Tarbes (França) – A russa Mariia Makarova e o norte-americano Michael Antonius conquistaram no último domingo os títulos do tradicional torneio juvenil Les Petits As, evento da categoria 14 anos e que teve sua 42ª edição disputada nas quadras duras e cobertas da cidade francesa de Tarbes.
Sétima cabeça de chave, Makarova venceu na final a compatriota Kseniia Ruchkina por 6/4 e 6/3. Este é o sexto título de simples para a russa a no circuito da Tennis Europe em sua categoria. Nas duplas, Makarova e Ruchkina jogaram juntas e venceram na final as tchecas Jana Kovackova e Katerina Zajickova por 6/2, 3/6 e 10-5.
“Estou muito feliz por ter vencido esse torneio, além de também ter sido campeã de duplas. Não perdi nenhum set em simples. É incrível. Estou muito feliz”, disse a russa após as conquistas.
𝙈𝙖𝙧𝙞𝙞𝙖 𝙈𝙖𝙠𝙖𝙧𝙤𝙫𝙖 got the best out of her doubles partner 𝙆𝙨𝙚𝙣𝙞𝙞𝙖 𝙍𝙪𝙘𝙝𝙠𝙞𝙣𝙖 in the final 💪 #LesPetitsAs#Tennis #Tenniseuropejuniortour #TEJT pic.twitter.com/Xh2XuPM5jH
— Les Petits As – Le Mondial Lacoste (@LesPetitsAs) January 28, 2024
No masculino, Michael Antonius era o segundo cabeça de chave do torneio e superou o espanhol Izan Banares na final por 4/6, 6/2 e 6/0. Este é seu segundo título em quatro finais no circuito.
“Estou muito feliz pela vitória. Eu perdi o primeiro set, estava jogando um tênis Ok. Mas ainda não estava jogando meu melhor tênis. Acho que consegui subir o nível no segundo e no terceiro set. Estou honrado por esse título. Foi uma ótima experiência e aproveitei muito”.
Michael Antonius 🇺🇸couldn’t expect a better result for his 2nd #LesPetitsAs 👏#Tennis #tenniseuropejuniortour #TEJT pic.twitter.com/qYibNs9Ahl
— Les Petits As – Le Mondial Lacoste (@LesPetitsAs) January 28, 2024
Outros dois norte-americanos garantiram o título de duplas, Izyan Ahmad e Teodor Davidov, que venceram os franceses Quentin Dodin e Thomas Grevoul por 2/6, 6/1 e 10-6. Davidov chamou atenção durante a semana. Ele é um tenista ambidestro e que joga com dois forehands.
Ambidextrous Teodor Davidov epic point! 🔥#LesPetitsAs #Tennis #tenniseuropejuniortour #TEJT pic.twitter.com/N48zohKBJD
— Les Petits As – Le Mondial Lacoste (@LesPetitsAs) January 26, 2024
Brasil teve duas boas campanhas
O tênis brasileiro teve participação de destaque nesta edição do Les Petits As, com a paulista de 13 anos Nauhany Silva chegando às semifinais de simples e duplas. Na disputa individual, foi superada por Ruchkina. Já o carioca Bernardo Carvalho foi até as quartas em simples, caindo apenas diante do campeão Antonius.
O evento tem a tradição de revelar grandes nomes do tênis e tem em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, Martina Hingis, Juan Carlos Ferrero, Kim Clijsters, Dinara Safina, Richard Gasquet, Bianca Andreescu e Jelena Ostapenko. Entre as campeãs mais recentes estão a russa Maria Timofeeva, a ucraniana Marta Kostyuk e as irmãs tchecas Linda e Brenda Fruhvirtova. Nomes de destaque dos circuitos atuais como Iga Swiatek, Carlos Alcaraz e Holger Rune também já jogaram o torneio. Ano passado, os campeões foram o britânico Mark Ceban e a russa Anna Pushkareva.
Leia mais:
E a talentosíssima Nauhany fez bonito com um tênis arrojado e vistoso! Causou muito boa impressão, principalmente por estar jogando em quadra dura e coberta, onde as europeias aprendem a jogar e treinam desde sempre, o que já é uma vantagem insuperável.