires. Mais uma atuação para colocar o mundo do tênis boquiaberto e esperançoso.

O próprio carioca admite que não jogou seu melhor. Havia muita tensão em quadra, com piso muito pesado pela chuva persistente. O brasileiro forçou demais no primeiro set e se viu atrás por 1/5, porém cortou seus erros e por muito pouco não encostou. Bem menos afoito, Fonseca subiu de nível no segundo set, ainda que não se livrasse dos perigos. Navone apostou na solidez, sacou com 3/2 e com 4/3. Aí fez pouco com o serviço e sentiu o peso das devoluções do garoto brasileiro, que o quebrou três vezes seguidas para levar ao terceiro set e enlouquecer a torcida brasileira.

A chuva fina deixava a quadra muito lenta e interrompeu a partida por duas vezes. O argentino quebrou logo no game inicial e por pouco não fez 3/0. Na hora do aperto, João usou o serviço. No entanto, não achava um caminho para se recuperar e se sentia pressionado mesmo com o saque. Com 3/5, permitiu 15-40 e aí maravilhou o próprio público local com winners devastadores. Na hora de sacar para o jogo com 5/4, Navone parecia já ter muitas dúvidas. O primeiro serviço sumiu e a profundidade dos golpes do brasileiro era um incômodo constante. Fonseca fechou na terceira tentativa, outra vez mostrando como consegue segurar a cabeça diante da pressão.

A vitória em cima do 47º do ranking, mais um top 50 para sua lista, deixou uma coisa muito clara: mesmo no saibro, em que os argentinos são tão temidos, ele é muito mais jogador que Navone. Aliás, também foi claramente superior a Tomas Etcheverry na estreia e soube como se reposicionar no plano tático diante do ‘chato’ Federico Coria, dosando muito mais a força depois de um primeiro set fraco.

A primeira semifinal de nível ATP de sua curtíssima carreira já garante a Fonseca a defesa dos 100 pontos que conquistou de forma inesperada no Rio Open do ano passado. Isso quer dizer que ele será pelo menos o 82º do mundo nesta segunda-feira e corre pouco risco de sair do top 100 caso não se dê bem no Jockey Club. Conheceremos a provável caminhada neste sábado, quando sai o sorteio da chave, com a baixa certa de Holger Rune e dúvidas sobre Lorenzo Musetti.

Pena que Thiago Wild não tenha acompanhado Fonseca e garantido uma semifinal toda brasileira, o que seria espetacular. Mesmo sem jogar tão bem, levou o primeiro set ao tiebreak e uma bola boba custou a derrota na parcial para o experiente Laslo Djere. Aí o sérvio ficou confiante e a coisa complicou. Com 2/4 no segundo set, Wild teve 15-40 para reagir e não aproveitou, ainda que o ex-top 30 tenha tido seus méritos.

Djere me parece um adversário mais perigoso que o próprio Navone, ainda mais se considerarmos o possível desgaste físico e mental de Fonseca, que vai para seu terceiro jogo em dias consecutivos. Esse garoto no entanto mostra, dia após dia, que tudo é possível.

Subscribe
Notificar
guest
58 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mauricio
Mauricio
1 mês atrás

Excelente. O que vier já está ótimo.

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás
Responder para  Mauricio

O interessante é que se passar pelo Djere, já vai passar pelo o Wild e se tornar o N#1 brazuca!
VQV Fonseca!
E nóis aqui fonsequisados!!! kk…

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Mauricio

Verdade, se chegar ao top 50 este ano e beliscar 1 ATP esta ótimo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Onde assino , caro Flávio??? . Abs !

Walter Alberto
Walter Alberto
1 mês atrás

Hoje foi um daqueles dias de “ganhar jogando não tão bem”. Coisa de sorte, ou seja, a oportunidade encontrando o preparo para a ocasião. Acredito que foi a experiência mais significativa da carreira até agora, pela gestão da situação e superação.

Fabrício Freitas
Fabrício Freitas
1 mês atrás

Na Argentina , Contra Argentino e salvando Match Point quem gosta de emoção é um prato cheio. O que me espanta foi o Mental dele hoje ( clima de copa davis ) e soube encontrar caminhos e a chuva esfriou o argentino. Dalcim terá João armas pra enfrentar o alemão na final ? Kkk torcida é grande.

Horacio
Horacio
1 mês atrás
Responder para  Fabrício Freitas

Que alemão? Ainda tem outro argentino pela frente

André Borges
André Borges
1 mês atrás
Responder para  Horacio

Que argentino?

