O Australian Open 2026 definiu as quatro primeiras partidas de oitavas de final da chave masculina e a promessa é se ter jogos de grande qualidade no domingo.
O número 1 Carlos Alcaraz passou com firmeza, mas com muita correria, pelo canhoto Corentin Moutet e terá agora pela frente o sólido jogo de base de Tommy Paul. “Nunca corri tanto atrás de curtinhas, chegou um momento em que parecia uma competição de drop shots… e ele venceu”, afirmou o espanhol, que confirmou o irmão Álvaro como segundo treinador de sua nova equipe. Paul teve pouquíssimo trabalho contra o limitado Alejandro Davidovich – sentiu fisgada na coxa e abandonou – e tem retrospecto negativo de 2-5 contra Alcaraz, mas os quatro jogos sobre piso duro foram equilibrados.
Alexander Zverev outra vez começou mais lento antes de dominar o canhoto Cameron Norrie. Enfrentará no domingo o argentino Francisco Cerúndolo, que está jogando muito em Melbourne e novamente passou por Andrey Rublev exibindo saque e forehand como pontos altos. E vale lembrar que Cerúndolo leva 3 a 2 no histórico contra o alemão, embora todas as vitórias tenham sido sobre o saibro e as derrotas, no piso duro. Ele vai contar, é claro, com a ruidosa torcida argentina.
Na edição em que o jejum australiano de títulos masculinos chega a 50 anos, Alex de Minaur é mais do que nunca a esperança. Fez sua melhor partida da primeira semana contra Frances Tiafoe, numa batalha de pesados golpes da base, porém reencontrará o perigosíssimo Alexander Bublik, para quem perdeu os dois confrontos de 2025. Muito concentrado, o cazaque tirou o máximo do primeiro saque e dos toques sutis num jogo de três sets equilibrados contra Tomas Etcheverry. Vai certamente fazer o possível para não dar ritmo ao australiano, que chegou à segunda semana em nove de seus últimos dez Slam.
Talvez o grande jogo de domingo, no entanto, seja entre Daniil Medvedev e Learner Tien. Três vezes finalista, o russo esteve nas cordas contra o húngaro Fabian Marozsan, evitando uma quebra que seria desastrosa no final do terceiro set e aí então partiu para uma espetacular virada, a quinta de sua carreira após perder os dois sets iniciais. “Não gosto de enfrentar o Tien e ele não gosta de jogar contra mim. Perdi duas vezes para ele, mas saquei para a vitória em ambos. Vão ser longos e brutais ralis”, antecipou Medvedev. O garoto norte-americano superou Nuno Borges com direito a lance sensacional.
Trabalho duro para Sabalenka e Gauff
Aryna Sabalenka reconheceu ter feito uma partida emocionalmente instável e isso explica os dois tiebreaks que teve de encarar contra Anastasia Potapova, sem falar nos set-points evitados na segunda parcial. A bicampeã se deu crédito pelo espírito de luta, mas sabe que precisa ser mais consistente para não levar sustos frente à jovem Victoria Mboko nas oitavas de final. A canadense, que era top 300 um ano atrás, repete a compatriota Eugénie Bouchard no torneio de 2015.
Em duelo de amigas de infância, Coco Gauff obteve boa vitória em cima de Hailey Baptiste e se aproxima do esperado confronto diante de Mirra Andreeva. Mas não será tão simples assim, já que as duas encaram tenistas cheias de recursos no domingo: Gauff pega Karolina Muchova, sobre quem tem 4 a 0, e a russa terá pela frente a experiência de Elina Svitoliina, três vezes quadrifinalista no torneio, incluindo o ano passado.
Pequena surpresa na queda de Jasmine Paolini para a ascendente Iva Jovic, que marcou sua primeira vitória sobre uma top 10. A italiana contou ter sofrido com problemas estomacais e assim demorou para reagir no segundo set. Jovic, de 18 anos e já de olho no top 20, enfrentará Yulia Putintseva. A cazaque que tirou Bia Haddad venceu Zeynep Sonmez em jogo duríssimo e reclamou do comportamento da torcida turca: “Tossiam ou gritavam entre os saques ou quando eu ia bater na bola, foi desrespeitoso”. Daí, se vingou com comemoração efusiva
Outra grande vitória dos gaúchos
A expectativa de que o retorno da parceria entre Rafael Matos e Orlando Luz seria uma boa ideia segue se confirmando. Os dois voltaram a derrubar fortes adversários, desta vez os cabeças 5 e campeões do Finals de 2024, os alemães Tim Puetz e Kevin Krawietz, em sets diretos. Podem reencontrar nas oitavas os mesmos Yuki Bhambri e Andre Goransson que venceram há poucos dias.
