Rio de Janeiro (RJ) – Mais um nome de peso se junta ao estrelado line-up na 11ª edição do Rio Open. O italiano Lorenzo Musetti, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e número 19 do mundo, está confirmado no ATP 500 carioca e é o terceiro top 20 garantido no torneio, disputado entre os dias 15 e 23 de fevereiro, e que também conta com o alemão Alexander Zverev e o dinamarquês Holger Rune.
Será a segunda aparição de Musetti no Rio Open, que também disputou a edição de 2023. “Estou muito animado em voltar ao Rio de Janeiro. Joguei no Rio Open pela primeira vez alguns anos atrás e foi incrível, pude conhecer um pouco da cidade e finalmente ir ao Brasil. Estou muito contente em poder voltar e espero contar com o apoio da torcida, seja em quadra, de casa ou nas redes sociais. Vejo vocês em 2025″, disse o italiano.
Com apenas 22 anos, Musetti se tornou um dos principais nomes do circuito da ATP com o seu estilo de jogo eclético. Ex-número 1 do mundo no juvenil, o italiano teve uma rápida ascensão no ranking e entrou no top 200 já no segundo ano como profissional. Em 2022, Musetti conquistou os títulos do ATP 250 de Napoli e o ATP 500 de Hamburgo e, no ano seguinte, atingiu o seu melhor ranking da carreira, o de 15º.
Atual número 18 do mundo, o tenista vem em grande fase. Musetti foi finalista no ATP 250 de Umag e no ATP 500 de Queen’s, além de semifinalista em Wimbledon. A mais recente conquista, porém, foi nos Jogos Olímpicos de Paris, onde levou a medalha de bronze para a Itália ao derrotar nomes como Gael Monfils, Taylor Fritz, Alexander Zverev e Felix Auger-Aliassime no caminho.
“Com o Musetti confirmado acredito que teremos um dos line-ups mais fortes da história do Rio Open. Ele já teve a experiência de jogar no Rio uma vez e com os ótimos resultados recentes ele tem tudo para voltar como um dos favoritos para levar o título em fevereiro,” disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.
Musetti se junta ao estrelado line-up do Rio Open 2025, que também conta com Rune e Zverev entre os confirmados. Os tenistas fazem parte da vistosa galeria de grandes nomes do tênis internacional na história do Rio Open, assim como Carlos Alcaraz, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, Casper Ruud, Arthur Fils, Cameron Norrie, John Isner, Marin Cilic, Fabio Fognini, Gael Monfils, Matteo Berrettini, Felix Auger-Aliassime e outros.
Top hein, bela trinca Zverev + Rune + Musseti.. sei do apelo popular extratosferico do Alcaraz mas, penso q pra quem aprecia bons jogos e disputa, é muito mais negócio trazer uma penca de nomes mais partidos assim doq uma mega estrela solitária..
Parabens aos organizadores do Rio Open! Um trio de respeito em 2025
Ia ser tão bom ver o torneio sendo jogo no mesmo local que foi o Rio 2016,. Tem que usar aquela estrutura.
Não é um “grande nome” muito menos um jogador top. Aliás, é um participante do qual se esperaria que se inscrevesse espontaneamente num ATP 500 sem precisar da contrapartida de um gordo cache em dólares (com o agravante de nesse torneio carioca o tal do cache ser financiado – ainda que indiretamente e por vias de tortuosas [sic] “leis de incentivo” – com dinheiro público do contribuinte brasileiro).