Horacio
Horacio
1 mês atrás
Responder para  André Borges

Um tal Fran Cerundolo que já ganhou 12 vezes de um top 10 e ontem derrotou ao#2

Arthur
Arthur
1 mês atrás
Responder para  Fabrício Freitas

Alemão foi pra casa kkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Aos 18 , ele transforma o rumo das partidas como um veterano. E realmente isso é o que mais impressiona no jogo do Fenômeno. Os Serviços inesperados e WINNERS em momento de grande pressão, já estão virando rotina . Por já ter defendido os incríveis 100 Pontos ( aos 17 ) no RIO OPEN 2024 , pode ser que aliviem um pouco a pressão amanhã. Mas estou com o Post , Djere é mais perigoso, e também senti JF bastante cansado ao final. Mas vamos combinar que é apenas um moleque… rsrs. Abs !

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Assino embaixo!!

João Silva
João Silva
1 mês atrás

Dalcim, acho que ele termina o ano como TOP 30.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás
Responder para  João Silva

JF chegar a TOP 5 neste ano de 2025.

José Alexandre
José Alexandre
1 mês atrás

Em condições normais seria mais uma vitória protocolar amanhã, mas do jeito que terminou o jogo me surpreenderia se for competitivo contra o sérvio.

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
1 mês atrás
Responder para  José Alexandre

Concordo plenamente!!!!

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  José Alexandre

Discordo, Djere é um ex top 30 e ganhou o Rio Open em 2019, ele não está ali por acaso. João é um garoto fora da curva, mas ainda tem 18 anos, tá criando casca, será um jogo muito duro ele estando cansado ou não.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Se mesmo jogando mal e descalibrado consegue vencer um argentino top 50, no saibro e na casa dele, está bom demais. É mesmo um garoto diferenciado e só melhora com a experiência que vem ganhando. Voa, João!

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás

Gelo, fisioterapia, sono revigorante, mindfuniss: e o Laslo Djere será derrotado pelo nosso JF.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Marco Aurelio

Mindfulness?

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Sim, mindfulness. Desculpe o erro ortográfico. O Joao Fonseca gosta de meditação., de meditar, como técnica de relaxamento.

Celio
Celio
1 mês atrás

Ele ja me pareceu cansado no jogo anterior (ponto de atenção), lento nas devoluções de saque e na movimentação na esquerda. Joga bem os pontos importantes, tem coragem de arriscar nestas situações, caracteristica fundamental para formar um grande jogador. No nivel de evolução que ele vem demonstrando, tem tudo para se tornar um top 5.

Augusto
Augusto
1 mês atrás
Responder para  Celio

Ele está jogando gripado.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Tênis não é apenas habilidade, se fosse Kyrgios e Monfils teriam ganho vários GS. O preparo físico e o aspecto mental são tão relevantes quanto, e a reação do Fonseca hj demonstrou isso. Tem q acreditar até o fim, e o cara acreditou.
Vejo no brazuca uma mescla dessas 3 coisas, o q o torna um jogador especial, como todos tem comentado.
A forma com q venceu o torna um candidato natural ao titulo, embora o favorito siga sendo o alemão…

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

E um brasileiro chega mais uma vez a uma semi no Atp argentino,o último foi ninguém menos do que o nosso Guga, será que o garoto tem estrela?

Bruno
Bruno
1 mês atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Bem lembrado!

Luciano
Luciano
1 mês atrás

Jogando com um baloeiro argentino, na Argentina com a quadra pesada pela chuva e não desistir nunca é p poucos. Muito diferente do wild que largou o jogo depois de perder o 1 set. Mentalidade de campeão!

Victório Benatti
Victório Benatti
1 mês atrás

Este nosso João Fonseca é um ponto fóra da curva no tênis.
O garoto é um fenômeno.
Com apenas 18 anos fazendo uma partida dessas?
Que é isso João?
Você fez hoje uma partida de tênis que é uma verdadeira obra-prima.
Agora pega o Djere e vira ele do avesso!

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás

Segue ganhando, mesmo não estando em seu melhor nível neste torneio. Isso é um bom indicativo. Detonou 3 argentinos seguidos: o 44º, o 115º e o 47º. O Djere, com 11 anos a mais, naturalmente é bem mais experiente. Mas seus atuais 112º da ATP já não assustam tanto assim. Espero que dê João, mesmo sabendo que seu físico está em formação diante desta maratona. Nessa idade, só o Alcaraz e o Nadal eram monstros. Mas como eles só 1 em cada 1000. E olhe lá!

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
Evandro
Evandro
1 mês atrás

Fonseca dificulta a concentração no trabalho e pode colocar o torcedor em maus lençóis, por causa das espiadinhas no jogo durante o expediente. Seria bom se o tênis no BR tivesse a projeção que tem na Argentina. Aí, todos largavam o trabalho para ver as partidas do Fonseca.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Sasha saiu cuspindo marimbondos com a Torcida . Venceu o primeiro Set e não levou fé no Hermano melhor ranqueado. Saibro absurdamente lento e barulho na hora de Servir… Alcaraz aos 19, enfrentou na FINAL o cabeça 2 Norrie e levou o ATP 250 de Buenos Aires 2023 . JF dificilmente não terá que vencer um quarto Argentino caso atinja a final …. Difícil. Abs !

