Pequim (China) – Principal cabeça de chave da competição, a número 2 do mundo Aryna Sabalenka começou firme sua participação no WTA 1000 de Pequim e já está nas oitavas de final. Sem muito trabalho na estreia, a bielorrussa despachou neste sábado a tailandesa Mananchaya Sawangkaew, apenas 187ª do ranking, com o placar de 6/4 e 6/1 em 1h16 de partida.
Vinda dos títulos em Cincinnati e no US Open, Sabalenka marcou sua 13ª vitória consecutiva no circuito, naquela que é sua melhor sequência desde o início de 2023, quando faturou seguidamente o WTA 500 de Adelaide e o Australian Open.
Sem a presença de Iga Swiatek, atual campeã do torneio em Pequim, Sabalenka tem a chance de diminuir drasticamente a vantagem da atual líder do ranking nesta semana. Hoje, a diferença da polonesa para a rival é de 2.196 pontos, mas ela pode cair para menos de 300 pontos em caso de título da bielorrussa na capital chinesa.
De olho no número 1, Sabalenka já tem adversária definida nas oitavas de final da competição. Será a norte-americana Ashlyn Krueger, 68ª do ranking, que bateu a neozelandesa Lulu Sun, 40ª colocada na WTA e 29ª principal inscrita no torneio, por 6/1 e 7/6 (7-4). Jogadora de 20 anos e campeã em Osaka no ano passado, Krueger nunca enfrentou Sabalenka na carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar de não correr grandes riscos na partida, a bielorrussa teve alguns momentos de oscilação na primeira metade do jogo, chegando a permitir uma quebra de Sawangkaew quando vencia a tailandesa por 4/2. Apesar disso, Aryna não se abateu e foi para cima da adversária, conquistando nova e decisiva quebra no décimo game para vencer a parcial. No segundo, set, ela deslanchou, mesmo tendo de salvar três break-points contra.
“No primeiro set, eu estava lutando um pouco com o ritmo. No segundo, parece que tudo começou a funcionar muito melhor. Acho que é por isso que foi mais suave e de melhor qualidade”, analisou a vencedora.
Keys vence com tranquilidade e desafia Bia
No mesmo setor de Sabalenka na chave estão Madison Keys e Beatriz Haddad Maia, possíveis adversárias da número 2 do mundo nas quartas de final. Também neste sábado, a norte-americana garantiu vaga para enfrentar a brasileira após atropelar a espanhola Sara Sorribes, que vinha de uma batalha de 4h15 na estreia, com parciais de 6/2 e 6/1 em 1h22 de jogo.
Semifinalista do torneio em 2016 e cabeça 18 na atual edição, Keys já enfrentou Bia duas vezes no circuito, com uma vitória para cada lado. A brasileira levou a melhor em sets diretos na estreia do WTA Elite Trophy em 2023, enquanto a americana se sobressaiu em três sets no saibro de Roma na atual temporada.
Bia confirma favoritismo na estreia em Pequim e vence 5ª seguida
Sem Iga, sem Ribakina e considerando o quanto a Gauff é oscilante, Sabalenka só perde se quiser esse torneio.
Sei não… Talvez ela esteja sobrecarregada com a sequência de jogos.
Vamos que da para ganhar Bia
Bia está bem talvez final com sabalenka, vamos lá bia
Na torcida