Perth (Austrália) – No duelo de equipes que haviam vencido seus primeiros confrontos na United Cup, abrindo o dia em Perth, o Cazaquistão conseguiu se impor contra a Grécia e levou a melhor nas três partidas e se classificou para as quartas de final na liderança do Grupo C.
O grego Stefanos Tsitsipas abriu a série nesta segunda-feira com derrota surpreendente para Alexander Shevchenko, que depois de perder para o espanhol Pablo Carreño em seu primeiro jogo no torneio, deu a volta por cima e bateu o número 11 do mundo em sets diretos, com 6/4 e 7/6 (7-0).
“Acho que ele não estava no seu melhor hoje, mas ainda assim joguei muito bem e encontrei os momentos para vencer a partida. Definitivamente entrará para meu registro como uma das minhas melhores vitórias”, destacou Shevchenko após a partida.
“Eu estava arriscando com meu backhand na linha e funcionou muito bem. Sonhava em jogar este evento, é inacreditável estar aqui jogando nesta quadra”, acrescentou o cazaque, que deu o primeiro passo para o triunfo de sua equipe.
Na sequência, Elena Rybakina conseguiu prevalecer no bom duelo com Maria Sakkari. Três dos quatro encontros anteriores entre elas foram decididos no terceiro sets, mas a cazaque desta vez resolveu a parada em dois, gastando 1h23 para triunfar com parciais de 6/4 e 6/3.
Rybakina chegou a vencer seis games consecutivos na partida e com seu resultado garantiu não apenas a vitória sobre os gregos, mas também a classificação para as quartas. Zhibek Kulambayeva e Aleksandr Nedovyesov entraram na sequência, nas duplas mistas, para completar a varrida.
Os cazaque saíram atrás, chegaram a estar perdendo o match-tiebreak por 1-4 e terminaram com a vitória de virada, superando Despina Papamichail e Petros Tsitsipas por 2/6, 6/3 e 10-6. Isso complicou a chance de classificação grega como o melhor segundo colocado.