Itajaí (SC) – Com atuação firme no fundo de quadra, o paranaense Thiago Wild avançou nesta sexta-feira para a semifinal do challenger de nível 75 que acontece sobre o saibro catarinense, ao derrotar em sets diretos o canhoto paulista Igor Marcondes, com parciais de 6/2 e 6/4.
Esta é a primeira semifinal de Wild desde que foi vice-campeão no challenger de Modena, na Itália, em junho. Seu adversário deste sábado será o argentino Alex Barreña, terceiro principal inscrito, que superou o peruano Gonzalo Bueno, por 6/4 e 6/3. A rodada começa às 10h30 e será mostrada ao vivo pela ESPN.
Outro brasileiro em quadra nesta sexta-feira foi o canhoto cearense Thiago Monteiro, que fez uma partida equilibrada contra o paraguaio e cabeça 2 Daniel Vallejo, mas caiu com o placar de 6/2, 4/6 e 6/3. Vallejo enfrentará o espanhol Nicolas Sanchez, que marcou 6/2 e 6/3 sobre o romeno Stefan Palosi.
“Hoje foi um pouco complicado. Fiz um primeiro set muito bom, mas no outro caí um pouco. Fui bem mentalmente para ficar no jogo e vencer”, analisou Wild. “Espero que amanhã a torcida venha para o meu lado. Hoje eles torceram para o Igor que mora aqui há muitos anos, treina no clube, a gente sabe como é. Mas amanhã espero contar com eles”, disse, que venceu Barreña no único duelo anterior, em 2023.
Com os 22 pontos que já garantiu em Itajaí, Wild se reaproxima da faixa dos 200 primeiros do ranking. Ele começou a semana como 217º classificado e chega ao 205º na classificação provisória. No entanto, uma nova lista será divulgada apenas dentro de oito dias após o Australian Open.
Monteiro por sua vez irá amargar queda de pelo menos 14 postos, deixando novamente a lista dos 200 primeiros e parando por enquanto em 210º. Já Marcondes recupera 40 postos no momento, indo par o 362º lugar.










Nunca vi uma torcida num jogo entre dois brasileiros estar totalmente a favor de apenas um, como foi hoje a torcida a favor do Igor Marcondes. Acho que a torcida pode ter seu favorito, mas não concordo como se comportaram em relação ao Wild. Nem parecia que ele era brasileiro. Mas acredito que é o preço que ele paga pela arrogância e indolência dele. De qualquer forma, a torcida terá que torcer pra ele amanhã, onde será nosso único representante na semifinal. Na torcida pra ele levar esse título
Bem feito pra ele, tá colhendo o que plantou.
Acho que também o Igor é mais raça mesmo sendo tecnicamente inferior ao Wild. Quanto ao Wild precisa voltar ao.nivel.top 100. Ele perdeu parte da torcida devido sua personalidade dúbia. A briga agora é pelo convite ao Qualy Rio Open que o Igor quase chegou lá caso ganhasse esse challenger.
Qualy? Wild deve ganhar o convite pra chave principal indiscutivelmente e nosso segundo melhor tenista doa a quem doer.
Cara, acho q teve menos relação com a índole do Wild e mais relação com o fato do Igor viver ha muitos anos aqui em Itajai e treinar no clube onde esta sendo disputado o torneio..
Ainda assim, tbm achei excessiva a predileção da torcida, hostilizaram beeem mais o Wild doq o Vallejo enfrentando o Monteiro..
Além do que vc citou o Igor Marcondes treina a muito tempo na adk, em Itajaí aonde acontece o evento, ou seja Marcondes estava literalmente em casa.
pois é … “cada um colhe o que semea” Buda
Um dia chega a conta de tanta coisa fora de lugar (uns pagam por cá mesmo… outros no além)
ninguém pode ser compulsoriamente obrigado a “ter que” torcer para um sujeito apenas em função de um critério leviano de “nacionalidade”. Sempre torcerei contra o Wild em qualquer circunstância porque, pra mim, caráter é algo infinitamente mais valioso do que “nacionalidade” e eu não tenho absolutamente nada em comum com essa pessoa, salvo (infelizmente) ter nascido num mesmo território geográfico, por puro acaso. Mas as escolhas que esse cidadão tomou no início da pandemia e o seu papel nefasto ao agir consciente e intencionalmente para propagar uma infecção potencialmente mortal, vindo contaminado de um país estrangeiro e desobedecendo a quarentena por puro egoísmo, jamais poderão ser relativizados, esquecidos ou perdoados por alguém que tenha vivido no Brasil daqueles tempos. Inclusive porque ele jamais se desculpou publicamente pelo que fez.
Mimimi. Chora mais alto!
O Wild nem vai mais dormir por causa da sua opinião
Em qualquer jogo de tenis, a torcida sempre torce pro que está atrás, para que a partida seja longa. Marcondes ficou sempre atrás do placar, além de ser alguem tentando recuperar ranking, o que da mais torcida.
Eu particularmente nao torceria para o Marcondes. Meu senso moral não permite torcida para tenistas que já tiveram problemas com doping, mas cada um é cada um.
Marcondes treina no clube e em Itajai.
A velha frase. Atira a primeira pedra quem nunca errou…. Parabens?. Vc foi uma marco histórico por ter quebrado esse feito…. Nunca errou na vida. Kkkk exclui esse comentario da tempo vai…
eu estava na quadra, os que que estavam sendo desrespeitosos mesmo, provocando o Wild, eram uns 2 ou 3, que foram contidos pela arbitragem que atuou bem depois do Wild reclamar.