Luísa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski justificaram o amplo favoritismo, tiraram Emiliana Arango 🇨🇴 e Elsa Jacquemot sem sustos e agora pegam adversárias de respeito, as cabeças 9 Cristina Bucsa e Nicole Melichar. Não tem jeito, daqui para frente só pintarão pedreiras.
Pouco depois, Stefani e o salvadorenho Marcelo Arevalo estrearam muito bem como cabeças 2 nas mistas. Jogam agora contra Evan King e Asia Muhammad. Bem ganhável.
E mais
– Medvedev deu divertida entrevista a Mats Wilander. Primeiro, interrompeu a pergunta para comer uma barra de proteína, depois contou que viu o sueco pertinho da quadra no final do terceiro set e aí compreendeu que ele estava ali porque o jogo poderia acabar. Por fim, contou que viu no telão a vitória de Tien justamente quando ainda estava bem atrás do placar.
– Jim Courier colocou De Minaur no aperto, ao cobrar dele uma data de casamento com Katie Boulter. O australiano desconversou, mas mandou a mensagem no final.
– A rodada viu lance genial de Marozsan e mas também um tenebroso de Davidovich, digno de domingueiro.
– Alcaraz chegou a 100 partidas de Slam na carreira com 87 vitórias e igualou a marca de Bjorn Borg, ambos superiores a Nadal e McEnroe (86). Com a mesma centenária quantidade, Federer ganhou 80 e Djokovic, 79.
– As outras quatro partidas de oitavas serão definidas entre a noite de sexta e o sábado, com previsão de 37 graus e por isso a programação começará 20h30 (de Brasília).
– Pode dar Musetti-Fritz, Mensik-Djokovic, Shelton-Ruud e Sinner-Khachanov, mas há muita gente correndo por fora, como Tomas Machac, Valentin Vacherot e Marin Cilic.
– No feminino, a expectativa é de Iga Swiatek e Naomi Osaka confirmem duelo direto na quarta rodada. Elena Rybakina, Jessica Pegula e Amanda Anisimova são favoritas contra adversárias não cabeças de chave. A campeã Madison Keys pode ter trabalho se Karolina Pliskova tiver físico.











Patética a Putintseva
quem estava aqui na semifinal de roland garros 2023 e viu o carlos morrendo de caimbra sem tentar mecanismo nenhum pra cima do oponente, sabe quem de fato é o melhor do mundo :)
Corrigindo
Os 32 cabeças de chave foi instituído em WB 2001, mas desde lá é a 1° vez que isso acontece, todos os 16 jogadores do masculino estão entre os 32 cabeças de chave, 12 entre os 16 e 4 entre os 32
Enormes vaias da multidão quando Elliot Spirrizi, número 85 do ranking mundial, vence o primeiro set por 64 contra o atual campeão Jannik Sinner.
Sinner foi eleito o jogador mais popular do ano pela ATP nos últimos dois anos, mas parece que todo mundo está torcendo para Elliot?
Bom dia Dalcin
Uma marca impressionante aconteceu hoje com a vitória de Ruud
Vai ser a 1° vez desde RG 2009 quando foi instituído os 32 cabeças de chave, que todos os tenistas nas oitavas estão entre os 32 cabeças de chave
Eu tinha lido isso em algum lugar, mas ainda aguardava algo oficial da ATP. É um fato de peso mesmo.
E o Stan the man ,hein?
E lembrar que tinha um aqui que o chamava de magistral ,(ironicamente)
Atenção, pessoal:
estou nesse momento embasbacado com a atuação de gala do Stan Wawrinka até aqui.
Parece até aquele Wawrinka dos bons tempos.
Neste exato momento, ele lidera o 2° set por 4 games a 2.
E apesar de ter perdido a 1° parcial, por muito pouco, no tie-break, a atuação dele foi quase impecável:
poucos erros, chega bem em todas as bolas, bate com equilíbrio e sem afobação, e o saque afiadíssimo – 95% de acerto com o 1° serviço!
