Rublev vê mudança no desenvolvimento dos jogos com alteração nas bolas

Foto: Open Occitanie

Roterdã (Holanda) – Desde o fim da pandemia, as bolas de tênis têm sido muito criticadas por terem passado a durar menos, ficando um pouco mais pesadas com mais rapidez no decorrer das partidas. Enquanto muitos tenistas reclamam disso, o russo Andrey Rublev segue no caminho oposto e não vê problema na mudança.

“Há muitos ralis por causa das bolas maiores, o que se tornou bastante incomum nos últimos dois anos, porque na maioria dos torneios havia poucos ralis. Agora parece que voltando a ser como era seis ou sete anos atrás, você pode defender fundo e mudar de direção”, analisou Rublev após a estreia no ATP 500 de Roterdã em entrevista ao Ubitennis.

“Eu me sinto confortável assim. Você cria mais jogo, tenta pensar no que fazer, como abrir a quadra para ter uma solução mais fácil para atacar”, acrescentou o russo após bater o chinês Zhizhen Zhang na estreia, enfrentará o húngaro Fabian Marozsan, responsável pela eliminação do alemão Jan-Lennard Struff ao marcar parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-3).

A vitória sobre Zhang foi a primeira de apenas a terceira no ano de Rublev, que após perder na estreia em Hong Kong e no Australian Open, fez semi em Montpellier na semana passada. Ele garante que colocar a cabeça no lugar foi crucial para ajudá-lo a obter melhores resultados.

“Ainda estou longe do meu nível de setembro. Hoje acho que joguei muito bem”, analisou o cabeça de chave número 4 em Roterdã, que tem sofrido com a irregularidade nos últimos tempos e tenta aos poucos voltar para o eixo e recuperar os bons resultados.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Falou o óbvio: a ATP tem trabalhado ativamente para deixar o jogo cada vez mais lento, com bolas maiores, superfícies cada vez mais lentas, isso sem contar os privilégios das grandes estrelas, que podem até escolher o horário em que querem jogar. Some-se a isso o desenvolvimento físico dos atletas (cada vez mais atléticos e resistentes) e temos isso daí que vemos em quadra, trocas intermináveis de bolas fundas no meio da quadra. Qual o sentido de arriscar? Buscar o ângulo para dar ângulo ao seu adversário para atacar? Buscar a rede para tomar uma passada?

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

E veja, para tenistas com o perfil do Rublev, essa mudança foi ótima.
Para mim, o mais interessante seria termos uma maior diversidade de pisos e bolas no circuito. Seria alimentarmos novamente a existência de “especialistas” (pra quem acompanha tênis de 2010 pra frente, nem sabe o que isso significa), com diferentes estilos de jogo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

Exato. Que criatividade o Sr Rublev demonstra numa quadra de Tênis ? . Se puder ficar plantado dando porrada, tá tudo ótimo. Aproveitaram pra mexer legal pós Pandemia, e agora o Russo diz que com essas bolinhas grandonas , que se desfazem rápido, ele cria mais. O cara estacionou legal …Abs !

Heitor
Heitor
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

É a evolução do esporte. Natural. Tem que ir tentando adaptar e equilibrar as mudanças. O tenis antigo era saque e voleio, acabava o ponto em 5 bolas. Por mais que john mcenroe e bjorn borg sejam lendas do esporte, assistir ao jogo dos caras não era tão entusiasmante quanto ver um rally do Rublev e João Fonseca.

E lembre-se, o Russo é décimo do mundo, já foi quinto. Não estacionou nem um pouco.

Última edição 1 mês atrás by Heitor
Gilvan
Gilvan
1 mês atrás
Responder para  Heitor

Evolução natural não. Mudança imposta.
Evolução natural passa pela transformação do jogo dentro de quadra, com novas estratégias e estilos. Quando você intencionalmente modifica o jogo, como aconteceu no basquete, que instituiu regras para privilegiar os arremessos de 3, não estamos falando de uma evolução natural, mas sim de uma mudança imposta de fora para dentro, geralmente por interesses financeiros.

Alan diaz
Alan diaz
1 mês atrás

Rublev está em decadência

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.