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás

VERSÍCULOS

num dia como outro qualquer
quando o ganha-pão de um ventríloquo
não significar aos medíocres
apenas a ilusão de um louco

ou quando um simples versículo
segundo toda gente linda do mundo
transformar em poesia o Livro Sagrado
consagrando enfim a partícula

ou o nosso universo particular
no que concerne ao umbigo
ao cu e à cutícula, deixar de ser popstar
em nome do senso do ridículo

e ao se enamorar do eu lírico
sem se importar com a textura
nem contextualizar a cor, a flor, a pele
apelar tão somente à ternura

é preciso não ler no fascículo
sobre que a vida nunca é mesmo fácil
mas que o coração é um cubículo
de grandiosidade fascinante

há que enxergar sem binóculo
a película delgada da alma
para ver na ave a avícola, no vinho a vinícola
no sonho sonhado o homem
e neste, a natureza, a mulher

mas não vale na vida a certeza
como não basta ser só vivente
é preciso tirar os óculos da mente
e o alto grau de humildade
que deixa a pessoa arrogante

VALMIR DA SILVA BATISTA

balostrófico
balostrófico
1 mês atrás
Responder para  valmir da Silva batista

o meu elogio é ter tentado elogiar mas não ter conseguido

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás
Responder para  balostrófico

Pois é, a falta de discernimento, por ser tão descomunal, não teve competência para abstrair a pessoa de sua obra. Isto me faz lembrar de determinada sequência da bonita “Jeito Corpo”, que diz assim: “É só um jeito de corpo/Não precisa ninguém me acompanhar” – Caetano Veloso. Lembrei também da igualmente bela “Daniel na Cova dos Leões”, da qual cabe destacar a sequência que diz que: “E o teu medo de ter medo de ter medo/Não faz da minha força confusão” – Legião Urbana, do Renato Russo…

balostrófico
balostrófico
1 mês atrás
Responder para  valmir da Silva batista

você se sente mais Daniel ou leão?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás
Responder para  balostrófico

Eu sou eu …

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
1 mês atrás

Jogaço! Foi uma verdadeira guerra!
Grande Fonseca!

Edson Shigueru Sakai
Edson Shigueru Sakai
1 mês atrás

Hoje, o Joao ja estava bem desgastado, parece que pegou uma gripe, mas o Djere jogou muito bem contra o Wild, muitissimo regular, variacao de jogo e muita tecnica, com uma bola funda que pode incomodar, o Wild perdeu a paciencia com esta trocacao toda e se desesperou, o que e fatal no saibro.

Alberto Brasil
Alberto Brasil
1 mês atrás

Saldo positivo para Wild, que retorna de cirurgia, mas conseguiu engatar três partidas seguidas. O desafio agora é retornar ao bom nível de forma consistente e torcer para nao haver qualquer sequela das cirurgias. Em 2024 ele oscilou ótimas partidas com “mome tos Wild”, mas as contusoes poderiam ter sido em parte o gatilho para a frustracao. Vamos descobrir…

Thiago Monteiro foi dos brasileiros quem mais saiu perdenso essa semana, e quem mais vai depender de um bom reaultado no forte 500 do Rio.

Já JF segue fazendo história. Mas todas as cautelas com previsoes é pouco. Nem para o Rio, onde seu ranking ainda permite “azares” no sorteio.

Nao arrisco finalistas para B.A. Ambas as semis me parecem 50% / 50% para cada um.

Alberto Brasil
Alberto Brasil
1 mês atrás

E depois desse desempenho, a torcida “exige” de Fonseca que ele no mínimo chegue a final dos 3 GS restantes em 2025 e fique ali já “na cola” do Sinner.

Dentre as exigëncias da torcida, sonham ate mesmo que ele ganhe uma nas Olimpiadas de 2025…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
1 mês atrás

Grande vitória do JF. Na hora da onça beber água os grandes se agigantam!

