Londres (Inglaterra) – Já com a temporada da ATP encerrada, a entidade aproveitou o período sem competições para recapitular feitos de 2025, destacando os jovens que conquistaram neste ano seus primeiros títulos em nível ATP, entre eles o carioca João Fonseca.
Ao todo, foram nove jogadores que gravaram seus nomes na lista de vencedores de ATP pela primeira vez. Fonseca foi um dos primeiros, ao levantar a taça do ATP 250 de Buenos Aires, quando ainda tinha 18 anos.
Ele teve uma campanha deslumbrante no saibro argentino, incluindo uma partida contra o tenista da casa Mariano Navone nas quartas de final, onde salvou dois match points, para se tornar o campeão sul-americano mais jovem da era ATP (desde 1990).
“Semana inacreditável, até na Argentina tem alguns brasileiros torcendo por mim. É simplesmente incrível. Todo brasileiro, todo mundo no Brasil quer esse apoio do seu próprio país. Para mim, este momento que estou vivendo é simplesmente inacreditável”, disse Fonseca após a conquista.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O carioca só não foi o primeiro campeão inédito porque na primeira semana do ano o francês Alexandre Muller triunfou em Hong Kong. Ele se tornou apenas o terceiro jogador na Era Aberta a conquistar um título de nível ATP tendo perdido o primeiro set em todas as partidas que disputou.
Completam a lista os tchecos Tomas Machac (Acapulco) e Jakub Mensik (Miami), os norte-americano Jenson Brooksby (Houston) e Learner Tien (Metz), o italiano Flavio Cobolli, (Bucareste), o canadense Gabriel Diallo, (‘s-Hertogenbosch) e o monegasco Valentin Vacherot (Xangai).












