Riad (Arábia Saudita) – Tentando defender o posto de número 1 do mundo no WTA Finals, algo que não conseguiu fazer na temporada passada, a bielorrussa Aryna Sabalenka deu seu primeiro passo para terminar a temporada no topo do ranking. Neste sábado, ela estreou em Riad batendo mais uma vez a chinesa Qinwen Zheng, agora com o placar final de 6/3 e 6/4, em 1h26 de partida.
Foi a quarta vez que elas se enfrentaram na temporada e a quinta no total, em todas Sabalenka saiu com a vitória. Ela bateu Zheng duas vezes nas quartas do US Open (2023 e 2024), na final do Australian Open deste ano e na decisão do WTA 1000 Wuhan, única vez que Zheng conseguiu tirar um set da bielorrussa.
Para garantir a permanência como número 1 sem depender de outros resultados, Sabalenka precisa vencer os três jogos na fase de grupos ou chegar à final da competição. Com o triunfo deste sábado, ela fica cada vez mais próxima do feito pelo qual prometeu lutar na competição que reúne as oito melhores da temporada. Cada vitória na fase de grupos vale 200 pontos.
Sabalenka foi a primeira ameaçada no set inicial, precisando salvar um break-point já no terceiro game. Ela não demorou muito para responder e teve duas chances de quebra no sexto, convertendo a segunda. Firme nos seus dois games de serviço seguintes, a líder da WTA cedeu apenas dois pontos neles e garantiu assim o placar de 1 a 0.
O equilíbrio permaneceu na segunda parcial, que foi dominada pelas sacadoras até a reta final. O primeiro break-point disputado aconteceu apenas no nono game, quando Zheng enfrentou 15-40 com o saque. A chinesa até se salvou no primeiro, mas não resistiu ao segundo. Sabalenka então serviu para fechar o jogo e no segundo match-point que teve concluiu a vitória em sets diretos.
Se o título não ficar com essa mulher, será uma grande tragédia no tênis rsrs.
Se depender do meu apoio, pode entregar o troféu. Arriba, Aryna!
ganhou “a lógica” … Existe uma deferência entre as duas refletida no ranking: 4.500 pontos de distancia (9016 – 4540)