Riad (Arábia Saudita) – As oito melhores jogadoras da temporada disputam o WTA Finals, a partir deste sábado na Arábia Saudita. E assim como aconteceu no ano passado, no México, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek vão decidir também quem termina a temporada como número 1 do mundo.
Sabalenka vai jogar na abertura da competição ao meio-dia (de Brasília). A atual líder do ranking enfrenta a chinesa Qinwen Zheng, sétima colocada. A bielorrussa venceu os quatro duelos anteriores entre elas, incluindo a final do Australian Open em janeiro e a recente decisão do WTA 1000 de Wuhan, há três semanas.
Logo na sequência, será a vez do confronto entre as números 4 e 5 do mundo, a italiana Jasmine Paolini e a cazaque Elena Rybakina. Elas já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Este ano, Rybakina venceu na campanha para o título de Stuttgart, enquanto a italiana deu o troco semanas depois em Roland Garros. Os dois jogos de sábado valem pelo Grupo Roxo do Finals.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já as primeiras partidas do Grupo Laranja acontecem no domingo, com destaque para a estreia da atual campeã e número 2 do mundo Iga Swiatek. A polonesa entra em quadra ao meio-dia para enfrentar a tcheca Barbora Krejcikova, que é a 13ª do ranking, mas tinha a preferência pela oitava vaga por causa do título de Wimbledon. Será o quinto encontro entre elas, após duas vitórias para cada lado, sendo que Krejcikova venceu as duas últimas.
Na sequência, acontece o duelo entre as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, números 3 e 6 do mundo. O histórico é favorável a Pegula, que lidera por 4 a 1 e também venceu o duelo mais recente e o único da atual temporada, na semifinal de Berlim. Ano passado, elas se enfrentam na semi do WTA Finals, também com vitória de Pegula.
Formato e disputa pelo número 1
Durante a primeira fase do Finals, as oito jogadoras são divididas em dois grupos e as duas melhores de cada chave avançam às semifinais, que serão na sexta-feira que vem, dia 8 de novembro. A final acontece no sábado, dia 9. Cada vitória na fase de grupos vale 200 pontos no ranking, enquanto vitória na semi rende mais 400 pontos e a campeã soma mais 500. Com isso, se uma tenista conquistar o título de forma invicta, como fez Swiatek no ano passado, receberá 1.500 pontos.
Para garantir a permanência como número 1 sem depender de outros resultados, Sabalenka precisa vencer os três jogos na fase de grupos ou chegar à final da competição, mesmo que vença dois ou até mesmo apenas um jogo na primeira fase. Swiatek precisa do título, preferencialmente invicta, e torcer para Sabalenka não chegar à final e também não ter 100% de aproveitamento no grupo. Se a polonesa perder um jogo na primeira fase, bastarão duas vitórias para a bielorrussa confirmar a liderança.
Confira a programação do primeiro dia do WTA Finals neste sábado
Quadra Central – 9h30
[3]Su-Wei Hsieh (TPE)/Elise Mertens (BEL) vs. [6]Nicole Melichar (EUA)/Ellen Perez (AUS)
Não antes de 12h
[1]Aryna Sabalenka vs. [7]Qinwen Zheng (CHN)
[4]Jasmine Paolini (ITA) vs. [5]Elena Rybakina (CAZ)
[1]Lyudmyla Kichenok (UCR)/Jelena Ostapenko (LET) vs. [8]Katerina Siniakova (TCH)/Taylor Townsend (EUA)
Confira a programação de domingo no WTA Finals
Quadra Central – 9h30
[2]Gabriela Dabrowski (CAN)/Erin Routliffe (NZL) vs. [7]Hao-Ching Chan (TPE)/Veronika Kudermetova
Não antes de 12h
[2]Iga Swiatek (POL) vs. [8]Barbora Krejcikova (TCH)
[3]Coco Gauff (EUA) vs. [6]Jessica Pegula (EUA)
Sara Errani (ITA)/Jasmine Paolini (ITA) vs. [5]Caroline Dolehide (EUA)/Desirae Krawczyk (EUA)
Na foto acima estão as guerreiras com cara de anjo.
nessa foto, a pesar de muito baixinha (1,63), a de maior elegância e classe é a Paolini