Acho que se mantiver esse volume de jogo tão alto, deverá sair de quadra com a vitória.
Sério. Faz muito tempo mesmo que eu não via o Stan jogar tão bem!
Tomara que ele não perca esse gás.
Inacreditável. Jogando muito mal , Jannik perde o primeiro Set . No segundo ainda muito abaixo, consegue uma quebra e vence. No terceiro com 1 x 2, trava tudo . Câimbras até no braço. Temperatura de 35 graus e atendimento, não consegue caminhar e 1 x 3 . As quadras interrompidas devido ao Calor extremo. Teto fechado, jogo em Indoor. Daí até o final, 56 Winners , 51 Enfs , e a vitória improvável. Se não caiu hoje … Abs !
Que vergonha hein, porque que não fecharam o teto !? Condições desumanas na quadra e para o público .
Sinner se arrastando em quadra .
Já vi jogador burro, mas esse Spizziri é demais. Sinner mal fisicamente e o cara só joga a bola no meio da quadra e errando quase tudo.
Absurdo. Suspenderam o jogo para beneficiar Sinner. Coisa mais ridícula que vi no tênis. O americano riu com a palhaçada armada para beneficiar o número 2.
Sinner demora uma eternidade para sacar, toda hora vai para o boxe e o juiz não dar penalidades? Absurdo o privilégio do italiano.
Dalcim,
Essa limitação citada do Fokina seria técnica ou mental? Kkkkkkk
Porque golpes ele tem, agora essa cabecinha…. socorro
Ontem foi física, mas olha ele anda muito desequilibrado.
Então Dalcim. TênisBrasil deu Borg e Alcaraz empatados com 87 Vitórias em 100 partidas de SLAM , e o Post mandou acima, 88 a 87 para Sueco. Qual está valendo? . Abs !
O site seguiu os dados oficiais da ITF, pelo que acabei de verificar no material enviado pela entidade. Mas, como você pode ver, há controvérsia quanto ao total do Borg, algo que acontece também na questão de vitórias consecutivas do sueco, que a ATP não reconhece alguns jogos de Copa Davis feitos no período.
Fui checar agora os jogos do Borg e realmente são 87, porque ele teve um WO na segunda rodada da Austrália de 1973. Portanto, os dois estão realmente empatados com 87 vitórias nas primeiras 100 partidas.
Obrigado. São números impressionantes mesmo . Abs !
Learner freguês do Joao. O resto é história. Kkk
Trajetórias de vida e esporte completamente diferentes dos dois. Assim como o jogo dos dois é muito diferente. Comparar mamão com banana funciona melhor.
A “ruidosa torcida argentina”… e… falando em torcida ruidosa… saudades da t. brasileira… (cadê? ah sim, deve estar por Itajai).
ah sim…. a Putintseva é desagradável mesmo, como já falou a Sakkari na cara dela (no UsOpen/2025) “ninguém gosta de vc no circuito”… e essa “comemoração efusiva” ela já tinha ensaiado contra a torcida brasileira (na vitória contra a Bia, neste torneio)
Foi memorável a Sakkari mandar ela se ferrar, em alto e bom som. Ela de fato é muito antipática e mal educada. Mas sabe jogar com os recursos que possui.
Olá Dalcim
Obrigado pelos comentários sempre precisos
Como curiosidade, o Guga chegou a 100 jogos em GS? Quantas vitórias ele obteve?
Obrigado
Obrigado, Aurélio. Não, ele parou em 95, com 65 vitórias e portanto aproveitamento de 68,4%. Abraço!
A precocidade de Alcaraz é impressionante.
Existir Sinner faz com que ele precise se aprimorar, e considerando que ele tem um caminho longo de potencial crescimento, as perspectivas do que ele pode alcançar são infinitas.
O maior adversário dele será o físico e a motivação. O Big 3 teve altos e baixos no físico, especialmente Rafa, mas nunca faltou motivação a eles. Estavam sempre buscando se superar. Mas chega um ponto da carreira de um grande campeão que é insano continuar fazendo o mesmo esforço para ganhar quando a vida começa a cobrar a conta da intensidade.
Enquanto isso, vale a pena curtir ele em quadra. O garoto é genial.
Alcaraz voando e batendo recordes. O espanhol quer muito o Slam que tá faltando no seu currículo. Se o Bublik aparecer na sua frente o confronto tende a ser perigoso. Mas me parece que o Espanhol vai chegar forte na final.