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

As condições de jogo vão melhorar para o Fonseca. Segundo a previsão não chove mais em Buenos Aires até o final do torneio.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás

Resiliência técnica, entrou jogando bem atrás da linha de base, pois, o piso lento e pesado e o adversário iriam proporcionar muitas trocas.
O menino é excepcional e seu staff está trabalhando bem

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás

“Pelas regras antidoping, ele poderá retornar aos treinamentos a partir de 13 de abril de 2025”. Como assim, José Nilton? No período de sua suspensão, o tenista não pode sequer treinar?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Entendi. Muito obrigado…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

Obviamente que foi importante o João Fonseca chegar à semi de Buenos Aires, porque já defende os 100 pontos das quartas do Rio Open do ano passado. Porque entrará como convidado no Rio Open deste ano e o sorteio pode lhe reservar surpresas desagradáveis… como cair com o cabeça-de-chave número 1, por exemplo.
S i n n e r – – – – – Na matéria que noticia o acordo para suspensão dele, a maioria dos comentários – ao menos até o momento – acha que foi pouco.
Ora pitondas… acontece que são internautas que não tiveram acesso ao longo processo, muito menos às audiências.
P o r t a n t o, “tribunal da internet” é o nome “artístico” que deram aos palpiteiros.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Você também não teve acesso ao “longo processo” e está afirmando que ele é inocente.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Leia a reportagem na íntegra no TênisBrasil. A ITF e ITIA também eram rés, pois aceitaram o Tribunal Independente que declarou o jovem Italiano INOCENTE. A WADA recorreu mas deixando claro que não mexeria nas Conquistas e Premiações. SInner optou pelo acordo pra ficar livre para RG e WIMBLEDON. Porque o órgão máximo não esperou o CAS ????. Iga e Jannik , não tiraram proveito algum em performance. Ambos levaram penas leves para desespero dos fanáticos, que tinham os mesmos objetivos, tirar Jannik Sinner do Circuito. Tadinhos…rs. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sinner chegou forte ao circuito em 2022 e Djoko ganhou 4 slam no total (1 em 2022 e 3 em 2023). Além disso, ganhou dois atp finals com Sinner na disputa, inclusive bateu o italiano em sua própria casa em uma das finais.
Ele é tão inocente que aceitou uma pena leve de 3 meses ao invés de 1 ou 2 anos. Sinner terá que comer muito arroz e feijão para chegar perto de 24 majors e ter a grandeza de Djoko. Aliás, essa suspensão ficará como uma mancha na sua carreira.
Eu gostaria de saber sua opinião se esse fato ocorresse contra o sérvio. Vários haters falam do episódio da Copa Davis e não vejo sua defesa apaixonada, como no caso do italiano.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Eu afirmei que quem tem competência pra julgar não sou eu. Minha opinião se ele é culpado ou inocente, vale tanto quanto uma geladeira no Pólo Norte.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

Estranha esse derrota do Zverev hein, nem digo pelo adversário(q pra mim é de longe o argentino com mais potencial dessa safra e, se tornaria um tenista muitíssimo mais perigoso se conseguisse evoluir o seu saque) mas pela circunstância do jogo(1 set e uma quebra a frente pra engatar uma ré da forma q engatou)..

Algum amigo aqui assistiu esse jogo? Algum indicativo de lesão do Sasha?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
1 mês atrás

Em Doha, onde a zebra decidiu fazer graça contra Aryna, mesma seara em que Iga, numa visão realista, com base em dez partidas contra a adversária que a eliminou na mesma Doha, venceria sete ou oito, seria, enfim, habitat para uma décima sexta do ranking, por exemplo, e não para uma trigésima sétima e muito menos para uma quadragésima primeira, a qual foi campeã do mil de Doha neste sábado, 15/02/2025. Mas ambas, Jelena Ostapenko e Amanda Anisimova, estão de parabéns por seus feitos no Catar…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Menos de 48 horas depois da WADA reiterar o pedido de 1 a 2 anos de suspensão que faria no julgamento de abril, ela simplesmente chega a um “acordo” com o réu de apenas 3 meses e “curiosamente” num período sem Slams.
É, senhores, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

E não, o velho GOAT Djokovic não seria o mais beneficiado: quem teria caminho livre para voltar ao número 1 seria o Alcaraz, já que disputa muito mais torneios.

Seguimos.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Imagine o goat no lugar de Sinner.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Apedrejado em praça pública, no mínimo.

levI sIlvA
levI sIlvA
1 mês atrás

Pra quem acredita que, “a verdade está lá fora”, como diria Fox Mulder na série que todos bem conhecem…
Eu quero crer que tudo não passou de coincidência, mas…
Desde o ano passado que o julgamento seria só em Abril e, enfim…agora passado o AO e ganho pelo interessado, há um acordo de 3 meses de gancho onde Sinner é quem define dessa forma.
Não deixa de soar como algo combinado lá atrás, pra ficar barato tudo isso que era pra ser muito, a WADA exigia, mas não foi bem assim, certo?
Ou seja, Sinner e Swiatek não sofreram nada, se comparado aos seus pares…!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  levI sIlvA

Jannick Sinner é o único caso de doping assumido que ganhou tudo, enquanto as autoridades não decidiam o que fazer.
Depois de decido, ele continuou no mesmo status.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.