ATP aumenta premiações e número de challengers para 2026

Foto: Divulgação/ATP

Londres (Inglaterra) – A ATP anunciou nesta sexta-feira um expressivo aumento na premiação total e no número de torneios do circuito Challenger a partir da temporada de 2026. Segundo comunicado oficial, o circuito distribuirá um recorde de US$ 32,4 milhões em prêmios, o que representa um acréscimo de US$ 5 milhões em relação a 2025. Desde a implementação do plano estratégico OneVision, em 2022, a premiação total do circuito cresceu 167%, o maior aumento já registrado na história do nível Challenger.

As melhorias previstas para 2026 incluem a ampliação do calendário de 216 para 265 torneios, com a inclusão de 50 novos eventos da categoria Challenger 50. De acordo com a entidade, essa expansão dará aos jogadores “mais oportunidades de competir e evoluir”, fortalecendo ainda mais a transição entre o circuito de base e o ATP Tour.

A ATP também destacou o impacto positivo das recentes iniciativas voltadas à visibilidade e sustentabilidade do circuito. Em 2025, a ampliação da distribuição de direitos de mídia, incluindo uma parceria histórica com o Tennis Channel, fez com que os torneios passassem a ser transmitidos em 20 países, atingindo um público recorde de 33,8 milhões de espectadores. A entidade ressaltou ainda o sucesso da criação dos torneios Challenger 175 e da formação de uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de novas fontes de receita para o circuito.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, celebrou os resultados e reforçou o compromisso de continuar expandindo o alcance do tênis profissional. “A premiação do circuito Challenger quase triplicou desde 2022. Esse é exatamente o objetivo do OneVision: criar uma base sólida para o investimento no nosso esporte e oferecer maior segurança financeira a um número maior de jogadores. Ainda há espaço para crescer, e estamos trabalhando para abrir novas oportunidades e consolidar esse progresso”, afirmou.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gusmão
Gusmão
18 dias atrás

Eles ouviram o que venho falando.
Mas esperamos que tenham mais torneios ATP também.

Força para aplicação de mais Torneios.

Realista
Realista
18 dias atrás
Responder para  Gusmão

Claro, voce foi ouvido(lido).

Gusmão
Gusmão
18 dias atrás
Responder para  Realista

Ou você não que eles acompanham o Tênis Brasil, como referência.

Gustavo
Gustavo
18 dias atrás
Responder para  Gusmão

Gusmão MITO

Gusmão
Gusmão
17 dias atrás
Responder para  Gusmão

É pouco.

Mas no Brasil, da metade da temporada para cá, houve uma boa melhora.
A CBT é outros dirigentes agiram.
Até o momento são:
Torneios realizados e agendados de julho até final da temporada, por enquanto.
11 ITF
03 Challenger

A ITF/ATP tem que olhar com mais atenção para o Brasil e liberar mais torneio ATP 250 em São Paulo, Rio de Janeiro, uns 15 Challenger, e uns 35 ITF para as Temporadas.
E não esquecer de um Master 1000.

Força Brasil.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.