Os que estavam talvez passando um pouco do limite da etiqueta do tênis, comemorando duplas faltas e erros mal forçados do Wild, uns 10%.
A absoluta maioria sim comemorava mais efusivamente nos pontos do Igor, mas sem ser desrespeitosa.
Essa minoria barulhenta talvez faça parecer que havia uma perseguição ao Wild, mas longe de ser um clima tão hostil pra ele, é que muita gente deve ter feito amizade com o Igor pelo tempo que mora aqui e as vezes são pessoas que não conhecem tanto a etiqueta de torcida no tênis..
O Wild teve torcida amplamente a favor contra o Gennaro Olivieiri e vai ter amanhã de novo contra o Barrena, não acredito que sequer a maioria que esteja lá conheça em detalhes as polêmicas do Wild, isso fica mais restrito ao X/Twitter.
Eu buscava e acho o mais correto com 2 brasileiros aplaudir somente winners, eu estava mais no torcida pelo Wild por acreditar que ele tem mais chances de avançar à final e levar o título.
Que bom relatar isso Ademir. Pela TV não era essa a impressão.
Mais uma vez a torcida brasileira foi mal-educada e muito desrespeitosa com um jogador de tênis que, no caso, era brasileiro. Para mim, é fruto da nefasta cultura futebolística.
Colheita…
Tomara que a torcida torca pro gringo, porque aí ele tem de dar de cara com a realidade.
mais uma boa vitória pode ser campeão
Pode msm. Chave aberta. Dá pra ser campeão!
Resultados esperados já, os melhores tenistas do torneio na semi. Marcondão não deu nem pro cheiro, que passeio.
Wild começando muito bem o ano
Eu tinha falado de véspera q o paraguaio era bem favorito e que se o Monteiro perdesse fazendo um jogo parelho ja seria positivo maaaas.. ficou difícil ficar positivo da forma como a derrota se desenrolou..
O Monteiro esteve looonge dos seus melhores dias com seu saque(q é um fundamento vital pro jogo dele andar) mas, depois de perder fácil o 1° set, o BR passou a pegar o tempo de devolução do 2° saque do Vallejo(justamente oq normalmente é o ponto mais fraco do BR) e o jogo deu uma boa emparelhada..
No 3° set, depois de, com muito sacrifício, devolver a quebra atras e empatar o jogo em 4×4 veio o show de horrores: o paraguaio fez 2 games seguidos e fechou o jogo em 6×4 sem precisar realizar 1 fucking winner nesses 2 games.. o Monteirao simplesmente foi mandando uma bola atras da outra pro mato.. muito difícil nao ficar muiiito frustrado vendo isso..
Importante lembrar que o Vallejo abriu 2×0 no 3o set com um erro de smash absolutamente bisonho do Monteiro.
Parece que 2026 não promete muita coisa pra ele não…
Creio que essa vitória do Wild (e o fato de ser o único brasileiro ainda vivo na competição) justificaria um WC para a chave principal do Rio Open
Qnt ao confronto nacional: Wild fez mais um jogo mediano: aproveitamento ok com o saque, alguns momentos de instabilidade mas em geral conseguindo controlar seus games de saque com seu forehand e pressionado o 2° saque dos rivais..oq, nesse nivel de enfrentamento, é o suficiente pra ele ganhar sem sustos..
Marcondes ao meu ver claramente sentiu o jogo no primeiro set, com um aproveitamento com o serviço bem inferior ao seu habitual e erros nao forçados demais.. no 2° set jogou mais próximo de seu padrão e conseguiu fazer um set parelho, tendo inclusive tido uma boa chance de abrir 5×2.. Wild teve um momento de instabilidade após perdeu um ponto ganho no 2×3, 40-40, perdeu a chance de quebra, perdeu o serviço em seguida sacando muiiito mal e viu o rival abrir 30-0 com o saque.. uma ratiada dessa contra um tenista mais gabaritado ou mesmo contra um argentino mais matreiro(do tipo q ele enfrentará nas semi finais) fatalmente teria custado o 2° set..
Na torcida nas semis pelo BR restante, o Barrena apesar de melhor rankeado no momento, me parece um jogador +/- do mesmo calibre dos argentinos pelo Wild batidos nas rodadas iniciais, penso q se ele conseguir fazer mais um jogo ok sem viajadas muiiito longas, será o suficiente para chegar na final.
Tava na torcida pelo Marcondes, para que ele consiga subir bem no ranking, para conseguir entrar no quali de Roland Garros.
Mas boa vitória do Wild aos poucos voltando a vencer e jogar bem, que consiga copar esse Challenger, e quem sabe um WC para o Rio Open.
Quem não é fanatico e conhece tenis, sabe que o momento do Monteiro ja foi. É daí pra baixo, não retorna ao top100…
O Wild, pelo contrário é relativamente jovem e tem mais bola. Teve problemas físicos que abalaram a confiança bo ano passado, mas tem condições de figurar ao menos no top50.
Tem bola de cristal? Invejoso
Monteiro continua evoluindo. Rumo à aposentadoria. Será que fará a despedida no Rio Open?
Sai para lá, invejoso
Brazilian Storm
Poxa, Wild. Hoje q era pra vc não vencer, vc apronta essa. Vou torcer amanhã, mas eu já te conheço. Vou ficar quieto.
Espero que a organização do rio open não cometa um grande erro de queimar um WC pra brasileiro na chave principal a não ser pro wild
É sério?
Sério pq? Vai dar o convite pro João reis? Vcs misturam vida pessoal com profissional. O wild e disparado o segundo melhor tenista brasileiro