Barcelona (Espanha) – Depois de abandonar a estreia em Monte Carlo, alegando intoxicação, o dinamarquês Holger Rune chegou confiante para a disputa do ATP 500 de Barcelona e largou bem no torneio. Nesta segunda-feira, ele abriu campanha no saibro catatão e derrotou o tenista da casa Albert Ramos em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4.
A partida marcou a despedida do veterano espanhol de 37 anos em Barcelona, embora ele ainda não tenha anunciado quando e onde pretende se aposentar. Algoz de Ramos, o dinamarquês cabeça de chave número 6 terá agora pela frente o vencedor do duelo entre o argentino Sebastian Baez e o lucky-loser bósnio Damir Dzumhur.
No mesmo quadrante de Rune, o sérvio Hamad Medjedovic manteve o embalo após furar o quali e derrotou o poderoso saque do francês Giovanni Perricard em dois apertados sets, com parciais de 7/5 e 7/6 (8-6). Na segunda rodada, ele tem tudo para cruzar com o atual campeão Casper Ruud, segundo favorito, que estreia contra o quali colombiano Daniel Galan.
Outro favorito que abriu campanha nesta segunda foi o russo Andrey Rublev, que não teve grande dificuldade para despachar o holandês Jesper de Jong, gastando apenas 64 minutos para confirmar a vitória com o placar final de 6/1 e 6/3. O cabeça de chave 4 espera pelo vencedor da partida entre o espanhol Alejandro Davidovich Fokina e o veterano suíço Stan Wawrinka.
Dois norte-americanos entraram em quadra pela primeira rodada no saibro catalão, Sebastian Korda venceu o italiano Matteo Arnaldi de virada, com o placar final de 3/6, 6/3 e 6/2, enquanto Brandon Nakashima foi derrotado pelo tenista da casa Pedro Martinez em mais uma partida de três sets, definida com parciais de 7/5, 5/7 e 6/4.
Na próxima fase, Korda deve encarar o grego Stefanos Tsitsipas, terceiro mais bem cotado ao título, que tem uma estreia complicada contra o grandalhão norte-americano Reilly Opelka. Por sua vez Martinez aguarda o vencedor do confronto entre o compatriota Pablo Carreño, convidado da organização, e o francês Arthur Fils, cabeça de chave número 7.