Nova York (EUA) – Dono de seu segundo vice-campeonato no US Open com as duplas mistas polêmicas da semana anterior, o norueguês Casper Ruud começou muito bem sua campanha no US Open deste ano. Diante do austríaco Sebastian Ofner, que volta de contusão, o cabeça 12 foi muito superior, gastou apenas 62 minutos para fazer 6/1 e 6/2 e depois encontrou mais trabalho e completou a estreia com placar de 7/6 (7-5).
Foi a terceira vitória de Ruud sobre Ofner, mas a primeira fora do saibro, e assim ele agora soma 49 triunfos em nível Grand Slam. O finalista de 2022 tem sua última chance de boa campanha em Slam, depois de derrotas na segunda rodada do Australian Open e de Roland Garros, tendo ficado ausente de Wimbledon.
Seu adversário de quarta-feira será o belga Raphael Collignon, mas seu setor na chave é exigente. Poderá cruzar comm o tcheco Jiri Lehecka na terceira rodada e com o espanhol Carlos Alcaraz nas oitavas.
Russos em frente
Em bom momento desde o retorno à quadra dura, Karen Khachanov encarou estreia trabalhosa nesta segunda-feira. Perdeu o primeiro set para o convidado local Nishesh Basavareddy e teve também terceira série parelha, antes de completar o placar de 6/7 (5-7), 6/3, 7/5 e 6/1, em partida de 3h09.
Semifinalista do torneio em 2022, Khachanov não passou da estreia no ano passado mas marcou o jogo mais longo da história do US Open, ao cair diante de Daniel Evans após 5h35. Ele enfrentará agora o polonês Kamil Majchrzak, que superou o boliviano Hugo Dellien, por 6/1, 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4.
Bem mais tranquila foi a estreia de Andrey Rublev, ao marcar triplo 6/4 sobre o croata Dino Prizmic, 124º do ranking. O russo tem 10 presenças em quartas de final de Slam, quatro deles em Flushing Meadows, sem superar essa barreira até hoje. Esta foi sua 25ª vitória em Nova York, o que transforma o US Open no Slam de maior sucesso na sua carreira.
Na tentativa de retornar ao top 10 com boa campanha, Rublev jogará contra o local Tristan Boyer, que superou em sets diretos o australiano James Duckworth, por 6/3, 7/5 e 6/4. Rublev não corre mais o risco de cruzar com o francês e cabeça 22 Ugo Humbert, eliminado no começo da rodada pelo australiano Adam Walton, mas está na rota de Alexander Zverev em eventual quarta rodada.